A Educação na Amazônia:

breves reflexões acerca dos impactos da pandemia nas escolas municipais de Manaus/AM.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v27i51.7087

Palavras-chave:

Educação, Políticas públicas educacionais, Educação na Amazônia, Pandemia da covid-19

Resumo

Este estudo oferta uma discussão sobre a temática da educação em tempos de pandemia e quais os impactos nas escolas do município de Manaus. Evidenciamos como objetivo geral, no qual, analisaremos as políticas adotadas pela secretaria nas escolas municipais e como decorreu todo o processo e desenvolvimento do vírus na capital. Sabemos que a pandemia intensificou problemáticas na educação brasileira e com a mudança do ensino presencial para o ensino remoto, trouxe inúmeras questões a serem discutidas e debatidas. Apresentaremos como a implementação das políticas neoliberais afetam a educação básica brasileira e como se intensificaram durante a pandemia da covid-19. A pesquisa é de origem qualitativa, buscando investigar a compreensão do objeto de estudo em sua totalidade, numa perspectiva crítica.

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Biografia do Autor

Gianne de Sousa Costa, UFAM

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6228-9872

LATTES :http://lattes.cnpq.br/0064994140745465

Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Amazonas. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas. Professora efetiva da Secretaria Municipal de Educação - SEMED-AM. Ex-integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicopedagogia Diferencial - NEPPD, grupo certificado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPQ. Bolsista de Iniciação Cientifica pelo CNPQ.

Selma Suely Baçal de Oliveira

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6765-4568

LATTES: http://lattes.cnpq.br/5050471052673175

Professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas.Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (1991), concluiu Mestrado (1997) em Educação pela Universidade de São Paulo. Atua no Curso de Licenciatura em Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFAM, onde orienta discentes de Doutorado e Mestrado. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFAM (2008/2009). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Políticas Públicas e Educação, certificado pelo CNPq. É Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da UFAM/Brasil.

 

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Publicado

06/04/2024

Como Citar

de Sousa Costa, G., & Selma Suely Baçal de Oliveira. (2024). A Educação na Amazônia: : breves reflexões acerca dos impactos da pandemia nas escolas municipais de Manaus/AM. Educação Em Foco, 27(51), 1–17. https://doi.org/10.36704/eef.v27i51.7087