Clube de leitura ODS em língua portuguesa

possibilidades e contradições

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v27i51.6987

Palavras-chave:

Clube de leitura ODS, Desenvolvimento sustentável, Leitura literária, Leitura escolar

Resumo

O artigo apresenta e a analisa a proposição do Clube de Leitura ODS em Língua Portuguesa — Capítulo Brasil, cujo catálogo, elaborado pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, seção brasileira do International Board on Books for Young People, é composto por livros de literatura e de não ficção para crianças de seis a doze anos de idade. A reflexão considera a apresentação e a exploração de temas previamente definidos à luz dos pressupostos dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, a produção sobre os usos dos livros de literatura na escola e a leitura literária em sua perspectiva formativa, descrevendo e analisando os documentos atinentes ao tema. O artigo não apresenta resultados, mas conclui que, apesar das contradições existentes na proposta, é possível criar fissuras em seu escopo e se valer da iniciativa para a formação de crianças no ambiente escolar. 

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Biografia do Autor

Fabíola Farias

Fabíola Ribeiro Farias é graduada em Letras (Universidade Federal de Minas Gerais), mestre e doutora em Ciência da Informação (Universidade Federal de Minas Gerais), com pós-doutorado em Educação (Universidade Federal do Oeste do Pará). Integra o Lelit – Grupo de Pesquisa e Intervenção em Leitura, Escrita e Literatura na Escola, da Universidade Federal do Oeste do Pará. É leitora votante da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. 

Luiz Percival Leme Britto, Universidade Federal do Oeste do Pará

Luiz Percival Leme Britto é Graduado em Letras (Universidade Estadual de Campinas), mestre e doutor em Linguística (Universidade Estadual de Campinas). É professor da Universidade Federal do Oeste do Pará. Tem experiência no ensino de língua portuguesa, leitura e escrita. É coordenador do Lelit – Grupo de Pesquisa e Intervenção em Leitura, Escrita e Literatura na Escola, da Universidade Federal do Oeste do Pará.

Zair Henrique Santos, Universidade Federal do Oeste do Pará

Zair Henrique Santos é graduado em Letras (Universidade Federal do Pará), mestre em Letras: Linguística e Teoria Literária (Universidade Federal do Pará) e doutor em Educação: Ensino e Práticas Culturais (Universidade Estadual de Campinas). É professor da Universidade Federal do Oeste do Pará. Tem experiência na área de Letras e Pedagogia, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura e escrita; letramento; literatura de expressão amazônica; literatura oral; imaginário popular; narrativas modernas e literatura infantojuvenil. É coordenador adjunto do Lelit – Grupo de Pesquisa e Intervenção em Leitura, Escrita e Literatura na Escola, da Universidade Federal do Oeste do Pará.

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Publicado

06/04/2024

Como Citar

Farias, F., Leme Britto, L. P., & Santos, Z. H. (2024). Clube de leitura ODS em língua portuguesa: possibilidades e contradições. Educação Em Foco, 27(51), 1–24. https://doi.org/10.36704/eef.v27i51.6987