“Meu gato mais tonto do mundo”:
relação texto e imagem no livro ilustrado e a formação de leitores
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v27i51.7082Palavras-chave:
Formação Leitora, Livro Infantil, Relação texto-imagemResumo
O artigo aborda a importância das relações estabelecidas entre texto e imagem em uma narrativa. Considera a ilustração como recurso que transcende o objetivo estilístico. Realiza análise exploratória, buscando bases teóricas que sustentam a pesquisa. Construído o referencial teórico, procede-se a análise do livro “Meu gato mais tonto do mundo”, para exemplificar a discussão em torno do tema. Os resultados mostraram que as imagens deixaram de ser consideradas meros recursos estilísticos e passaram a compor a história como linguagem visual, carregada de sentido, exercendo funções substanciais na literatura infantil; que a relação texto e imagem deve ser adequadamente compreendida, especialmente, por educadores, para que seja empregada como recurso para contribuir e ampliar a capacidade reflexiva dos alunos e como estratégia no processo de formação leitora das crianças na Educação Infantil. Porém, carece de estudos e pesquisas que aprofundem as discussões sobre as multilinguagens e seu uso nos processos educativos.
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