Luz, câmera... educação!

A potência de um grupo de professores em atividades de formação continuada mediadas pelo cinema

Autores

  • Ludmila Rodrigues Rosa Universidade Federal de Uberlândia
  • Sandro Rogério Vargas Ustra Universidade Federal de Uberlândia https://orcid.org/0000-0003-3686-8664

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v27i51.7007

Palavras-chave:

Cinema na Escola., Coletivo Docente., Desenvolvimento Profissional., Educação Básica., Formação Continuada.

Resumo

O presente artigo contempla uma reflexão sobre a potência de um grupo de professoras em atividades formativas com/pelo cinema, sendo esse o conector de diálogos, agregador de saberes e construtor de autorias. Trata-se de um recorte das vivências e reflexões de uma pesquisa de doutoramento que evidenciou algumas experiências com o cinema na transformação docente. Buscando elementos para o diálogo e a reflexão sobre a presença do cinema na escola e na formação docente, tomou-se como inspiração metodológica a abordagem qualitativa, a qual possibilitou encontrar formas de representar a realidade, e a pesquisa colaborativa, na qual as construções são coletivas considerando a diferença e a diversidade como princípios orientadores da formação profissional. Para tanto, foi importante compreender como um coletivo docente na escola pode contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional dos seus integrantes, potencializando as relações consigo mesmo, com os outros e com o mundo.

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Biografia do Autor

Ludmila Rodrigues Rosa, Universidade Federal de Uberlândia

Possui graduação em Pedagogia (2010), Mestrado em Educação (2016) e Doutorado em Educação (2021), todas pela Universidade Federal de Uberlândia. É Professora e Analista Pedagógica da Prefeitura Municipal de Uberlândia. Atuou como vice-diretora de uma Escola Municipal de Educação Infantil de Uberlândia por 4 anos. Experiência na área de Educação com ênfase na Educação Infantil, na Alfabetização e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, bem como na Formação de Professores.

Endereço Lattes: http://lattes.cnpq.br/6915100971184466

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4956-0212

Sandro Rogério Vargas Ustra, Universidade Federal de Uberlândia

Possui graduação em Física - Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (1994), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1997) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2006). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Uberlândia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Permanente, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de física, formação de professores, educação em ciências e matemática, formação continuada e ensino de ciências.

Endereço Lattes: http://lattes.cnpq.br/9632550703149729

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3686-8664

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Publicado

06/04/2024

Como Citar

Rodrigues Rosa, L., & Vargas Ustra, S. R. (2024). Luz, câmera. educação! : A potência de um grupo de professores em atividades de formação continuada mediadas pelo cinema. Educação Em Foco, 27(51), 1–22. https://doi.org/10.36704/eef.v27i51.7007