Concepciones y prácticas de la alfabetización en la enseñanza a distancia de emergencia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v26i49.6997

Palabras clave:

Literatura, Enseñanza Remota de Emergencia, Prácticas de Alfabetización

Resumen

El artículo tiene como objetivo discutir las concepciones y prácticas de alfabetización desarrolladas por profesores de escuelas públicas, cuestionando las concepciones que subyacen a los procesos concebidos o destinados a la enseñanza a distancia de emergencia. La investigación es cualitativa, en la que se entrevistó a docentes, que vivieron la Enseñanza Remota de Emergencia. ¿Qué prácticas de alfabetización eran posibles en la época de aislamiento social y suspensión de las clases presenciales? ¿Qué concepciones teóricas orientaron la alfabetización de los niños en tiempos de pandemia? Se observó dificultad en la alfabetización en ausencia de interacciones y diálogos entre maestros y niños, libros y autores, textos y situaciones en las que la lectura y la escritura tienen sentido para los alumnos. Por lineamientos teóricos conservadores o innovadores, se diversificó la selección de contenidos y prácticas, se incluyeron actividades impresas, orientación por WhatsApp, grabación de audio y video, clases sincrónicas por videoconferência

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Biografía del autor/a

Geisa Magela Veloso, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Possui Graduação em Pedagogia pela Fundação Norte Mineira de Ensino Superior/FUNM, hoje, Universidade Estadual de Montes Claros (1982-1985); Especialização lato sensu em Literatura Infantil e Juvenil (1992-1994) pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais/PUCMG, Mestrado em educação (2000-2001) pela Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG (conceito 5) e Doutorado em Educação (2004-2008) pela Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG (conceito 7). Exerceu a atividade de Coordenação Pedagógica na Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros, com ênfase no atendimento às escolas rurais (1998-2001). Professora de disciplinas pedagógicas no Curso de Magistério para formação de professores no Ensino Médio (1986-1997). Coordenadora Geral do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa - Polo Montes Claros - UNIMONTES (2013-2018). Atualmente é professora da Universidade Estadual de Montes Claros; Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação/ PPGE - UNIMONTES. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Educação e Linguagem, pesquisadora no campo da Educação, com ênfase na Alfabetização, Letramento e História das Práticas de Leitura e Escrita. No campo da docência tem experiência na área da Pedagogia, com ênfase na área da Linguagem na Educação Infantil, na Alfabetização e no Ensino da Língua Portuguesa nos anos iniciais do Ensino Fundamental, Fundamentos e Metodologia do Ensino de História, Pesquisa Aplicada à Educação.

Esthefane Sabrine Aparecida Lima Gazal, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual de Montes Claros 2022/2024-Pesquisadora no Projeto Alfabetização em Rede ( em andamento )Especialização lato sensu em Educação Especial e Inclusiva pela Favenorte. Bolsista de Iniciação Científica Fapemig (2009-2010) Graduação em PEDAGOGIA pela Universidade Estadual de Montes Claros (2008-2011).Na docência é professora efetiva e alfabetizadora na rede pública de ensino. Possui experiência com práticas exitosas de alfabetização e letramento em sala de aula. Pesquisadora no campo da Educação com ênfase em Alfabetização e Letramento, Metodologias e Métodos de Ensino.

Dirce Efigênia Brito Lopes Oliveira, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Mestre em EDUCAÇÂO pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri-UFVJM na área de Educação e Políticas Públicas educacionais. Possui graduação em PEDAGOGIA pela Universidade Estadual de Montes Claros (1994). Pós graduada em Didática pela Faculdade São Luiz/SP e também Pós graduada em Educação a Distância pelo CEAD/ Unimontes. Coordenadora do curso de Pedagogia -UAB/ IFNMG. Foi coordenadora regional do INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO/UNIMONTES e Coordenadora de Tutoria dos cursos de Ciências Sociais e Pedagogia em EAD /UAB/ CEAD/Unimontes. È professora efetiva de Ensino Superior da Universidade Estadual de Montes Claros desde 1995 . Ex-diretora da Escola Municipal Geraldo Pereira de Souza/ Prefeitura Municipal de Montes Claros/Secretaria Municipal de Educação. Ex- vice presidente do Conselho Municipal de Educação de Montes Claros/MG( 2009 -2012).

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Publicado

2023-08-03

Cómo citar

Veloso, G. M., Lima Gazal, E. S. A., & Oliveira, D. E. B. L. (2023). Concepciones y prácticas de la alfabetización en la enseñanza a distancia de emergencia. Educação Em Foco, 26(49). https://doi.org/10.36704/eef.v26i49.6997