Conceptions and practices of literacy in emergency remote teaching

Authors

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v26i49.6997

Keywords:

Literacy, Emergency Remote Teaching, Literacy Practices

Abstract

The article aims to discuss literacy conceptions and practices developed by public school teachers, questioning conceptions that underlie the processes conceived or intended for emergency remote teaching. The research is qualitative, in which teachers were interviewed, who experienced Emergency Remote Teaching in the Covid-19 pandemic. With the study, the question was: What literacy practices were possible in the time of social isolation and suspension of face-to-face classes? What theoretical conceptions guided the literacy actions proposed/developed with children in the pandemic time? Difficulty in literacy was observed in the absence of interactions and dialogues between teachers and children, books and authors, texts and situations in which reading and writing make sense to learners. Due to conservative or innovative theoretical guidelines, the selection of content and pedagogical practices were diversified – they included printed activities, guidance in WhatsApp groups, audio and video recording, synchronous classes by videoconferencing application.

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Author Biographies

Geisa Magela Veloso, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Possui Graduação em Pedagogia pela Fundação Norte Mineira de Ensino Superior/FUNM, hoje, Universidade Estadual de Montes Claros (1982-1985); Especialização lato sensu em Literatura Infantil e Juvenil (1992-1994) pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais/PUCMG, Mestrado em educação (2000-2001) pela Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG (conceito 5) e Doutorado em Educação (2004-2008) pela Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG (conceito 7). Exerceu a atividade de Coordenação Pedagógica na Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros, com ênfase no atendimento às escolas rurais (1998-2001). Professora de disciplinas pedagógicas no Curso de Magistério para formação de professores no Ensino Médio (1986-1997). Coordenadora Geral do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa - Polo Montes Claros - UNIMONTES (2013-2018). Atualmente é professora da Universidade Estadual de Montes Claros; Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação/ PPGE - UNIMONTES. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Educação e Linguagem, pesquisadora no campo da Educação, com ênfase na Alfabetização, Letramento e História das Práticas de Leitura e Escrita. No campo da docência tem experiência na área da Pedagogia, com ênfase na área da Linguagem na Educação Infantil, na Alfabetização e no Ensino da Língua Portuguesa nos anos iniciais do Ensino Fundamental, Fundamentos e Metodologia do Ensino de História, Pesquisa Aplicada à Educação.

Esthefane Sabrine Aparecida Lima Gazal, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual de Montes Claros 2022/2024-Pesquisadora no Projeto Alfabetização em Rede ( em andamento )Especialização lato sensu em Educação Especial e Inclusiva pela Favenorte. Bolsista de Iniciação Científica Fapemig (2009-2010) Graduação em PEDAGOGIA pela Universidade Estadual de Montes Claros (2008-2011).Na docência é professora efetiva e alfabetizadora na rede pública de ensino. Possui experiência com práticas exitosas de alfabetização e letramento em sala de aula. Pesquisadora no campo da Educação com ênfase em Alfabetização e Letramento, Metodologias e Métodos de Ensino.

Dirce Efigênia Brito Lopes Oliveira, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Mestre em EDUCAÇÂO pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri-UFVJM na área de Educação e Políticas Públicas educacionais. Possui graduação em PEDAGOGIA pela Universidade Estadual de Montes Claros (1994). Pós graduada em Didática pela Faculdade São Luiz/SP e também Pós graduada em Educação a Distância pelo CEAD/ Unimontes. Coordenadora do curso de Pedagogia -UAB/ IFNMG. Foi coordenadora regional do INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO/UNIMONTES e Coordenadora de Tutoria dos cursos de Ciências Sociais e Pedagogia em EAD /UAB/ CEAD/Unimontes. È professora efetiva de Ensino Superior da Universidade Estadual de Montes Claros desde 1995 . Ex-diretora da Escola Municipal Geraldo Pereira de Souza/ Prefeitura Municipal de Montes Claros/Secretaria Municipal de Educação. Ex- vice presidente do Conselho Municipal de Educação de Montes Claros/MG( 2009 -2012).

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Published

2023-08-03

How to Cite

Veloso, G. M., Lima Gazal, E. S. A., & Oliveira, D. E. B. L. (2023). Conceptions and practices of literacy in emergency remote teaching. Educação Em Foco, 26(49). https://doi.org/10.36704/eef.v26i49.6997