“Meu gato mais tonto do mundo”:

relação texto e imagem no livro ilustrado e a formação de leitores

Authors

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v27i51.7082

Keywords:

Reading training, Children’s book, Text-image relationship

Abstract

The article approaches the relationships established between text and image in a narrative. It considers illustration as a resource that transcends stylistic objective. It performs exploratory analysis, searching for theoretical bases that support research. After, proceed to the analysis of the book "My most foolish cat in the world", to exemplify the discussion around the theme. The results showed that the images stopped being considered mere stylistic resources and started to compose the story as visual language, loaded with meaning, exercising substantial functions in children's literature; that the relation text and image must be properly understood, especially by educators, so that it is used as a resource to contribute and expand the reflective capacity of students and as a strategy in the process of reading training of children in early childhood education. However, it lacks studies and research that deepen the discussions on multilingualism and its use in educational processes.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Magda Dezotti, Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG Carangola

Magda Dezotti: Graduada em Letras e Pedagogia; Mestra em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM); Doutora em Educação e Linguagem pela UFPE; Possui experiência docente Educação Básica e no Ensino Superior; Atualmente é professora do Departamento de Educação Linguística e Letras (DELL) e Coordenadora do Curso de Pedagogia - UEMG - Unidade Carangola; Pesquisadora líder do GEPROF - Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Profissão e  Formação Docente e participa como membro do GPEALE – Grupo de Pesquisa em Alfabetização, Linguagem e Decolonialidade e do NEPEL - Núcleo de Estudos e Pesquisas em  Educação e Linguagem.

http://lattes.cnpq.br/5333094092754507

https://orcid.org/0000-0002-3460-8423

Diana de Lima Correia Muniz , UEMG

Diana de Lima Correia Muniz: Graduada no curso de Bacharel em Direito pelo Centro Universitário da Cidade -  Rio de Janeiro em 2007; e Licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais – Unidade Carangola, em 2022. Participou do Projeto de Extensão “Alfabetização e letramento: uso de jogos como estratégias facilitadoras para a aquisição do Sistema de Escrita Alfabética sob a perspectiva da educação inclusiva em um cenário de respeito à diversidade” - UEMG Carangola.

http://lattes.cnpq.br/2867371238810589

https://orcid.org/0000-0002-5524-389X

Michele Chaiben Vargas , UEMG

Michele Chaiben Vargas: Graduada no curso Superior de Tecnologia em Design de Produto pela Universidade de Vila Velha em 2014, e em Licenciatura em Pedagogia da Universidade do Estado de Minas Gerais – Unidade Carangola- em 2022, participou do Projeto de Extensão “Alfabetização e letramento: uso de jogos como estratégias facilitadoras para a aquisição do Sistema de Escrita Alfabética sob a perspectiva da educação inclusiva em um cenário de respeito à  diversidade”, e do Programa “Mais Educação”, voltado à Educação Integral. Atuou como Pedagoga do EMEI Vereador Pedro Rosa de Moura e do EMEI Dr. Fernando Quintão Hosken, e como Assessora Educacional do CMEI Bairro Santo Onofre.

http://lattes.cnpq.br/5479213672347002

https://orcid.org/0000-0001-6934-3069

References

ABRAMOVICH, Fanny. Literatura Infantil: gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione, 1997.

AMARILHA, Marly. Infância e literatura: traçando a história. Revista Educação em questão, v. 11, n. 2, p. 126-137, 1999. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/9497. Acesso em: 15 fev. 2022.

ANDRADE, Rafael do Nascimento. A ilustração das literaturas infantil e juvenil na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 2018. 41 f. Artigo (Licenciatura em Letras Português – Espanhol). Universidade Federal Rural de Pernambuco. 2018. Disponível em: https://www.repository.ufrpe.br/bitstream/123456789/1212/1/tcc_art_rafaeldonascimentoandrade.pdf Acesso em 22 set. 2022.

ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. 2. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1981.

BACHELET, Gilles. Meu gato mais tonto do mundo. 2 ed. São Paulo: Estação Liberdade, 2017.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação, 2018. Disponível em:

<http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/bncc-20dez-site.pdf>. Acesso em: 26 jan. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio

Teixeira. Em Aberto. Brasília, 2019. Disponível em: http://www.emaberto.inep.gov.br. Acesso em 06 out. 2021.

CADERMATORI, Ligia. O que é literatura infantil. São Paulo: Brasiliense, 2006.

CAMARGO, Luís. Ilustração do livro infantil. Belo Horizonte: Ed. Lê, 1995

CÂNDIDO, Antônio. Vários escritos. São Paulo: Livraria Duas Cidades, 1970.

CASTANHA, Marilda. A linguagem visual no livro sem texto. In.: OLIVEIRA, Ieda de (org.). O que é qualidade em ilustração no livro infantil e juvenil: com a palavra o ilustrador. São Paulo: Editora DCL-Difusão Cultural do Livro, 2008.

COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil: teoria, análise, didática. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2000.

COLOMER, Teresa. Introdução à Literatura Infantil e Juvenil Atual. 1. ed. São Paulo: Global, 2017.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e pática. 2. ed. São Paulo: Conceito, 2009.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2002.

LAJOLO, Marisa; ZILBERMAN, Regina. Literatura infantil brasileira História e Histórias. 6.ed. São Paulo: Ática, 2007.

LEITE, Luiza Ferreira de Souza. Modos de ler e ser: a poética dos livros ilustrados. 2013. 219 f. Tese (Doutorado em Letras). Programa de Pós-graduação em Letras. Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. 2013. Disponível em: http://www.bdtd.uerj.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6136. Acesso em 26 set. 2021.

LIMA, Graça. O universo fascinante dos signos visuais. IN: GÓES, Lucia P; ALENKAR, Jakson (orgs.). Alma de imagem: A ilustração de livros para crianças e jovens na palavra de seus criadores. São Paulo: Paulus, 2009. p. 95-106.

LINDEN, Sophie Van der. Para Ler o Livro Ilustrado. 1.ed. São Paulo: SESI-SP, 2018.

OLIVEIRA, Ieda de. O que é qualidade em ilustração no livro infantil e juvenil: com a palavra o ilustrador. São Paulo: Editora DCL-Difusão Cultural do Livro, 2008.

OLIVEIRA, Rui de. O Brasil pela imagem: a ilustração de livros e o passado colonial. In.: SERRA, Elizabeth (org.). A Arte de Ilustrar Livros para Crianças e Jovens no Brasil. Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Rio de Janeiro: FNLIJ, 2013.

RIBEIRO, Marcelo. A relação entre o texto e a imagem. pp. 122-139. In.: OLIVEIRA, Ieda de (org.). O que é qualidade em ilustração no livro infantil e juvenil: com a palavra o ilustrador. São Paulo: Editora DCL-Difusão Cultural do Livro, 2008.

SOARES, Magda. A escolarização da literatura infantil e juvenil. In.: EVANGELISTA, Aracy Alves Martins; BRANDÃO, Heliana Maria Brina; MACHADO, Maria Zélia Versiani (organizadoras). Escolarização da leitura literária. 2ª ed., 3ª reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

ZIBERMAN, Regina. A literatura infantil na escola. 11. ed. rev. São Paulo: Global, 2003.

Published

2024-04-06

How to Cite

Magda Dezotti, de Lima Correia Muniz , D., & Chaiben Vargas , M. (2024). “Meu gato mais tonto do mundo”: : relação texto e imagem no livro ilustrado e a formação de leitores. Educação Em Foco, 27(51), 1–29. https://doi.org/10.36704/eef.v27i51.7082