O ensino de ciências na educação infantil entre os anos de 2005 a 2021

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v27i51.7084

Palavras-chave:

Revisão bibliográfica. Sala de aula. Ciências. Criança.

Resumo

O ensino de Ciências na Educação Infantil deve ser realizado por temáticas que apresentam significados para as crianças despertando nelas o interesse e a curiosidade. Nesta perspectiva, o presente estudo buscou compreender o ensino de ciências na Educação Infantil através da identificação das temáticas e materiais de apoio utilizados em sala de aula. Buscou-se aporte teórico em documentos oficiais e artigos científicos. A presente pesquisa utilizou a metodologia de revisão bibliográfica com a análise de conteúdo. Foram selecionados 14 artigos para a análise os quais foram categorizados de acordo com as temáticas e materiais utilizados para o ensino de Ciências na Educação Infantil. O estudo mostrou que há uma diversidade de temas para serem desenvolvidos na Educação Infantil, além de identificar a predominância pela temática meio ambiente e a importância da utilização de diversos materiais de apoio para o ensino de ciências.

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Biografia do Autor

Mariana Reis Cotrim Gonçalves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Câmpus São Carlos

Mariana Reis Cotrim Gonçalves - Possui graduação em Pedagogia - Licenciatura plena pelo Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium (2016), pós- graduada pelo Instituto Federal de São Paulo Câmpus São Carlos. Tem experiência em Educação, atualmente professora efetiva na rede Municipal de Itirapina, atuando na Educação Infantil. 

Link currílo lattes- https://lattes.cnpq.br/0366084218118477

Link orcid:  https://orcid.org/0000-0003-0752-1397

Renata Martins dos Santos Paro, Istituto Federal de São Paulo - Câmpus São Carlos

Doutorado em Programa de Pós Graduação em Ecologia e Recursos Naturais 2010 - 2014 -  Universidade Federal de São Carlos
Título: Estrutura das comunidades fito e zooplanctônicas do Reservatório Guarapiranga (São Paulo) e relações com a hidrodinâmica e a eutrofização
Odete Rocha. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Cyanobacteria; Rotíferos; Grupos funcionais; Produção secundária; Impactos antrópicos.

Mestrado em Programa de Pós Graduação em Ecologia e Recursos Naturais 2008 - 2010 Universidade Federal de São Carlos
Título: Estrutura das comunidades fitoplanctônica e zooplanctônica, com ênfaze na produção secundária do zooplâncton, e fatores ambientais relacionados nos reservatórios do Baixo rio Tietê, SP,Ano de Obtenção: 2010
Odete rocha.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Especialização em Curso de Especialização em Metodologia do Ensino de Ciências Naturais 2016 - 2017 Universidade de São Paulo
Título: Aprendizagem Cooperativa no ensino de Biologia: descobrindo a origem da vida com o método jigsaw

Graduação em Normal Superior 2016 - 2017 Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza
Título: Sem Título

Graduação em Ciências Biológicas 2004 - 2008 Universidade Federal de Alfenas
Título: Diversidade e produção de Cladocera em quatro pontos do reservatório da UHE de Furnas-MG (rios Cabo Verde, Muzambão, Sapucaí e a junção dos três rios)
Orientador: Maria José dos Santos Wisniewski
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Referências

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Publicado

06/04/2024

Como Citar

Reis Cotrim Gonçalves, M., & Martins dos Santos Paro, R. (2024). O ensino de ciências na educação infantil entre os anos de 2005 a 2021. Educação Em Foco, 27(51), 1–25. https://doi.org/10.36704/eef.v27i51.7084