Conceptions and practices of literacy in emergency remote teaching
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v26i49.6997Keywords:
Literacy, Emergency Remote Teaching, Literacy PracticesAbstract
The article aims to discuss literacy conceptions and practices developed by public school teachers, questioning conceptions that underlie the processes conceived or intended for emergency remote teaching. The research is qualitative, in which teachers were interviewed, who experienced Emergency Remote Teaching in the Covid-19 pandemic. With the study, the question was: What literacy practices were possible in the time of social isolation and suspension of face-to-face classes? What theoretical conceptions guided the literacy actions proposed/developed with children in the pandemic time? Difficulty in literacy was observed in the absence of interactions and dialogues between teachers and children, books and authors, texts and situations in which reading and writing make sense to learners. Due to conservative or innovative theoretical guidelines, the selection of content and pedagogical practices were diversified – they included printed activities, guidance in WhatsApp groups, audio and video recording, synchronous classes by videoconferencing application.
Downloads
References
BATISTA, Antônio Augusto Gomes. Organização da alfabetização no ensino fundamental de 9 anos. Belo Horizonte: Ceale/FaE/UFMG, 2005. 60 p. (Coleção Instrumentos da Alfabetização. Disponível em https://www.ceale.fae.ufmg.br/files/uploads/instrumentos%20da%20alfabetiza%C3%A7%C3%A3o/Col-Instrumentos-01-%20%20Organizacao_da_Alfabetizacao.compressed.pdf Acesso em 12 de abr. 2022
BAUER, Martin W; GASKELL, Georg. Pesquisa qualitativa com texto e som: um manual prático. Tradução de Pedrinho A. Guareschi. Petrópolis: Vozes, 2002
BITTENCOURT, Circe Fernandes. Momentos do livro didático brasileiro. ABRELIVROS – Associação Brasileira de Editores de Livros Escolares. pp. 4-11. Disponível em https://abrelivros.org.br/site/wp-content/uploads/2020/09/Abrelivros_A_Hist%C3%B3ria_do_Livro_Did%C3%A1tico_no_Brasil-girado.pdf Acesso em 12 de abr. 2022
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa Brasília: Secretaria de Educação Fundamental. 1997. 144p.
COLELLO, Silvia M. Gasparian. Alfabetização em tempos de pandemia. Convenit Internacional 35. jan-abr 2021. Cemoroc-Feusp. Disponível em https://silviacolello.com.br/alfabetizacao-em-tempos-de-pandemia/ Acesso: 2 jun. 2022
COLOMER, Teresa. O ensino e a aprendizagem da compreensão leitora. In: PÉREZ, Francisco Carvajal; GARCÍA, Joaquín Ramos (orgs). Ensinar ou aprender a ler e a escrever? aspectos teóricos do processo de construção significativa, funcional e compartilhada do código escrito. Tradução Claudia Schilling. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001. pp. 123-136.
DEMO, Pedro. Mitologias da avaliação: de como enfrentar em vez de ignorar os problemas. Campinas: Editora Autores Associados, 1999 (Coleção Polêmicas do nosso tempo: 68).
FERREIRO, Emilia; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Tradução de Diana Myriam Lichtenstein et al. Porto Alegre: Artes Médicas, 1984.
FERREIRO, Emilia. In: PÉREZ, Francisco Carvajal; GARCÍA, Joaquín Ramos (orgs). Ensinar ou aprender a ler e a escrever? aspectos teóricos do processo de construção significativa, funcional e compartilhada do código escrito. Tradução Claudia Schilling. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001. pp. 147-164.
FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva. Alfabetização hoje: onde estão os métodos? PRESENÇA PEDAGÓGICA. v.9 n.50. mar./abr. 2003
FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva. Métodos de alfabetização, métodos de ensino e conteúdos da alfabetização: perspectivas históricas e desafios atuais. Educação. Santa Maria, v. 32 - n. 01, p. 21-40, 2007 21 Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/231122126.pdf Acesso em 14 de abr. 2022.
MINAYO, Maria Cecilia S. A produção de conhecimentos na interface entre as ciências sociais e humanas e a saúde coletiva. Saude soc. 2013; 22(1):21-32. Disponível em https://www.scielo.br/j/sausoc/a/TfTkvt9jf8MZcRTr8BbQXNm/abstract/?lang=pt Acesso em 02 set. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-12902013000100004
MORAIS, Artur Gomes de. Consciência fonológica e metodologias de alfabetização. Revista Presença Pedagógica. 2006.
MORTATTI, Maria Rosário Longo. Cartilha de alfabetização e cultura escolar: Um pacto secular. Cadernos Cedes, ano XX, n 41 o 52, novembro/2000. pp. 41-56. Disponível em https://www.scielo.br/j/ccedes/a/Bt7RrtZ4TktqvRz9ZdbnMnj/?format=pdf&lang=pt Acesso 14 de abr. 2022 DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-32622000000300004
MORTATTI, Maria Rosário Longo. História dos métodos de alfabetização no Brasil. Conferência proferida no Seminário Alfabetização e letramento em debate. Departamento de Políticas de Educação Infantil e Ensino Fundamental/Secretaria de Educação Básica. Ministério da Educação. Brasília, 27/04/2006. Disponível em http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Ensfund/alf_mortattihisttextalfbbr.pdf Acesso em 13 de abr. 2022.
PLA, Ángels Prat i. Reflexões sobre o modelo de ensino-aprendizagem da leitura e da escrita. In: PÉREZ, Francisco Carvajal; GARCÍA, Joaquín Ramos (orgs). Ensinar ou aprender a ler e a escrever? aspectos teóricos do processo de construção significativa, funcional e compartilhada do código escrito. Tradução Claudia Schilling. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001. pp. 85-92.
SOARES, Magda. Alfabetização (verbete). In: Glossário Ceale. Termos de Alfabetização, Leitura e Escrita para Educadores. Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG/ Faculdade de Educação/ Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita – CEALE. ISBN: 978-8-8007-079-8. Disponível em https://www.ceale.fae.ufmg.br/glossarioceale/verbetes/alfabetizacao . Acesso em 13 de abr. 2022.
TOLCHINSKY, Liliana. Ler e escrever na diversidade. In: PÉREZ, Francisco Carvajal; GARCÍA, Joaquín Ramos (orgs). Ensinar ou aprender a ler e a escrever? aspectos teóricos do processo de construção significativa, funcional e compartilhada do código escrito. Tradução Claudia Schilling. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001. pp. 137-144.
WEIZ, Telma. Apresentação. In: FERREIRO, Emilia; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Tradução de Diana Myriam Lichtenstein et al. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999. pp. VII-IX.
VYGOTSKY, Levi Seminovitch. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Tradução José Cipolla Neto; Luis Silveira Menna Barreto; Solange Castro Afeche. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.