Luz, câmera... educação!

A potência de um grupo de professores em atividades de formação continuada mediadas pelo cinema

Autores

  • Ludmila Rodrigues Rosa Universidade Federal de Uberlândia
  • Sandro Rogério Vargas Ustra Universidade Federal de Uberlândia https://orcid.org/0000-0003-3686-8664

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v27i51.7007

Palavras-chave:

Cinema na Escola., Coletivo Docente., Desenvolvimento Profissional., Educação Básica., Formação Continuada.

Resumo

O presente artigo contempla uma reflexão sobre a potência de um grupo de professoras em atividades formativas com/pelo cinema, sendo esse o conector de diálogos, agregador de saberes e construtor de autorias. Trata-se de um recorte das vivências e reflexões de uma pesquisa de doutoramento que evidenciou algumas experiências com o cinema na transformação docente. Buscando elementos para o diálogo e a reflexão sobre a presença do cinema na escola e na formação docente, tomou-se como inspiração metodológica a abordagem qualitativa, a qual possibilitou encontrar formas de representar a realidade, e a pesquisa colaborativa, na qual as construções são coletivas considerando a diferença e a diversidade como princípios orientadores da formação profissional. Para tanto, foi importante compreender como um coletivo docente na escola pode contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional dos seus integrantes, potencializando as relações consigo mesmo, com os outros e com o mundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ludmila Rodrigues Rosa, Universidade Federal de Uberlândia

Possui graduação em Pedagogia (2010), Mestrado em Educação (2016) e Doutorado em Educação (2021), todas pela Universidade Federal de Uberlândia. É Professora e Analista Pedagógica da Prefeitura Municipal de Uberlândia. Atuou como vice-diretora de uma Escola Municipal de Educação Infantil de Uberlândia por 4 anos. Experiência na área de Educação com ênfase na Educação Infantil, na Alfabetização e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, bem como na Formação de Professores.

Endereço Lattes: http://lattes.cnpq.br/6915100971184466

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4956-0212

Sandro Rogério Vargas Ustra, Universidade Federal de Uberlândia

Possui graduação em Física - Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (1994), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1997) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2006). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Uberlândia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Permanente, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de física, formação de professores, educação em ciências e matemática, formação continuada e ensino de ciências.

Endereço Lattes: http://lattes.cnpq.br/9632550703149729

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3686-8664

Referências

BARBOSA, Cristiano. O espaço em devir no documentário: cartografia dos encontros entre cinema e escola. Tese (Doutorado em Educação), Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, 2017.

DEUS, Ana Iara Silva de. Obrigatoriedade do Cinema na Escola: uma análise sobre a Lei 13.006/14. Anais da XI Reunião Científica Regional da ANPED – ANPED Sul, Curitiba, UFPR, 2016.

FANTIN, Mônica. Mídia-Educação e Cinema na Escola. Teias, ano 8, nº 15-16, p. 1-13, 2007.

FONSECA, Vitória Azevedo da . Cinema, educação e estado: a inserção da Lei 13.006/14 e a obrigatoriedade da exibição de filmes nas escolas. Laplage em Revista, v. 2, n. 1, p. p.138-145, 2016. DOI: https://doi.org/10.24115/S2446-622020162184p.138-145

FRESQUET, Adriana. Cinema e Educação: a Lei 13.006. Reflexões, perspectivas e propostas. Ouro Preto: Universo Produção, 2015.

GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias; COSTA, Sely Maria de Sousa. Comportamento dos professores da educação básica na busca da informação para formação continuada. Ciência da Informação, v. 32, n. 3, p. 54-61, 2003. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-19652003000300007

HUR, Domenico U. Poder e potência em Deleuze: forças e resistência. Mnemosine, UERJ, v. 12, n. 1, p. 210-232, 2016. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/mnemosine/article/viewFile/41669/28938. Acesso em: 24 out 2021.

IBIAPINA, Ivan Maria Lopes de Melo. Pesquisa colaborativa: investigação, formação e produção de conhecimentos. Brasília: Liber Livro, 2008.

LAROSSA, Jorge. As crianças e as fronteiras: várias notas a propósito de três filmes de Angelopoulos e uma coda sobre três filmes iranianos. In: TEIXEIRA, Inês; LARROSA, Jorge; LOPES, José Miguel (orgs.) A infância vai ao cinema. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

MARTINS, Queila. Grupo de estudos em conciliação, mediação e arbitragem. Santa Catarina: GECMA, UNIVALI, 2015.

MIGLIORIN, Cezar. Inevitavelmente cinema: educação, política e mafuá. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2015.

OLIVEIRA JUNIOR, Wenceslao Machado de. Sofá na praça: o espaço como encontro no cinema de João Salaviza. In: Anais do II Simpósio Internacional e III Simpósio Nacional de Geografia, Literatura e Arte: espaços Sensíveis geografias da percepção e da emoção. Goiânia: UFG/Laboter, p. 731-744, 2015.

PIMENTA, Selma Garrido. Pesquisa-ação crítico-colaborativa: construindo seu significado a partir de experiências com a formação docente Universidade de São Paulo – USP. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 521-539, 2005. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022005000300013

SIMON, Roger Lichtenberg. A pedagogia como uma tecnologia cultural. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (org.). Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos estudos culturais em educação. Petrópolis: Vozes, p. 61-84, 2011.

TEIXEIRA, Inês Assunção de Castro; GRAMMONT, Maria Jaqueline; AZEVEDO, Ana Lúcia. “Me ajuda a olhar!”: o cinema na formação de professores (as). Educação em Foco, v. 17, n. 24, p. 123-143, 2014. DOI: https://doi.org/10.24934/eef.v17i24.579

Downloads

Publicado

06/04/2024

Como Citar

Rodrigues Rosa, L., & Vargas Ustra, S. R. (2024). Luz, câmera. educação! : A potência de um grupo de professores em atividades de formação continuada mediadas pelo cinema. Educação Em Foco, 27(51), 1–24. https://doi.org/10.36704/eef.v27i51.7007