200 anos de educação para os povos do campo no Brasil:

entre conquistas e desafios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v25i46.6484

Palavras-chave:

Brasil, educação do campo, políticas públicas

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a historicidade da educação destinada aos povos do campo no Brasil, nos últimos 200 anos (1822-2022). Para isso, investigamos o contexto rural brasileiro, como a escola fora pensada para povos campesinos, o surgimento da Educação do Campo, as discrepâncias entre Educação Rural e Educação do Campo e as políticas públicas educacionais destinadas a esses sujeitos. Assim, problematizamos as contradições históricas entre campesinato e agronegócio no cenário nacional ao longo destes 200 anos de Brasil Independente, a emergência dos movimentos sociais e as conquistas das políticas públicas, bem como os desafios ainda enfrentados em meio ao cenário atual. Desse modo, o estudo, além de problematizar a educação dos povos do campo, destacou a importância das legislações conquistadas.

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Biografia do Autor

Jamile de Souza Soares, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Vitória da Conquista. Membro do Grupo de Estudos Movimentos Sociais, Diversidade e Educação do Campo e Cidade (GEPEMDECC/CNPq).

Arlete Ramos dos Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerias (UFMG). Pós-doutora em Educação e Movimentos Sociais pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Professora Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Coordenadora do Grupo de Estudos Movimentos Sociais, Diversidade e Educação do Campo e Cidade (GEPEMDECC/CNPq). Coordenadora da Rede Latino-america de Educação do Campo e Cidade & Movimentos Sociais – Rede PECC-MS.

Claudio Pinto Nunes, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) tendo realizado Estágio Doutoral na Universidade de Coimbra (UC). Pós-Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Educação e Pesquisa, pela Université Du Québec À Chicoutimi (UQAC). Professor Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e do Programa de Pós-Graduação em Educação. Líder do Grupo de Pesquisa Didática, Formação e Trabalho Docente (Difort/CNPq). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

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Publicado

30/08/2022

Como Citar

de Souza Soares, J., Ramos dos Santos, A., & Pinto Nunes, C. (2022). 200 anos de educação para os povos do campo no Brasil: : entre conquistas e desafios. Educação Em Foco, 25(46), 34–60. https://doi.org/10.36704/eef.v25i46.6484

Edição

Seção

Dossiê 200 Anos de Educação do Brasil