LA Educación en la Amazonia
breves reflecciones sobre los impactos de la pandemia en las escuelas municipales de Manaus/AM
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v27i51.7087Palabras clave:
Educación. Politices publicas educacionales. Educación en la Amazonia. Pandemia de la COVID-19.Resumen
Este estudió ofrece una discusión sobre la temática de la educación en tiempos de la pandemia y cuáles son los impactos en las escuelas del municipio de Manaus. Evidenciémonos como objetivo general, al cual analizaremos las políticas adoptadas por la secretaria en las escuelas municipales y como descuere todo el proceso y desarrollo del virus en la capital. Sabemos que la pandemia intensificó problemáticas en la educación brasileña y como el cambio de la enseñanza presencial para la enseñanza totalmente a distancia, trayendo enumeras cuestiones a ser en discutidas y debatidas. Presentaremos como la implementación de las politices neoliberales afecta la educación básica brasileña y como se intensifican adentro de la pandemia de la Covid-19. De antemano, la pesquisa es de origen cualitativa, buscando investigar la comprensión del obyecto del estudio en su totalidad, en una perspectiva crítica.
Descargas
Citas
BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto – Portugal. Porto Editora, 1994.
Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Vigilância em Saúde. Especial: doença pelo coronavírus 2019. Bol. Epidemiol. [Internet]. Disponível em: https://portalarquivos.saude.gov.br/images/pdf/2020/April/06/2020-04-06-BE7-Boletim-Especial-do-COE-Atualizacao-da-Avaliacao-de-Risco.pdf. Acesso em: jan. 2022.
FUNDAÇÃO DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE. Boletins epidemiológicos do COVID-19. <http://www.fvs.am.gov.br/media/publicacao/Boletim_Situa%C3%A7%C3%A3o_Epidemiol%C3%B3gica_de_COVID-19_e_da_S%C3%ADndrome_Respirat%C3%B3ria_Aguda__g9E6Skz.pdf.>. Acesso out. de 2021.
LAKATOS, E.M. MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia cientifica. 7. Ed. – São Paulo:Atlas, 2010.
LIMA, Eduardo. DIRETORIA DE COMUNICAÇÃO DA UERJ. Estudo mostra eficiência do isolamento social contra o novo corona vírus. <https://www.uerj.br/noticia/11078/>. Acesso em dez. de 2021.
MIRANDA, Marilia Gouvea de. Crise na Educação: a retórica conservadora. Retratos da Escola,Brasília, v. 10, n. 19, p. 567-579, 2016. Disponível em: http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/700/707. Acesso em: jan. 2022. DOI: https://doi.org/10.22420/rde.v10i19.700
ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DE SAÚDE. OPAS - Brasil. Folha informativa – COVID-19 (doença causada pelo novo coronavírus). Disponível em: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_ content&view=article&id=6101:covid19&Itemid=875. Acesso em: jan. 2022
PALÚ, Janete (org); SCHUTZ, Jenerton Arlan (org); MAYER, Leandro (org). Desafios da Educação em tempos de pandemia. Cruz. Alta: Ilustração, 2020. DOI: https://doi.org/10.46550/978-65-991146-9-4
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO E DESPORTO DO AMAZONAS (SEDUC). Gabinete do Secretário. Portaria GS Nº 311 de 20 de março de 2020. Institui, no âmbito da rede pública estadual de ensino do Amazonas, o regime especial de aulas não presenciais, para a educação básica, como medida preventiva à disseminação do COVID-19. Disponível em http://www.educacao.am.gov.br/wp-content/uploads/2020/03/Portaria-GS-311-de-20-03-20-20-03-2020-5-26-PM-1.pdf. Acesso janeiro de 2022.
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO E DESPORTO DO AMAZONAS (SEDUC). Plano de retorno às atividades presenciais: Ações pedagógicas, de gestão e saúde para as unidades de ensino pós-pandemia da covid-19. Disponível em: http://www.educacao.am.gov.br/wp-content/uploads/2020/07/Plano-de-retorno-as-atividades-WEB-Manaus.pdf. Acesso em janeiro de 2022.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.