Desigualdades educacionais:

discutindo o fracasso escolar de estudantes negros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v26i49.6929

Palavras-chave:

Desigualdade, Equidade, Igualdade, Racismo

Resumo

O presente artigo teve por objetivo discutir acerca da desigualdade educacional como um fenômeno histórico e social, sob a ótica do fracasso escolar, tendo como objeto de estudo a análise da condição/situação de estudantes da escola pública, especialmente de estudantes negros(as). Para isso, analisou-se a desigualdade como um fenômeno histórico e social e discorreu-se acerca da produção do fracasso escolar de estudantes negros em meio ao sistema educacional brasileiro para, então, correlacioná-lo aos princípios dos discursos de igualdade e equidade. As discussões demonstraram que o racismo estrutural, como fenômeno histórico e social, ainda assola a escola, em especial, para a produção e a reprodução do fracasso escolar dos estudantes negros, condição evidenciada pelos índices escancarados de reprovação, evasão e permanência na escola. Ações afirmativas, que garantam a representatividade desse grupo nos diversos espaços, são necessárias, a fim de serem conquistados novos espaços democráticos.

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Biografia do Autor

Gabriel Rocha Freitas, Universidade Federal de Goiás

Administrador, pedagogo e mestrando em Educação do Programa de Pós Graduação em Educação da Faculdade de Educação - PPGE/ FE/UFG. Pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicologia, Educação e Cultura - NEPPEC/FE/UFG.

 

Deivid Alex dos Santos, Universidade Estadual de Londrina

Doutor em Educação, pela Universidade Estadual de Londrina - UEL. Professor colaborador
na Universidade Estadual de Londrina e na Universidade Estadual Norte do Paraná – UENP
- Campus de Cornélio Procópio. Pesquisador no grupo de pesquisa Cognitivismo e Educação
pela Universidade Estadual de Londrina.

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Publicado

18/07/2023

Como Citar

Freitas, G. R., & Santos, D. A. dos. (2023). Desigualdades educacionais: : discutindo o fracasso escolar de estudantes negros. Educação Em Foco, 26(49). https://doi.org/10.36704/eef.v26i49.6929