Experiência e acessibilidade com pessoas com deficiência visual

Autores

  • Laura Pozzana UFRJ (NUCC/PPGP)
  • Eduardo Passos Instituto de Psicologia da Universidade Federal Fluminense - IPSI/UFF https://orcid.org/0000-0003-2942-9452

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v25i47.6883

Palavras-chave:

Acessibilidade, Clínica, Corpo, Experiência pré-reflexiva, Oficina

Resumo

Este artigo toma em análise a experiência da Oficina de corpo, movimento e expressão no Instituto Benjamin Constant. O tema das práticas de acessibilidade com pessoas com deficiência visual é circunscrito em uma perspectiva de acesso à experiência pré-refletiva dos participantes das oficinas, na acepção dada ao problema por Claire Petitmengin (2007), Varela, Thompson e Rosch (2003) e Depraz, Varela e Vermersch (2003). No limite transdisciplinar entre educação, clínica e filosofia, o texto discute o duplo sentido da acessibilidade, considerando seja o acesso dos que possuem deficiência visual às práticas da Oficina, seja o acesso da coordenadora da oficina à experiência não visocentrada.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laura Pozzana, UFRJ (NUCC/PPGP)

Pós Doutorado e Doutorado em Psicologia pela UFRJ, na linha de pesquisa Cognição e Subjetividade. Mestre em Psicologia pela UFF, na área de concentração: Subjetividade e Clínica. Graduada em Psicologia pela UFRJ e formada como instrutora do Sistema Rio Abierto/Argentina – escola para o desenvolvimento integral do ser. Autora dos livros Corpo e Cegueira (CRV, 2017); Histórias de Cegueiras, em parceria com Virgínia Kastrup (CRV, 2016); O Corpo em Conexão (Eduff, 2008) e outros textos. Atua como psicóloga clínica e com oficinas grupais, na interface entre corpo e arte. Endereço para acessar CV: http://lattes.cnpq.br/6656164576789518 Filiação institucional: Pesquisadora vinculada ao Núcleo de Pesquisa Cognição & Coletivos (NUCC) do Departamento de Pós-Graduação da UFRJ. ORCID https://orcid.org/0000-0003-1571-0315  

Eduardo Passos, Instituto de Psicologia da Universidade Federal Fluminense - IPSI/UFF

Eduardo Passos é professor titular do IPSI/UFF.
https://orcid.org/0000-0003-2942-9452

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8055904604783399

Referências

CLARK, L. Lygia Clark. Textos de Lygia Clark, Ferreira Gullar e Mário Pedrosa. Rio de Janeiro: FUNARTE, 1980 (Arte brasileira contemporânea)

DEPRAZ, N, VARELA, F, VERMERSCH, P. On Becoming Aware: A pragmatics of experiencing. A m s t e rd a m / P h i l a d e l p h i a: John Benjamins Publishing Company, 2003

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Kafka: por uma literatura menor. Rio de Janeiro: Imago, 1977.

GENDLIN, E. Experiencing and creation of the meaning. Northwestern University Press, 1962

GIL, J. Abrir o corpo. In: Corpo, Arte e Clínica. Fonseca T. M. G. e Engelman S. (orgs.). Coleção Conexões Psi; Porto Alegre: editora da UFRGS, p13-28, 2004.

GUERREIRO, R., et KASTRUP, V. Aesthetic accessibility and tactile images of works of art.Terra Haptica, 5, 9-17, 2015.

HATWELL, I. Psychologie Cognitive de la cécité précoce. Paris: Dunod, 2003.

HATWELL, I., STRERI, A., & GENDAZ, E.(Eds). Toucher pour connaître Paris: PUF, 2000.

KASTRUP, V. O tátil e o háptico na experiência estética: considerações sobre arte e cegueira. Revista Trágica: estudos de filosofia da imanência – Vol. 8 – nº 3 – pp.69-85, 2015

OYĚWÙMÍ, Oyèrónkẹ́. Visualizing the Body: Western Theories and African Subjects in: COETZEE, Peter H.; ROUX, Abraham P.J. (eds). The African Philosophy Reader. New York: Routledge, p. 391-415, 2002.

PETITMENGIN, C. Describing one’s subjective experience in the second person: Na interview method for the science, In: ____. Phenom Cogn Sci [online] p.229-269, 2006.

PETITMENGIN, C. L’énaction comme expérience vécue. In: ____. Intellectica, n. 43, p.85-92, 2006.

PETITMENGIN, C. Towards the source of thoughts: The gestural and transmodal dimension of lived experience. In: ____. Journal of Consciousness Studies, vol. 14, n.3, p.54-84, 2007.

PETITMENGIN, C. La neuro-phénoménologie: quels enjeux thérapeutiques? Disponível em:

www.instituttibetain.org/cms/uploads/bestanden/ub2010/Intervention%20de%20Claire%20Petitmengin.pdf , 2010.

POZZANA DE BARROS, L., O Corpo em Conexão: Sistema Rio Aberto, Niterói, EdUFF, 2008.

POZZANA, L. Corpo e Cegueira: movimento sensível e vital, Ed. CRV, 2017

PROUST, M. No caminho de Swann. Em busca do tempo perdido, v.1. Tradução Mário Quintana. Rio de Janeiro: Editora Globo, 1981

STERN, D. O Mundo Interpessoal do Bebê. Porto Alegre, Artes Médicas, 1992.

VARELA, F. Sobre a competência ética. Lisboa: Edições 70, 1992.

VARELA, F., THOMPSON, E., ROSCH, E. A mente incorporada. Ciências cognitivas e experiência humana. Porto Alegre: Artmed editora, 2003.

WINNICOTT, D. O brincar e a realidade. Rio de Janeiro: Imago, 1975.

Publicado

22/12/2022

Como Citar

Pozzana, L., & Passos, E. (2022). Experiência e acessibilidade com pessoas com deficiência visual. Educação Em Foco, 25(47). https://doi.org/10.36704/eef.v25i47.6883

Edição

Seção

Dossiê - No enquanto da pandemia: grupalidade, cuidado e invenções na formação universitária.