“Meu gato mais tonto do mundo”:

relação texto e imagem no livro ilustrado e a formação de leitores

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v27i51.7082

Palabras clave:

Formación de Lectores, Libro infantil, Relación texto-imagen

Resumen

El artículo aborda relaciones que se establecen entre el texto y la imagen en  narración. Considera la ilustración un recurso que trasciende el objetivo estilístico. Realiza análisis exploratorio, buscando bases teóricas que sustentan la investigación. Después, se procede al análisis del libro "Mi gato más tonto del mundo", para ejemplificar la discusión. Los resultados mostraron que las imágenes dejaron de ser consideradas meros recursos estilísticos y pasaron a componer el relato como lenguaje visual, cargado de significado, ejerciendo funciones sustanciales en la literatura infantil; que la relación texto e imagen debe ser adecuadamente comprendida, especialmente por los educadores, para que sea utilizada como recurso para contribuir y ampliar la capacidad reflexiva de los alumnos y como estrategia en el proceso de formación lectora de los niños en la educación infantil. Sin embargo, faltan estudios e investigaciones que profundicen los debates sobre el multilingüismo y su uso en los procesos educativos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Magda Dezotti, Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG Carangola

Magda Dezotti: Graduada em Letras e Pedagogia; Mestra em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM); Doutora em Educação e Linguagem pela UFPE; Possui experiência docente Educação Básica e no Ensino Superior; Atualmente é professora do Departamento de Educação Linguística e Letras (DELL) e Coordenadora do Curso de Pedagogia - UEMG - Unidade Carangola; Pesquisadora líder do GEPROF - Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Profissão e  Formação Docente e participa como membro do GPEALE – Grupo de Pesquisa em Alfabetização, Linguagem e Decolonialidade e do NEPEL - Núcleo de Estudos e Pesquisas em  Educação e Linguagem.

http://lattes.cnpq.br/5333094092754507

https://orcid.org/0000-0002-3460-8423

Diana de Lima Correia Muniz , UEMG

Diana de Lima Correia Muniz: Graduada no curso de Bacharel em Direito pelo Centro Universitário da Cidade -  Rio de Janeiro em 2007; e Licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais – Unidade Carangola, em 2022. Participou do Projeto de Extensão “Alfabetização e letramento: uso de jogos como estratégias facilitadoras para a aquisição do Sistema de Escrita Alfabética sob a perspectiva da educação inclusiva em um cenário de respeito à diversidade” - UEMG Carangola.

http://lattes.cnpq.br/2867371238810589

https://orcid.org/0000-0002-5524-389X

Michele Chaiben Vargas , UEMG

Michele Chaiben Vargas: Graduada no curso Superior de Tecnologia em Design de Produto pela Universidade de Vila Velha em 2014, e em Licenciatura em Pedagogia da Universidade do Estado de Minas Gerais – Unidade Carangola- em 2022, participou do Projeto de Extensão “Alfabetização e letramento: uso de jogos como estratégias facilitadoras para a aquisição do Sistema de Escrita Alfabética sob a perspectiva da educação inclusiva em um cenário de respeito à  diversidade”, e do Programa “Mais Educação”, voltado à Educação Integral. Atuou como Pedagoga do EMEI Vereador Pedro Rosa de Moura e do EMEI Dr. Fernando Quintão Hosken, e como Assessora Educacional do CMEI Bairro Santo Onofre.

http://lattes.cnpq.br/5479213672347002

https://orcid.org/0000-0001-6934-3069

Citas

ABRAMOVICH, Fanny. Literatura Infantil: gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione, 1997.

AMARILHA, Marly. Infância e literatura: traçando a história. Revista Educação em questão, v. 11, n. 2, p. 126-137, 1999. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/9497. Acesso em: 15 fev. 2022.

ANDRADE, Rafael do Nascimento. A ilustração das literaturas infantil e juvenil na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 2018. 41 f. Artigo (Licenciatura em Letras Português – Espanhol). Universidade Federal Rural de Pernambuco. 2018. Disponível em: https://www.repository.ufrpe.br/bitstream/123456789/1212/1/tcc_art_rafaeldonascimentoandrade.pdf Acesso em 22 set. 2022.

ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. 2. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1981.

BACHELET, Gilles. Meu gato mais tonto do mundo. 2 ed. São Paulo: Estação Liberdade, 2017.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação, 2018. Disponível em:

<http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/bncc-20dez-site.pdf>. Acesso em: 26 jan. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio

Teixeira. Em Aberto. Brasília, 2019. Disponível em: http://www.emaberto.inep.gov.br. Acesso em 06 out. 2021.

CADERMATORI, Ligia. O que é literatura infantil. São Paulo: Brasiliense, 2006.

CAMARGO, Luís. Ilustração do livro infantil. Belo Horizonte: Ed. Lê, 1995

CÂNDIDO, Antônio. Vários escritos. São Paulo: Livraria Duas Cidades, 1970.

CASTANHA, Marilda. A linguagem visual no livro sem texto. In.: OLIVEIRA, Ieda de (org.). O que é qualidade em ilustração no livro infantil e juvenil: com a palavra o ilustrador. São Paulo: Editora DCL-Difusão Cultural do Livro, 2008.

COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil: teoria, análise, didática. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2000.

COLOMER, Teresa. Introdução à Literatura Infantil e Juvenil Atual. 1. ed. São Paulo: Global, 2017.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e pática. 2. ed. São Paulo: Conceito, 2009.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2002.

LAJOLO, Marisa; ZILBERMAN, Regina. Literatura infantil brasileira História e Histórias. 6.ed. São Paulo: Ática, 2007.

LEITE, Luiza Ferreira de Souza. Modos de ler e ser: a poética dos livros ilustrados. 2013. 219 f. Tese (Doutorado em Letras). Programa de Pós-graduação em Letras. Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. 2013. Disponível em: http://www.bdtd.uerj.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6136. Acesso em 26 set. 2021.

LIMA, Graça. O universo fascinante dos signos visuais. IN: GÓES, Lucia P; ALENKAR, Jakson (orgs.). Alma de imagem: A ilustração de livros para crianças e jovens na palavra de seus criadores. São Paulo: Paulus, 2009. p. 95-106.

LINDEN, Sophie Van der. Para Ler o Livro Ilustrado. 1.ed. São Paulo: SESI-SP, 2018.

OLIVEIRA, Ieda de. O que é qualidade em ilustração no livro infantil e juvenil: com a palavra o ilustrador. São Paulo: Editora DCL-Difusão Cultural do Livro, 2008.

OLIVEIRA, Rui de. O Brasil pela imagem: a ilustração de livros e o passado colonial. In.: SERRA, Elizabeth (org.). A Arte de Ilustrar Livros para Crianças e Jovens no Brasil. Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Rio de Janeiro: FNLIJ, 2013.

RIBEIRO, Marcelo. A relação entre o texto e a imagem. pp. 122-139. In.: OLIVEIRA, Ieda de (org.). O que é qualidade em ilustração no livro infantil e juvenil: com a palavra o ilustrador. São Paulo: Editora DCL-Difusão Cultural do Livro, 2008.

SOARES, Magda. A escolarização da literatura infantil e juvenil. In.: EVANGELISTA, Aracy Alves Martins; BRANDÃO, Heliana Maria Brina; MACHADO, Maria Zélia Versiani (organizadoras). Escolarização da leitura literária. 2ª ed., 3ª reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

ZIBERMAN, Regina. A literatura infantil na escola. 11. ed. rev. São Paulo: Global, 2003.

Publicado

2024-04-06

Cómo citar

Magda Dezotti, de Lima Correia Muniz , D., & Chaiben Vargas , M. (2024). “Meu gato mais tonto do mundo”: : relação texto e imagem no livro ilustrado e a formação de leitores. Educação Em Foco, 27(51), 1–29. https://doi.org/10.36704/eef.v27i51.7082