Concepções e práticas de alfabetização no ensino remoto emergencial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v26i49.6997

Palavras-chave:

Alfabetização, Ensino Remoto Emerencial, Práticas Alfabetizadoras

Resumo

O artigo tem por objetivo discutir concepções e práticas alfabetizadoras desenvolvidas por professores de escolas públicas, problematizando concepções que subjazem aos processos concebidos ou intencionados para o ensino remoto emergencial. A pesquisa é qualitativa, em que foram entrevistados professores, que vivenciaram o Ensino Remoto Emergencial na pandemia de Covid-19. Com o estudo questionou-se: Quais práticas alfabetizadoras foram possíveis no tempo de isolamento social e suspensão das aulas presenciais? Quais concepções teóricas orientaram as ações alfabetizadoras propostas/desenvolvidas com as crianças no tempo pandêmico? Constatou-se a dificuldade em alfabetizar na ausência de interações e interlocuções entre professores e crianças, livros e autores, textos e situações em que leitura e escrita façam sentido para os aprendizes. Por orientações teóricas conservadoras ou inovadoras, a seleção de conteúdos e as práticas pedagógicas foram diversificadas – incluíram atividades impressas, orientações em grupos de WhatsApp, gravação de áudios e vídeos, aulas síncronas por aplicativo de videoconferência. 

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Biografia do Autor

Geisa Magela Veloso, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Possui Graduação em Pedagogia pela Fundação Norte Mineira de Ensino Superior/FUNM, hoje, Universidade Estadual de Montes Claros (1982-1985); Especialização lato sensu em Literatura Infantil e Juvenil (1992-1994) pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais/PUCMG, Mestrado em educação (2000-2001) pela Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG (conceito 5) e Doutorado em Educação (2004-2008) pela Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG (conceito 7). Exerceu a atividade de Coordenação Pedagógica na Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros, com ênfase no atendimento às escolas rurais (1998-2001). Professora de disciplinas pedagógicas no Curso de Magistério para formação de professores no Ensino Médio (1986-1997). Coordenadora Geral do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa - Polo Montes Claros - UNIMONTES (2013-2018). Atualmente é professora da Universidade Estadual de Montes Claros; Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação/ PPGE - UNIMONTES. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Educação e Linguagem, pesquisadora no campo da Educação, com ênfase na Alfabetização, Letramento e História das Práticas de Leitura e Escrita. No campo da docência tem experiência na área da Pedagogia, com ênfase na área da Linguagem na Educação Infantil, na Alfabetização e no Ensino da Língua Portuguesa nos anos iniciais do Ensino Fundamental, Fundamentos e Metodologia do Ensino de História, Pesquisa Aplicada à Educação.

Esthefane Sabrine Aparecida Lima Gazal, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual de Montes Claros 2022/2024-Pesquisadora no Projeto Alfabetização em Rede ( em andamento )Especialização lato sensu em Educação Especial e Inclusiva pela Favenorte. Bolsista de Iniciação Científica Fapemig (2009-2010) Graduação em PEDAGOGIA pela Universidade Estadual de Montes Claros (2008-2011).Na docência é professora efetiva e alfabetizadora na rede pública de ensino. Possui experiência com práticas exitosas de alfabetização e letramento em sala de aula. Pesquisadora no campo da Educação com ênfase em Alfabetização e Letramento, Metodologias e Métodos de Ensino.

Dirce Efigênia Brito Lopes Oliveira, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Mestre em EDUCAÇÂO pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri-UFVJM na área de Educação e Políticas Públicas educacionais. Possui graduação em PEDAGOGIA pela Universidade Estadual de Montes Claros (1994). Pós graduada em Didática pela Faculdade São Luiz/SP e também Pós graduada em Educação a Distância pelo CEAD/ Unimontes. Coordenadora do curso de Pedagogia -UAB/ IFNMG. Foi coordenadora regional do INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO/UNIMONTES e Coordenadora de Tutoria dos cursos de Ciências Sociais e Pedagogia em EAD /UAB/ CEAD/Unimontes. È professora efetiva de Ensino Superior da Universidade Estadual de Montes Claros desde 1995 . Ex-diretora da Escola Municipal Geraldo Pereira de Souza/ Prefeitura Municipal de Montes Claros/Secretaria Municipal de Educação. Ex- vice presidente do Conselho Municipal de Educação de Montes Claros/MG( 2009 -2012).

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Publicado

03/08/2023

Como Citar

Veloso, G. M., Lima Gazal, E. S. A., & Oliveira, D. E. B. L. (2023). Concepções e práticas de alfabetização no ensino remoto emergencial. Educação Em Foco, 26(49). https://doi.org/10.36704/eef.v26i49.6997