Escolarização de Jovens e adultos:

uma análise das políticas educativas brasileiras diante da crise capitalista (2007-2015)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v26i48.6639

Palavras-chave:

Educação, Formação, Trabalhador

Resumo

Resumo

O artigo aborda as orientações políticas brasileiras para a escolarização de jovens e adultos no contexto da crise capitalista que se iniciou em 2007. Aborda os desdobramentos das políticas educativas nas propostas de escolarização de jovens e adultos., identificando suas relações com os interesses da burguesia em termos de formação para o trabalho. Na análise das perspectivas educacionais brasileiras intensificadas no período de crise capitalista, afirma que a concepção dominante presente na política educacional brasileira acentua a precarização nos processos de escolarização de jovens e adultos. Baseado em uma pesquisa documental, o artigo destaca que as orientações da política educativa intensificaram a precarização dos processos de escolarização de jovens e adultos da classe trabalhadora na sociedade brasileira no contexto da crise capitalista a partir de 2007, dificultando o acesso e a apropriação do conhecimento como um legado da humanidade.

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Biografia do Autor

Rubens Luiz Rodrigues, Universidade Federal de Juiz de Fora

Possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (1990), mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1997), doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2006) e pós-doutorado pela Universidade do Porto (Portugal - 2015). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: escola, educação, gestão, política e educação de jovens e adultos.

 

Link do lattes:  http://lattes.cnpq.br/2742561480615281

 

Link do orcid: https://orcid.org/0000-0002-3880-7956

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Publicado

29/04/2023

Como Citar

Rodrigues, R. L. (2023). Escolarização de Jovens e adultos: : uma análise das políticas educativas brasileiras diante da crise capitalista (2007-2015). Educação Em Foco, 26(48). https://doi.org/10.36704/eef.v26i48.6639