Educação sensível e contação de histórias dramatizadas
contribuições para a formação de professores
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v26i49.6935Palavras-chave:
Corpo, Educação, Prática PedagógicaResumo
Este trabalho é um recorte de uma pesquisa de doutorado, que tomou como objeto de estudo a experiência de uma professora de teatro que promoveu um curso de formação pautado na contação de histórias dramatizadas para professores da Educação Infantil. Tratou-se de uma pesquisa narrativa que teve como objetivo geral investigar as contribuições e as potencialidades da contação de histórias dramatizadas na constituição docente. Neste artigo apresentamos parte do trabalho desenvolvido no curso de formação para compreender de que forma a contação de histórias dramatizadas promove uma educação sensível. O inventário de materiais é composto pelo diário de bordo coletivo dos professores; relatos de experiências e fotografias. A interpretação dos dados foi inspirada no paradigma indiciário. Como contribuições destacamos que essa prática possibilitou a redescoberta do corpo, a expressividade por meio de diferentes linguagens e o fazer junto.
Downloads
Referências
ARAGÃO, Janaina de Sousa. Formar, experienciar, encorajar: práticas de contação de histórias
dramatizadas. 2021. Tese (Doutorado em Educação) – Instituto de Biociências, Universidade
Estadual Paulista, Rio Claro/SP, 2021.
ÁVILA, Mayna Yaçanã Borges de; FERLA, Alcindo Antônio. O que pode o corpo? Corpografias
de resistência. Interface: comunicação, saúde, educação, São Paulo, v. 2, n. 62, p. 731-748, jul./set.
BAKHTIN, Mikhail. Para uma filosofia do ato responsável. 2. ed. São Carlos: Pedro & João
Editores, 2012.
BENJAMIN, W. O Narrador. In: Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história
da cultura. 7. ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1997.
BUSATTO, Cléo. A arte de contar histórias no século XXI: tradição e ciberespaço. 4. ed.
Petrópolis, RJ: Vozes, 2018.
CAMARGO, Maria Rosa Rodrigues Martins de; CHALUH, Laura Noemi. Escritos de aula na
formação inicial. Revista de Educação PUC-Campinas, v. 19, n. 2, p. 165-173, 2014.
CHALUH, Laura Noemi. Escritas do cotidiano escolar na formação inicial: atenção ao outro. In:
VICENTINI, P. B.; CUNHA, J. L.; CARDOSO, L.A.M. (orgs.). Experiências formativas e
práticas de iniciação à docência. Curitiba: CRV, 2016.
CHALUH, Laura Noemi. Formação e alteridade: pesquisa na e com a escola. 2008. Tese
(Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas,
Campinas, 2008.
DUARTE JÚNIOR, João Francisco. Porque arte-educação? 21. ed. São Paulo: Papirus, 2009.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 21. ed. São
Paulo: Paz e Terra, 2001.
FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Olho d´Água,
GINZBURG, Carlo. Sinais: raízes de um paradigma indiciário. In: ______. Mitos, emblemas,
sinais. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
GIRARDELLO, Gilka. Uma clareira no bosque: Contar histórias na escola. Campinas: Papirus,
LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de
Educação. Campinas, n. 19, p. 20-28, jan./fev./mar./abr. 2002.
LIMA, Maria Emília Caixeta de Castro; GERALDI, Corinta Maria Grisolia; GERALDI, João
Wanderley. O trabalho com narrativas na investigação em educação. Educação em Revista, Belo
Horizonte, v. 31, n. 1, p. 17-44, jan./mar. 2015.
MACHADO, Ana Maria. Menina bonita do laço de fita. 8. ed. São Paulo: Ática, 2010.
MACHADO, Regina. A arte da palavra e da escuta. São Paulo: Editora Reviravolta, 2015.
MATOS, Gislayne Avelar. Nas asas da poesia: contação de histórias como linguagem artística. In:
MEDEIROS, Fábio Henrique Nunes; MORAES, Taiza Mara Rauen (orgs.). Contação de histórias:
tradição, poéticas e interfaces. São Paulo: Edições Sesc São Paulo, 2015.
MATTOS, Laura Kemp de; ZANELLA, Andréa Vieira; NUERNBERG, Adriano Henrique. Entre
olhares e (in)visibilidades: reflexões sobre fotografia como produção dialógica. Fractal: Revista de
Psicologia, Rio de Janeiro, v. 26, n. 3, p. 901-918, set./dez. 2014.
OSTETTO, Luciana Esmeralda; FERREIRA, Luciana Haddad; PREZOTTO, Marissol. Educação
Sensível: formação e experiência na docência. In: VII SEMINÁRIO FALA (OUTRA) ESCOLA,
, Campinas. Anais eletrônicos... Campinas: FE/UNICAMP, 2015. Disponível em:
https://www.fe.unicamp.br/eventos/7falaoutraescola/arquivos/ebook.pdf. Acesso em: 12 jul. 2021.
PEREIRA. Ana Cristina Carvalho (org). Atravessamentos: Ensino-Aprendizagem de Arte,
Formação do Professor e Educação Infantil. Belo Horizonte: Escola de Belas Artes da UFMG,
PERISSÉ, Gabriel. Estética e Educação. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.
RANDO, Silvana. Peppa. São Paulo: Brinque-Book, 2009.
STRAZZACAPPA, Márcia Maria. A educação e a fábrica de corpos: a dança na escola. Caderno
CEDES, ano XXI, n. 53, p. 69-83, abr. 2001.
STRAZZACAPPA, Márcia Maria. Imersões poéticas como processo de formação do artista
docente. ARJ – Art Research Journal / Revista de Pesquisa em Artes, v. 1, n. 2, p. 96-111,
jul./dez. 2014.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.