As HQs da Turma da Mônica Jovem e a produção da juventude atrelada aos artefatos tecnológicos e a visibilidade nas mídias sociais
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v26i49.7086Palavras-chave:
Educação. Michel Foucault. Modos de subjetivação. Pedagogias Culturais.Resumo
O artigo é um recorte de uma dissertação de mestrado, que objetivou compreender de que modo algumas enunciações que circulam nas Histórias em Quadrinhos da Turma da Mônica Jovem auxiliam na fabricação da juventude contemporânea. Nesta pesquisa tomou-se como objeto discursivo as edições publicadas entre março de 2018 à julho de 2019. O trabalho aproximou-se dos estudos foucaultianos, operando com algumas ferramentas da análise do discurso. No artigo aqui apresentado o foco de discussões situa-se em discorrer sobre um discurso que naturaliza a noção de juventude conectada aos artefatos tecnológicos e em destaque nas mídias sociais. Tais discursos são recorrentemente acionados nas HQs analisadas, colocando em operação relações de poder, subjetivando os sujeitos leitores a certas práticas e produzindo determinados modos hegemônicos de ser jovem na contemporaneidade.
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