As HQs da Turma da Mônica Jovem e a produção da juventude atrelada aos artefatos tecnológicos e a visibilidade nas mídias sociais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v26i49.7086

Palavras-chave:

Educação. Michel Foucault. Modos de subjetivação. Pedagogias Culturais.

Resumo

O artigo é um recorte de uma dissertação de mestrado, que objetivou compreender de que modo algumas enunciações que circulam nas Histórias em Quadrinhos da Turma da Mônica Jovem auxiliam na fabricação da juventude contemporânea. Nesta pesquisa tomou-se como objeto discursivo as edições publicadas entre março de 2018 à julho de 2019. O trabalho aproximou-se dos estudos foucaultianos, operando com algumas ferramentas da análise do discurso.  No artigo aqui apresentado o foco de discussões situa-se em discorrer sobre um discurso que naturaliza a noção de juventude conectada aos artefatos tecnológicos e em destaque nas mídias sociais. Tais discursos são recorrentemente acionados nas HQs analisadas, colocando em operação relações de poder, subjetivando os sujeitos leitores a certas práticas e produzindo determinados modos hegemônicos de ser jovem na contemporaneidade.

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Biografia do Autor

Lia Santo, IFSul - Instituto federal sul-riograndense

Lia Nunes Santo, Doutoranda do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense, Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil. Mestra em Educação e Tecnologia (IFSul). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Estudos Foucaultianos em Educação (GEFE) do IFSUL.

 

Lattes: https://lattes.cnpq.br/5172791037616395

 

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4907-0432

Bárbara Hees Garré, Instituto Federal Sul-rio-grandende -IFSul

Bárbara Hees Garré, Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense, Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil. Doutora em Educação Ambiental (FURG). Pedagoga (UCPEL). Líder do Grupo de Pesquisa Estudos Foucaultianos em Educação (GEFE) do IFSUL.

 

Lattes:  http://lattes.cnpq.br/8965428715189683

 

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6229-1603

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Publicado

03/08/2023

Como Citar

Santo, L., & Hees Garré, B. (2023). As HQs da Turma da Mônica Jovem e a produção da juventude atrelada aos artefatos tecnológicos e a visibilidade nas mídias sociais. Educação Em Foco, 26(49). https://doi.org/10.36704/eef.v26i49.7086