Experiência e acessibilidade com pessoas com deficiência visual

Autores/as

  • Laura Pozzana UFRJ (NUCC/PPGP)
  • Eduardo Passos Instituto de Psicologia da Universidade Federal Fluminense - IPSI/UFF https://orcid.org/0000-0003-2942-9452

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v25i47.6883

Palabras clave:

Accesibilidad, Clinica, Cuerpo, Experiencia pre-reflexiva, Taller

Resumen

Este artículo analiza la experiencia del Taller sobre Cuerpo, Movimiento y Expresión en el Instituto Benjamin Constant. El tema de las prácticas de accesibilidad con personas con discapacidad visual está circunscrito desde una perspectiva de acceso a la experiencia prerreflectante de los más altos participantes, en el sentido dado al problema por Claire Petitmengin (2007), Varela, Thompson y Rosch (2003) y Depraz, Varela y Vermersch (2003). En la frontera transdisciplinaria entre educación, clínica y filosofía, el texto discute el doble significado de accesibilidad, considerando el acceso de las personas con discapacidad visual a las más altas prácticas, Ya estropeo el acordeón desde la experiencia más alta hasta la visitada. 

 

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Biografía del autor/a

Laura Pozzana, UFRJ (NUCC/PPGP)

Pós Doutorado e Doutorado em Psicologia pela UFRJ, na linha de pesquisa Cognição e Subjetividade. Mestre em Psicologia pela UFF, na área de concentração: Subjetividade e Clínica. Graduada em Psicologia pela UFRJ e formada como instrutora do Sistema Rio Abierto/Argentina – escola para o desenvolvimento integral do ser. Autora dos livros Corpo e Cegueira (CRV, 2017); Histórias de Cegueiras, em parceria com Virgínia Kastrup (CRV, 2016); O Corpo em Conexão (Eduff, 2008) e outros textos. Atua como psicóloga clínica e com oficinas grupais, na interface entre corpo e arte. Endereço para acessar CV: http://lattes.cnpq.br/6656164576789518 Filiação institucional: Pesquisadora vinculada ao Núcleo de Pesquisa Cognição & Coletivos (NUCC) do Departamento de Pós-Graduação da UFRJ. ORCID https://orcid.org/0000-0003-1571-0315  

Eduardo Passos, Instituto de Psicologia da Universidade Federal Fluminense - IPSI/UFF

Eduardo Passos é professor titular do IPSI/UFF.
https://orcid.org/0000-0003-2942-9452

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8055904604783399

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Publicado

2022-12-22

Cómo citar

Pozzana, L., & Passos, E. (2022). Experiência e acessibilidade com pessoas com deficiência visual. Educação Em Foco, 25(47). https://doi.org/10.36704/eef.v25i47.6883

Número

Sección

Dossiê - No enquanto da pandemia: grupalidade, cuidado e invenções na formação universitária.