Clube de leitura ODS em língua portuguesa

possibilidades e contradições

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v27i51.6987

Palabras clave:

Clube de leitura ODS, Desenvolvimento sustentável, Leitura literária, Leitura escolar

Resumen

El artículo presenta y analiza la propuesta del Clube de Leitura ODS em Língua Portuguesa – Capítulo Brasil, cuyo catálogo, elaborado por la Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, sección brasileña del International Board on Books for Young People, está compuesto por libros de literatura y no ficción para niños de seis a doce años. La reflexión considera la presentación y exploración de temas previamente definidos a la luz de los presupuestos de los Objetivos de Desarrollo Sostenible, la producción sobre los usos de los libros de literatura em la escuela y la lectura literaria en su perspectiva formativa, describiendo y analizando los documentos relacionados con el tema. El artículo no presenta resultados, pero concluye que, a pesar de las contradicciones existentes en la propuesta, es posible crear fisuras en su alcance y utilizar la iniciativa para educar a los niños en el ámbito escolar. 

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Biografía del autor/a

Fabíola Farias

Fabíola Ribeiro Farias é graduada em Letras (Universidade Federal de Minas Gerais), mestre e doutora em Ciência da Informação (Universidade Federal de Minas Gerais), com pós-doutorado em Educação (Universidade Federal do Oeste do Pará). Integra o Lelit – Grupo de Pesquisa e Intervenção em Leitura, Escrita e Literatura na Escola, da Universidade Federal do Oeste do Pará. É leitora votante da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. 

Luiz Percival Leme Britto, Universidade Federal do Oeste do Pará

Luiz Percival Leme Britto é Graduado em Letras (Universidade Estadual de Campinas), mestre e doutor em Linguística (Universidade Estadual de Campinas). É professor da Universidade Federal do Oeste do Pará. Tem experiência no ensino de língua portuguesa, leitura e escrita. É coordenador do Lelit – Grupo de Pesquisa e Intervenção em Leitura, Escrita e Literatura na Escola, da Universidade Federal do Oeste do Pará.

Zair Henrique Santos, Universidade Federal do Oeste do Pará

Zair Henrique Santos é graduado em Letras (Universidade Federal do Pará), mestre em Letras: Linguística e Teoria Literária (Universidade Federal do Pará) e doutor em Educação: Ensino e Práticas Culturais (Universidade Estadual de Campinas). É professor da Universidade Federal do Oeste do Pará. Tem experiência na área de Letras e Pedagogia, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura e escrita; letramento; literatura de expressão amazônica; literatura oral; imaginário popular; narrativas modernas e literatura infantojuvenil. É coordenador adjunto do Lelit – Grupo de Pesquisa e Intervenção em Leitura, Escrita e Literatura na Escola, da Universidade Federal do Oeste do Pará.

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Publicado

2024-04-06

Cómo citar

Farias, F., Leme Britto, L. P., & Santos, Z. H. (2024). Clube de leitura ODS em língua portuguesa: possibilidades e contradições. Educação Em Foco, 27(51), 1–21. https://doi.org/10.36704/eef.v27i51.6987