Clube de leitura ODS em língua portuguesa

possibilidades e contradições

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v27i51.6987

Palavras-chave:

Clube de leitura ODS, Desenvolvimento sustentável, Leitura literária, Leitura escolar

Resumo

O artigo apresenta e a analisa a proposição do Clube de Leitura ODS em Língua Portuguesa — Capítulo Brasil, cujo catálogo, elaborado pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, seção brasileira do International Board on Books for Young People, é composto por livros de literatura e de não ficção para crianças de seis a doze anos de idade. A reflexão considera a apresentação e a exploração de temas previamente definidos à luz dos pressupostos dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, a produção sobre os usos dos livros de literatura na escola e a leitura literária em sua perspectiva formativa, descrevendo e analisando os documentos atinentes ao tema. O artigo não apresenta resultados, mas conclui que, apesar das contradições existentes na proposta, é possível criar fissuras em seu escopo e se valer da iniciativa para a formação de crianças no ambiente escolar. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabíola Farias

Fabíola Ribeiro Farias é graduada em Letras (Universidade Federal de Minas Gerais), mestre e doutora em Ciência da Informação (Universidade Federal de Minas Gerais), com pós-doutorado em Educação (Universidade Federal do Oeste do Pará). Integra o Lelit – Grupo de Pesquisa e Intervenção em Leitura, Escrita e Literatura na Escola, da Universidade Federal do Oeste do Pará. É leitora votante da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. 

Luiz Percival Leme Britto, Universidade Federal do Oeste do Pará

Luiz Percival Leme Britto é Graduado em Letras (Universidade Estadual de Campinas), mestre e doutor em Linguística (Universidade Estadual de Campinas). É professor da Universidade Federal do Oeste do Pará. Tem experiência no ensino de língua portuguesa, leitura e escrita. É coordenador do Lelit – Grupo de Pesquisa e Intervenção em Leitura, Escrita e Literatura na Escola, da Universidade Federal do Oeste do Pará.

Zair Henrique Santos, Universidade Federal do Oeste do Pará

Zair Henrique Santos é graduado em Letras (Universidade Federal do Pará), mestre em Letras: Linguística e Teoria Literária (Universidade Federal do Pará) e doutor em Educação: Ensino e Práticas Culturais (Universidade Estadual de Campinas). É professor da Universidade Federal do Oeste do Pará. Tem experiência na área de Letras e Pedagogia, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura e escrita; letramento; literatura de expressão amazônica; literatura oral; imaginário popular; narrativas modernas e literatura infantojuvenil. É coordenador adjunto do Lelit – Grupo de Pesquisa e Intervenção em Leitura, Escrita e Literatura na Escola, da Universidade Federal do Oeste do Pará.

Referências

ADORNO, Theodor W. Educação e emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.

ARANA-PLACIOS, Jesús; GALINDO-LIZALDRE, Belén. Leer y conversar: una introducción a los clubes de lectura. Gijón: Ediciones Trea, 2009.

BARTOLOMEU Campos de Queirós. Jornal Rascunho, Curitiba, 3 jul. 2011. Disponível em: https://rascunho.com.br/noticias/bartolomeu-campos-de-queiros/. Acesso em: 29 mar. 2022.

BÉRTOLO, Constantino. O banquete dos notáveis: sobre leitura e crítica. São Paulo: Livros da Matriz, 2014.

BRITTO, Luiz Percival Leme. Inquietudes e desacordos: a leitura além do óbvio. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2012.

CÂMARA BRASILEIRA DO LIVRO. 1ª seleção clube de leitura objetivos de desenvolvimento sustentável. Clube de leitura ODS, 2020. Disponível em: https://www.cblservicos.org.br/clube-de-leitura-ods/obras-selecionadas/. Acesso em: 29 mar. 2022.

CLUBE de leitura ODS: capítulo Brasil. São Paulo: Câmara Brasileira do Livro, 2021.

COELHO, Nelly Novaes. Panorama histórico da literatura infantil/juvenil. Das origens indo-europeias ao Brasil contemporâneo. Barueri, SP: Manole, 2010.

COLOMER, Teresa. Andar entre livros: a leitura literária na escola. São Paulo: Global, 2007.

DUARTE, Newton. Lukács e Saviani: a ontologia do ser social e a pedagogia histórico-crítica. In: SAVIANI, Dermeval; DUARTE, Newton (ed.). Pedagogia histórico-crítica e luta de classes na educação escolar. Campinas: Autores Associados, 2012.

FONSÊCA, Natália Raposo; PAJE, Hélio Márcio. Leitura e autoria sob uma perspectiva dialógica na formação em Biblioteconomia no Brasil. Em Questão, Porto Alegre, v. 27, n. 4, p. 327-345, out.-dez. 2021 DOI: https://doi.org/10.19132/1808-5245274.328-358

GHIRARDELLI JR., Paulo. História da educação brasileira. São Paulo: Cortez, 2009.

LAGO, Angela. Bate-papo com Angela Lago. In: CARO leitor. Belo Horizonte: Sesc, 2016. [Sesc 70 anos]. (Apresentação oral).

LAJOLO, M. Texto não é pretexto. In: ZILBERMAN, Regina (org.). Leitura em crise na escola: as alternativas do professor. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1982.

MANIFESTO por um Brasil Literário. [Barueri]: Instituto C&A, 2009. (Legado educação).

NAÇÕES UNIDAS (Brasil). Sobre o nosso trabalho para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil. Brasília, DF, c2022. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs. Acesso em: 29 mar. 2022.

PALMA, Sérgio Augusto Santos de. Clubes de leitura: um estudo das potencialidades formativas do Clube de Leitura LIV/UFOPA na cidade de Santarém – Pará. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2020.

QUEIRÓS, Bartolomeu Campos de. Sobre ler, escrever e outros diálogos. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.

ROSING, Tania Mariza Kuchenbecker. Esse Brasil que não lê. In: FAILLA, Zoara (org.). Retratos da leitura no Brasil 3. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo: Instituto Pró-Livro, 2012.

VIZEU, Fabio; MENEGHETTI, Francis Kanashiro; SEIFERT, Rene Eugenio. Por uma crítica ao conceito de desenvolvimento sustentável. Cad. EBAPE.BR, [s. l.], v. 10, n. 3, set. 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S1679-39512012000300007

ZILBERMAN, Regina (org.). Leitura em crise na escola: as alternativas do professor. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1982.

ZILBERMAN, Regina. O papel da literatura na escola. Via Atlântica, n. 14, p. 11-22, dez. 2008. DOI: https://doi.org/10.11606/va.v0i14.50376

Downloads

Publicado

06/04/2024

Como Citar

Farias, F., Leme Britto, L. P., & Santos, Z. H. (2024). Clube de leitura ODS em língua portuguesa: possibilidades e contradições. Educação Em Foco, 27(51), 1–21. https://doi.org/10.36704/eef.v27i51.6987