Exclusão na escola brasileira:
características históricas da escolarização em uma sociedade desigual (1930-1971)
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v25i46.6558Palavras-chave:
Democratização do ensino, Estatística educacional, História da EducaçãoResumo
Neste artigo, apresento uma análise sócio-histórica acerca de algumas características da exclusão escolar que se delineou no Brasil ao longo do século XX, em meio a um expressivo processo de ampliação do acesso da população à escola. A abordagem articula a análise histórica documental com aportes provenientes da teoria de Pierre Bourdieu, em torno das noções de capital cultural e de reprodução escolar, e com as proposições de Walter D. Mignolo que permitem focalizar as relações entre histórias locais e a colonialidade do poder. Concentro a atenção no período entre 1930 e 1971, pretendendo mostrar, pela análise das estatísticas e do debate sobre os números, que as opções políticas do modelo de expansão da escola brasileira, apoiadas na crença meritocrática, determinaram forte exclusão escolar, especialmente em relação à cor/raça e classe social.
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