Literatura infantil: a relação texto e imagem no livro ilustrado e seu papel na formação leitora das crianças da educação básica –

uma análise do livro “Meu gato mais tonto do mundo”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v27i51.7082

Palavras-chave:

Formação Leitora, Livro Infantil, Relação texto-imagem

Resumo

O artigo aborda a importância das relações estabelecidas entre texto e imagem em uma narrativa. Considera a ilustração como recurso que transcende o objetivo estilístico. Realiza análise exploratória, buscando bases teóricas que sustentam a pesquisa. Construído o referencial teórico, procede-se a análise do livro “Meu gato mais tonto do mundo”, para exemplificar a discussão em torno do tema. Os resultados mostraram que as imagens deixaram de ser consideradas meros recursos estilísticos e passaram a compor a história como linguagem visual, carregada de sentido, exercendo funções substanciais na literatura infantil; que a relação texto e imagem deve ser adequadamente compreendida, especialmente, por educadores, para que seja empregada como recurso para contribuir e ampliar a capacidade reflexiva dos alunos e como estratégia no processo de formação leitora das crianças na Educação Infantil. Porém, carece de estudos e pesquisas que aprofundem as discussões sobre as multilinguagens e seu uso nos processos educativos.

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Biografia do Autor

Magda Dezotti, Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG Carangola

Magda Dezotti: Graduada em Letras e Pedagogia; Mestra em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM); Doutora em Educação e Linguagem pela UFPE; Possui experiência docente Educação Básica e no Ensino Superior; Atualmente é professora do Departamento de Educação Linguística e Letras (DELL) e Coordenadora do Curso de Pedagogia - UEMG - Unidade Carangola; Pesquisadora líder do GEPROF - Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Profissão e  Formação Docente e participa como membro do GPEALE – Grupo de Pesquisa em Alfabetização, Linguagem e Decolonialidade e do NEPEL - Núcleo de Estudos e Pesquisas em  Educação e Linguagem.

http://lattes.cnpq.br/5333094092754507

https://orcid.org/0000-0002-3460-8423

Diana de Lima Correia Muniz , UEMG

Diana de Lima Correia Muniz: Graduada no curso de Bacharel em Direito pelo Centro Universitário da Cidade -  Rio de Janeiro em 2007; e Licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais – Unidade Carangola, em 2022. Participou do Projeto de Extensão “Alfabetização e letramento: uso de jogos como estratégias facilitadoras para a aquisição do Sistema de Escrita Alfabética sob a perspectiva da educação inclusiva em um cenário de respeito à diversidade” - UEMG Carangola.

http://lattes.cnpq.br/2867371238810589

https://orcid.org/0000-0002-5524-389X

Michele Chaiben Vargas , UEMG

Michele Chaiben Vargas: Graduada no curso Superior de Tecnologia em Design de Produto pela Universidade de Vila Velha em 2014, e em Licenciatura em Pedagogia da Universidade do Estado de Minas Gerais – Unidade Carangola- em 2022, participou do Projeto de Extensão “Alfabetização e letramento: uso de jogos como estratégias facilitadoras para a aquisição do Sistema de Escrita Alfabética sob a perspectiva da educação inclusiva em um cenário de respeito à  diversidade”, e do Programa “Mais Educação”, voltado à Educação Integral. Atuou como Pedagoga do EMEI Vereador Pedro Rosa de Moura e do EMEI Dr. Fernando Quintão Hosken, e como Assessora Educacional do CMEI Bairro Santo Onofre.

http://lattes.cnpq.br/5479213672347002

https://orcid.org/0000-0001-6934-3069

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Publicado

06/04/2024

Como Citar

Magda Dezotti, de Lima Correia Muniz , D., & Chaiben Vargas , M. (2024). Literatura infantil: a relação texto e imagem no livro ilustrado e seu papel na formação leitora das crianças da educação básica –: uma análise do livro “Meu gato mais tonto do mundo”. Educação Em Foco, 27(51), 1–28. https://doi.org/10.36704/eef.v27i51.7082