Clube de leitura ODS em língua portuguesa

possibilidades e contradições

Authors

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v27i51.6987

Keywords:

Clube de leitura ODS, Desenvolvimento sustentável, Leitura literária, Leitura escolar

Abstract

This paper is dedicated to presenting and analyzing the proposition of the Book Club ODS in portuguese — Chapter Brazil, whose catalog, prepared by Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, Brazilian section of the International Board on Books for Young People, consists of literature and non-fiction books for children aged six to twelve years old. The reflection considers the presentation and exploration of previously defined themes in the light of the assumptions Sustainable Development Goals, the production on the uses of literature books at school and literary reading in its formative perspective, describing and analyzing the documents related to the theme. It concludes that, despite the contradictions existing in the proposal, it is possible to create fissures in its scope and, in classrooms and libraries, to take advantage of the initiative for the formation of children in the school environment.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Fabíola Farias

Fabíola Ribeiro Farias é graduada em Letras (Universidade Federal de Minas Gerais), mestre e doutora em Ciência da Informação (Universidade Federal de Minas Gerais), com pós-doutorado em Educação (Universidade Federal do Oeste do Pará). Integra o Lelit – Grupo de Pesquisa e Intervenção em Leitura, Escrita e Literatura na Escola, da Universidade Federal do Oeste do Pará. É leitora votante da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. 

Luiz Percival Leme Britto, Universidade Federal do Oeste do Pará

Luiz Percival Leme Britto é Graduado em Letras (Universidade Estadual de Campinas), mestre e doutor em Linguística (Universidade Estadual de Campinas). É professor da Universidade Federal do Oeste do Pará. Tem experiência no ensino de língua portuguesa, leitura e escrita. É coordenador do Lelit – Grupo de Pesquisa e Intervenção em Leitura, Escrita e Literatura na Escola, da Universidade Federal do Oeste do Pará.

Zair Henrique Santos, Universidade Federal do Oeste do Pará

Zair Henrique Santos é graduado em Letras (Universidade Federal do Pará), mestre em Letras: Linguística e Teoria Literária (Universidade Federal do Pará) e doutor em Educação: Ensino e Práticas Culturais (Universidade Estadual de Campinas). É professor da Universidade Federal do Oeste do Pará. Tem experiência na área de Letras e Pedagogia, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura e escrita; letramento; literatura de expressão amazônica; literatura oral; imaginário popular; narrativas modernas e literatura infantojuvenil. É coordenador adjunto do Lelit – Grupo de Pesquisa e Intervenção em Leitura, Escrita e Literatura na Escola, da Universidade Federal do Oeste do Pará.

References

ADORNO, Theodor W. Educação e emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.

ARANA-PLACIOS, Jesús; GALINDO-LIZALDRE, Belén. Leer y conversar: una introducción a los clubes de lectura. Gijón: Ediciones Trea, 2009.

BARTOLOMEU Campos de Queirós. Jornal Rascunho, Curitiba, 3 jul. 2011. Disponível em: https://rascunho.com.br/noticias/bartolomeu-campos-de-queiros/. Acesso em: 29 mar. 2022.

BÉRTOLO, Constantino. O banquete dos notáveis: sobre leitura e crítica. São Paulo: Livros da Matriz, 2014.

BRITTO, Luiz Percival Leme. Inquietudes e desacordos: a leitura além do óbvio. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2012.

CÂMARA BRASILEIRA DO LIVRO. 1ª seleção clube de leitura objetivos de desenvolvimento sustentável. Clube de leitura ODS, 2020. Disponível em: https://www.cblservicos.org.br/clube-de-leitura-ods/obras-selecionadas/. Acesso em: 29 mar. 2022.

CLUBE de leitura ODS: capítulo Brasil. São Paulo: Câmara Brasileira do Livro, 2021.

COELHO, Nelly Novaes. Panorama histórico da literatura infantil/juvenil. Das origens indo-europeias ao Brasil contemporâneo. Barueri, SP: Manole, 2010.

COLOMER, Teresa. Andar entre livros: a leitura literária na escola. São Paulo: Global, 2007.

DUARTE, Newton. Lukács e Saviani: a ontologia do ser social e a pedagogia histórico-crítica. In: SAVIANI, Dermeval; DUARTE, Newton (ed.). Pedagogia histórico-crítica e luta de classes na educação escolar. Campinas: Autores Associados, 2012.

FONSÊCA, Natália Raposo; PAJE, Hélio Márcio. Leitura e autoria sob uma perspectiva dialógica na formação em Biblioteconomia no Brasil. Em Questão, Porto Alegre, v. 27, n. 4, p. 327-345, out.-dez. 2021 DOI: https://doi.org/10.19132/1808-5245274.328-358

GHIRARDELLI JR., Paulo. História da educação brasileira. São Paulo: Cortez, 2009.

LAGO, Angela. Bate-papo com Angela Lago. In: CARO leitor. Belo Horizonte: Sesc, 2016. [Sesc 70 anos]. (Apresentação oral).

LAJOLO, M. Texto não é pretexto. In: ZILBERMAN, Regina (org.). Leitura em crise na escola: as alternativas do professor. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1982.

MANIFESTO por um Brasil Literário. [Barueri]: Instituto C&A, 2009. (Legado educação).

NAÇÕES UNIDAS (Brasil). Sobre o nosso trabalho para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil. Brasília, DF, c2022. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs. Acesso em: 29 mar. 2022.

PALMA, Sérgio Augusto Santos de. Clubes de leitura: um estudo das potencialidades formativas do Clube de Leitura LIV/UFOPA na cidade de Santarém – Pará. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2020.

QUEIRÓS, Bartolomeu Campos de. Sobre ler, escrever e outros diálogos. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.

ROSING, Tania Mariza Kuchenbecker. Esse Brasil que não lê. In: FAILLA, Zoara (org.). Retratos da leitura no Brasil 3. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo: Instituto Pró-Livro, 2012.

VIZEU, Fabio; MENEGHETTI, Francis Kanashiro; SEIFERT, Rene Eugenio. Por uma crítica ao conceito de desenvolvimento sustentável. Cad. EBAPE.BR, [s. l.], v. 10, n. 3, set. 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S1679-39512012000300007

ZILBERMAN, Regina (org.). Leitura em crise na escola: as alternativas do professor. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1982.

ZILBERMAN, Regina. O papel da literatura na escola. Via Atlântica, n. 14, p. 11-22, dez. 2008. DOI: https://doi.org/10.11606/va.v0i14.50376

Published

2024-04-06

How to Cite

Farias, F., Leme Britto, L. P., & Santos, Z. H. (2024). Clube de leitura ODS em língua portuguesa: possibilidades e contradições. Educação Em Foco, 27(51), 1–21. https://doi.org/10.36704/eef.v27i51.6987