Cultura Visual: caminhos, direções e emergências sobre os estudos com visualidades no século XXI

Visual Culture: paths, directions and emergencies on studies with visualities in the 21st century

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v26i48.7046

Palavras-chave:

Cultura Visual, Objetos visuais, Caminhos futuros

Resumo

O presente texto encontra-se inserido dentro da vertente pós-estruturalista em educação, a partir do campo de teorização dos Estudos da Cultura Visual. Esse surge por volta dos anos de 1990, no território acadêmico brasileiro, colocando em discussão as práticas de visualizações, as imagens e as maneiras de interações e socializações entre sujeitos e visualidades. Este texto tem como objetivo discutir percursos, caminhos e direções referentes ao surgimento e institucionalização do campo dos Estudos da Cultura Visual no território brasileiro, no decorrer dos últimos vinte anos. Nesse sentido, no desenvolvimento desse trabalho, traçamos alguns apontamentos sobre o surgimento do campo dos Estudos da Cultura Visual, abordando como esse campo de estudos e de investigações se institucionalizou no discurso acadêmico brasileiro. Na sequência, realizamos algumas observações sobre a produção e reprodução das imagens no século XXI, buscando salientar alguns caminhos futuros e emergentes sobre os objetos visuais atuantes na cultura contemporânea que precisam e necessitam ser pensados, estudados, analisados, investigados e colocados nas discussões das agendas acadêmicas.

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Biografia do Autor

Lucas Pacheco Brum, Universidade Federal de Pelotas - UFpel

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas - PPGE/UFPel. Mestre em Educação em Artes Visuais pela Universidade de Brasília - UnB. Especialista em Processos e Produtos Criativos pela Universidade Federal de Goiás - FAV/UFG. Licenciado em Artes Visuais pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS. Licenciado em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional UNINTER. Normalista pelo Instituo Estadual de Educação Osmar Poppe. Interesso-me pelos campos seguintes campos de pesquisas: imagens de referência, cultura visual, educação da cultura visual, pedagogias/visuais/culturais e/das mídias, currículo e visualidades não legitimadas pelo sistema da arte. Integro os grupos de pesquisa "Arte: criação, interdisciplinaridade, educação" da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS/CNPq, o Grupo de Pesquisa "Metodologias, Educação e Materiais em Artes Visuais" da Universidade de Brasília - UnB/CNPq e o Laboratório Imagens da Justiça da Universidade Federal de Pelotas - UFPel/CNPq. Associado na Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas - ANPAP. Integrante da Comissão Técnica do Plano Nacional do Livro Didático no Edital 2021, Objeto 3. Obras destinadas para Formação Continuada para Gestores do Ensino Médio.

Maria Cecilia Lorea Leite, Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Maria Cecilia Lorea Leite possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Pelotas, Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Católica de Pelotas, Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Realizou Pós-Doutorado na Université Paris 8. É Professor Associado da Universidade Federal de Pelotas. Atualmente, é Vice- Presidente da Regional Sul da Sociedade Brasileira de Educação Comparada. É associada da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação - ANPED. Integrou a Rede Judicial Images Network, da UK Arts and Humanities Research Council. Publicou 39 artigos em periódicos especializados indexados, 31 capítulos de livro e organizou quatro livros. Participou de eventos no Brasil e no exterior. Orientou onze Dissertações de Mestrado e treze Teses de Doutorado. Atualmente orienta seis Teses de Doutorado. Participou de nove Projetos de Pesquisa, tendo coordenado cinco deles. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: currículo, gestão democrática, educação jurídica, pedagogia jurídica, imagens da justiça, ensino superior e universidade.

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Publicado

29/04/2023

Como Citar

Brum, L. P., & Leite, M. C. L. (2023). Cultura Visual: caminhos, direções e emergências sobre os estudos com visualidades no século XXI: Visual Culture: paths, directions and emergencies on studies with visualities in the 21st century. Educação Em Foco, 26(48). https://doi.org/10.36704/eef.v26i48.7046

Edição

Seção

Dossiê Ativismo Visual e Educação: práticas formacionais na Cultura Visual