Educação sensível e contação de histórias dramatizadas

contribuições para a formação de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v26i49.6935

Palavras-chave:

Corpo, Educação, Prática Pedagógica

Resumo

Este trabalho é um recorte de uma pesquisa de doutorado, que tomou como objeto de estudo a experiência de uma professora de teatro que promoveu um curso de formação pautado na contação de histórias dramatizadas para professores da Educação Infantil. Tratou-se de uma pesquisa narrativa que teve como objetivo geral investigar as contribuições e as potencialidades da contação de histórias dramatizadas na constituição docente. Neste artigo apresentamos parte do trabalho desenvolvido no curso de formação para compreender de que forma a contação de histórias dramatizadas promove uma educação sensível. O inventário de materiais é composto pelo diário de bordo coletivo dos professores; relatos de experiências e fotografias. A interpretação dos dados foi inspirada no paradigma indiciário. Como contribuições destacamos que essa prática possibilitou a redescoberta do corpo, a expressividade por meio de diferentes linguagens e o fazer junto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janaina de Sousa Aragão, Instituto Federal de São Paulo- Campus Piracicaba

Cargo: Professora de Artes
Função: Professora de Artes
Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista, campus Rio Claro. Professora de Artes e Teatro no Instituto Federal de São Paulo- Campus Piracicaba. Participante do Grupo de Estudos Escola, Formação e Alteridade (GREEFA, CNPq)

Link do lattes:  http://lattes.cnpq.br/5594358953819644

Laura Noemi Chaluh, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Cargo: Professora Assistente Doutor
Função: Professora Assistente Doutor
Doutora em Educação. Professora do Departamento de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação do Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista, campus Rio Claro. Coordenadora líder Grupo de Estudos Escola, Formação e Alteridade (GREEFA, UNESP, CNPq). 

Link do lattes:  http://lattes.cnpq.br/5879357007917808  

Referências

ARAGÃO, Janaina de Sousa. Formar, experienciar, encorajar: práticas de contação de histórias

dramatizadas. 2021. Tese (Doutorado em Educação) – Instituto de Biociências, Universidade

Estadual Paulista, Rio Claro/SP, 2021.

ÁVILA, Mayna Yaçanã Borges de; FERLA, Alcindo Antônio. O que pode o corpo? Corpografias

de resistência. Interface: comunicação, saúde, educação, São Paulo, v. 2, n. 62, p. 731-748, jul./set.

BAKHTIN, Mikhail. Para uma filosofia do ato responsável. 2. ed. São Carlos: Pedro & João

Editores, 2012.

BENJAMIN, W. O Narrador. In: Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história

da cultura. 7. ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1997.

BUSATTO, Cléo. A arte de contar histórias no século XXI: tradição e ciberespaço. 4. ed.

Petrópolis, RJ: Vozes, 2018.

CAMARGO, Maria Rosa Rodrigues Martins de; CHALUH, Laura Noemi. Escritos de aula na

formação inicial. Revista de Educação PUC-Campinas, v. 19, n. 2, p. 165-173, 2014.

CHALUH, Laura Noemi. Escritas do cotidiano escolar na formação inicial: atenção ao outro. In:

VICENTINI, P. B.; CUNHA, J. L.; CARDOSO, L.A.M. (orgs.). Experiências formativas e

práticas de iniciação à docência. Curitiba: CRV, 2016.

CHALUH, Laura Noemi. Formação e alteridade: pesquisa na e com a escola. 2008. Tese

(Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas,

Campinas, 2008.

DUARTE JÚNIOR, João Francisco. Porque arte-educação? 21. ed. São Paulo: Papirus, 2009.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 21. ed. São

Paulo: Paz e Terra, 2001.

FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Olho d´Água,

GINZBURG, Carlo. Sinais: raízes de um paradigma indiciário. In: ______. Mitos, emblemas,

sinais. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

GIRARDELLO, Gilka. Uma clareira no bosque: Contar histórias na escola. Campinas: Papirus,

LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de

Educação. Campinas, n. 19, p. 20-28, jan./fev./mar./abr. 2002.

LIMA, Maria Emília Caixeta de Castro; GERALDI, Corinta Maria Grisolia; GERALDI, João

Wanderley. O trabalho com narrativas na investigação em educação. Educação em Revista, Belo

Horizonte, v. 31, n. 1, p. 17-44, jan./mar. 2015.

MACHADO, Ana Maria. Menina bonita do laço de fita. 8. ed. São Paulo: Ática, 2010.

MACHADO, Regina. A arte da palavra e da escuta. São Paulo: Editora Reviravolta, 2015.

MATOS, Gislayne Avelar. Nas asas da poesia: contação de histórias como linguagem artística. In:

MEDEIROS, Fábio Henrique Nunes; MORAES, Taiza Mara Rauen (orgs.). Contação de histórias:

tradição, poéticas e interfaces. São Paulo: Edições Sesc São Paulo, 2015.

MATTOS, Laura Kemp de; ZANELLA, Andréa Vieira; NUERNBERG, Adriano Henrique. Entre

olhares e (in)visibilidades: reflexões sobre fotografia como produção dialógica. Fractal: Revista de

Psicologia, Rio de Janeiro, v. 26, n. 3, p. 901-918, set./dez. 2014.

OSTETTO, Luciana Esmeralda; FERREIRA, Luciana Haddad; PREZOTTO, Marissol. Educação

Sensível: formação e experiência na docência. In: VII SEMINÁRIO FALA (OUTRA) ESCOLA,

, Campinas. Anais eletrônicos... Campinas: FE/UNICAMP, 2015. Disponível em:

https://www.fe.unicamp.br/eventos/7falaoutraescola/arquivos/ebook.pdf. Acesso em: 12 jul. 2021.

PEREIRA. Ana Cristina Carvalho (org). Atravessamentos: Ensino-Aprendizagem de Arte,

Formação do Professor e Educação Infantil. Belo Horizonte: Escola de Belas Artes da UFMG,

PERISSÉ, Gabriel. Estética e Educação. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.

RANDO, Silvana. Peppa. São Paulo: Brinque-Book, 2009.

STRAZZACAPPA, Márcia Maria. A educação e a fábrica de corpos: a dança na escola. Caderno

CEDES, ano XXI, n. 53, p. 69-83, abr. 2001.

STRAZZACAPPA, Márcia Maria. Imersões poéticas como processo de formação do artista

docente. ARJ – Art Research Journal / Revista de Pesquisa em Artes, v. 1, n. 2, p. 96-111,

jul./dez. 2014.

Publicado

24/07/2023

Como Citar

Aragão, J. de S., & Chaluh, L. N. (2023). Educação sensível e contação de histórias dramatizadas: contribuições para a formação de professores. Educação Em Foco, 26(49). https://doi.org/10.36704/eef.v26i49.6935