Diálogos entre dois programas de mentoria de pares em tempos de ensino remoto

desafios e possibilidades para cursos das ciências da saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v25i45.6412

Palavras-chave:

Ensino superior, Educação virtual, Grupo de pares

Resumo

Objetivamos analisar percepções de estudantes da área da saúde sobre programas virtuais de mentoria entre pares (PVMP) implementados em duas universidades públicas brasileiras na pandemia de COVID-19. Os PVMP foram implementados em um curso de enfermagem no centro-oeste e um curso de medicina no sudeste. Respostas a questionários online ao final das edições dos programas foram submetidas à análise temática. A mentoria possibilitou aos estudantes de ambos os programas sentirem-se conectados à universidade, acolhidos, confiantes, além de propiciar autoconhecimento, crescimento pessoal e acadêmico e redimensionar dificuldades do ensino remoto. Apesar de diferenças significativas nas metodologias e limites de cada PVMP, expressões de gratidão e pedidos de continuidade pelos estudantes foram consensuais. Conclui-se que ambos programas foram estratégias significativas para favorecer adaptação e aprendizagem nos cursos da saúde no ensino remoto, principalmente por possibilitarem a reconstrução e manutenção dos vínculos, fundamentais na experiência universitária em tempos comuns ou pandêmicos.

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Biografia do Autor

Roberta Vasconcelos Leite, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Psicóloga, mestre e doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Professora Adjunta da Faculdade de Medicina da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e coordena o Núcleo de Apoio Psicopedagógico desta faculdade. É editora da Revista Memorandum: memória e história em psicologia. Atualmente realiza pesquisas sobre educação médica e saúde mental.

Mariana André Honorato Franzoi, Universidade de Brasília

Enfermeira, Mestre e Doutora em Enfermagem pela Universidade de Brasília (UnB). Especialista nas áreas de atenção psicossocial e pediatria. É Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem da UnB e Coordenadora do Programa de Mentoria Estudantil em Enfermagem. Realiza pesquisas sobre Educação com enfoque no desenvolvimento de estratégias de acolhimento, apoio e integração voltadas a estudantes universitários, a exemplo da mentoria.

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Publicado

29/04/2022

Como Citar

Leite, R. V., & Franzoi, M. A. H. (2022). Diálogos entre dois programas de mentoria de pares em tempos de ensino remoto: desafios e possibilidades para cursos das ciências da saúde. Educação Em Foco, 25(45), 110–129. https://doi.org/10.36704/eef.v25i45.6412