Processo de Escolarização dos Estudantes com Transtorno do Espectro Autista

Contribuições da Família durante a pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v25i45.6409

Palavras-chave:

Autismo, Inclusão Educacional, Relação Escola, Família

Resumo

Este estudo buscou analisar o processo de escolarização dos estudantes com Transtorno do Espectro Autista e as contribuições de suas famílias durante a pandemia do Covid-19. Esta pesquisa utilizou entrevistas semiestruturadas com seis familiares de três estudantes com Transtorno do Espectro Autista, de uma Escola Estadual de Muriaé/Minas Gerais, Brasil, como instrumento de produção de dados. Os dados foram analisados por meio da Análise de Conteúdo. A pesquisa apontou alguns desafios, tais como: dispersavam com facilidade às aulas e demandavam uma maior aproximação com o profissional do Atendimento Educacional Especializado em colaboração com os demais profissionais. Outros entraves foram as estratégias adotadas pelo Regime Especial Não Presencial de Ensino, que embora tenham sido consideradas referências para o país, não mostraram-se eficientes. Além disso, a pesquisa indicou a prevalência da participação materna na escolarização desses estudantes e o quanto, em um cenário de pandemia, a família constituiu-se ainda mais essencial.

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Biografia do Autor

Cíntia Helisa Freitas Cruz Soares, UFV

Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais.Possui especialização em MBA em Negócios e Empreendimentos pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2008); graduação em Secretariado Executivo pela Universidade Federal de Viçosa (2006). Atualmente é assistente técnico da educação básica - Secretaria de Estado de Educação de MG.

Soraya Dayanna Guimarães Santos, UFAL

Doutora em Educação PPGE/UFAL (2016). Mestre em Educação Brasileira PPGE/UFAL (2011). Graduada em Educação Física pela UFAL (2008). Especialista em Educação Física na Educação Básica pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (2009). É Membro-pesquisadora do Núcleo de Estudos em Educação e Diversidades (NEEDI/UFAL). Docente do Departamento de Educação Física e do PPGE da Universidade Federal de Viçosa.

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Publicado

29/04/2022

Como Citar

FREITAS CRUZ SOARES, C. H., & Santos, S. D. G. . (2022). Processo de Escolarização dos Estudantes com Transtorno do Espectro Autista: Contribuições da Família durante a pandemia. Educação Em Foco, 25(45), 52–72. https://doi.org/10.36704/eef.v25i45.6409