Aprendizagem cooperativa em tempos de Covid-19

uma experiência de ensino coordenado de epistemologia e metodologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v26i48.6854

Palavras-chave:

Ensino remoto, Geografia, Pandemia

Resumo

Neste artigo expomos o planejamento e a execução de um plano de ensino envolvendo turmas de calouros e veteranos de um curso de Licenciatura em Geografia. Durante quatro semestres consecutivos, promovemos um encontro entre alunos matriculados em disciplinas que abordam temas de teoria da ciência e projeto de pesquisa científica. O objetivo foi tirar proveito da excepcionalidade de um regime de ensino a distância e testar um modo de aprendizagem cooperativa: fazê-los conscientizarem-se da ciência como prática que envolve planejamento e comunicação. Concluímos que a experiência foi válida para uma educação sobre natureza da ciência; e que, apesar de certos percalços, plataformas tecnológicas viabilizam interações e aprendizagens satisfatórias – sejam em atividades síncronas ou assíncronas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dante Reis Junior, Universidade de Brasília

Licenciado em Geografia (UFPel, 2000), Mestre em Geografia (UNESP, 2003) e Doutor em Ciências (UNICAMP, 2007). Pesquisador nas áreas de História, Filosofia e Ensino da Ciência Geográfica. Professor Associado junto ao Departamento de Geografia da Universidade de Brasília, UnB (lotação desde 2008).

http://lattes.cnpq.br/9980267316711819

Referências

BAVOUX, J.-J. La géographie: objet, méthodes, débats. 2. ed. Paris: Armand Colin, 2009.

CLAVAL, P. História da geografia. Lisboa: Edições 70, 2006.

CLIFFORD, N.; FRENCH, S.; VALENTINE, G. Getting started in geographical research: how this book can help. In: CLIFFORD, N.; FRENCH, S.; VALENTINE, G. (Ed.). Key methods in geography. 2. ed. London: Sage, 2010a. p. 3-15.

CLIFFORD, N.; FRENCH, S.; VALENTINE, G. (Ed.). Key methods in geography. 2. ed. London: Sage, 2010b.

GOMEZ, B.; JONES III, J. P. (Ed). Research methods in geography: a critical introduction. Chichester: Wiley-Blackwell, 2010.

GRAHAM, E. Philosophies underlying human geography research In: FLOWERDEW, R.; MARTIN, D. (Ed.). Methods in human geography: a guide for students doing a research project. 2. ed. Harlow: Pearson, 2005. p. 8-33.

GRAVES, N.; MOORE, T. The nature of geographical knowledge. In: GRAVES, N. (Ed.). New movements in the study and teaching of geography. London: Temple Smith, 1972. p. 17-28.

GREGG, M.; LEINHARDT, G. Mapping out geography: an example of epistemology and education. Review of Educational Research, v. 64, n. 2, p. 311-361, 1994.

HEROD, A.; PARKER, K. C. Operational decisions. In: GOMEZ, B.; JONES III, J. P. (Ed.). Research methods in geography: a critical introduction. Chichester: Wiley-Blackwell, 2010. p. 60-76.

JOHNSON, D. W.; JOHNSON, R. T.; HOLUBEC, E. J. El aprendizaje cooperativo en el aula. Buenos Aires: Paidós, 1999.

JOLLIFFE, W. Cooperative learning in the classroom: putting it into practice. London: Paul Chapman, 2007.

JSSE. Journal of Social Science Education. Special issue: COVID-19 pandemic and social science education. Bielefeld, Germany: JSSE, 2020. v. 19.

LINN, M. C.; DAVIS, E. A.; EYLON, B.-S. The scaffolded knowledge integration framework for instruction. In: LINN, M. C.; DAVIS, E. A.; BELL, P. (Ed.). Internet environments for science education. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum, 2004. p. 47-72.

MATTHEWS, J. A.; HERBERT, D. T. Geografia: uma brevíssima introdução. São Paulo: UNESP, 2021.

PIRES, A. A Covid-19 e a educação superior no Brasil: usos diferenciados das tecnologias de comunicação virtual e o enfrentamento das desigualdades educacionais. Educación, Lima, v. 30, n. 58, p. 83-103, 2021. Disponível em: https://revistas.pucp.edu.pe/index.php/educacion/article/view/23572/22548. Acesso em: 12 fev. 2022.

TORRAU, S. Exploring teaching and learning about the Corona crisis in social studies webinars: a case study. Journal of Social Science Education, Bielefeld, v. 19, special issue, p. 15-29, 2020. DOI: https://doi.org/10.4119/jsse-3456. Disponível em: https://www.jsse.org/index.php/jsse/article/view/3456. Acesso em: 26 fev. 2022.

YOSEF, R.; TALKER, S.; SADEH, I. Effect of Covid-19 closures and distance-learning on biology research projects of high school students in Israel. Education Sciences, Basel, v. 11, n. 11, p. 1-9, nov. 2021. DOI: https://doi.org/10.3390/educsci11110716. Disponível em: https://www.mdpi.com/2227-7102/11/11/716/htm. Acesso em: 12 mar. 2022.

Downloads

Publicado

29/04/2023

Como Citar

Reis Junior, D. (2023). Aprendizagem cooperativa em tempos de Covid-19: uma experiência de ensino coordenado de epistemologia e metodologia. Educação Em Foco, 26(48). https://doi.org/10.36704/eef.v26i48.6854