Dessa brincadeira você não pode brincar! A brincadeira de papéis na constituição de gênero na educação infantil

Autores

  • Leonardo Felipe Gonçalves Duarte Universidade Federal de Mato Grosso do Sul https://orcid.org/0000-0003-4161-3009
  • Ida Carneiro Martins Universidade Cidade de São Paulo
  • Roberto Gimenez Universidade Cidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v27i51.7100

Palavras-chave:

Gênero, Brincadeira, Docente, Criança, Educação Infantil

Resumo

O objetivo, com este artigo, foi compreender, sob princípios encontrados na bibliografia, como se constituem os papéis dos gêneros masculino e feminino na educação infantil. A problemática da pesquisa traduziu-se em entender como a literatura explicita a constituição de tais papéis, bem como entender se as brincadeiras têm papel preponderante. A abordagem metodológica foi qualitativa, com enfoques bibliográfico e exploratório. O exame da literatura deu-se por meio de análise interpretativa, que consistiu em inter-relacionar os dados obtidos com os princípios teóricos da abordagem histórico-cultural. Os resultados indicam que a brincadeira é fundamental para a apropriação dos papéis sociais, pois os meninos e as meninas, ao brincarem, internalizam as funções sociais atribuídas a homens e mulheres. Assim, no trabalho, considerou-se que a constituição de papéis de gênero também ocorre no processo educacional, já que o ato de brincar condiciona os sujeitos a seguirem os modos e papéis sociais desde pequenos.

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Biografia do Autor

Leonardo Felipe Gonçalves Duarte, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Educação vinculado a Faculdade de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (FAED/UFMS). Mestre em Educação pela Universidade Cidade de São Paulo (UNICID). Pós-graduado em Pedagogia: gestão docência pela Pontífica Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e o Mundo do Trabalho pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Graduado em Pedagogia pela Universidade Santo Amaro (UNISA). Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (CPNV/UFMS). Foi membro do grupo de estudos e pesquisas em aprendizagem, desenvolvimento e inclusão na educação básica - GEPADIEB - UNICID - CNPQ. É vice-lider do Grupo de Estudo e Pesquisa em Desenvolvimento Gênero e Educação (GEPDGE). 

Ida Carneiro Martins, Universidade Cidade de São Paulo

Doutora em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Mestre em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Licenciada em Educação Física (PUC-Camp). Professora e pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Educação  e do Mestrado Profissional em Formação de Gestores Educacionais da Universidade Cidade de São Paulo (UNICID). Vice-lider do grupo de estudos e pesquisas em aprendizagem, desenvolvimento e inclusão na educação básica - GEPADIEB - UNICID - CNPQ.

Roberto Gimenez, Universidade Cidade de São Paulo

Doutor em Biodinâmica do Movimento Humano e Mestre em Educação Física pela Universidade de São Paulo (USP). Bacharel e Licenciado em Educação Física (USP). Coordenador, professor e pesquisador do Programa de Pós-graduação em Educação. Professor do Mestrado Profissional em Formação de Gestores Educacionais da Universidade Cidade de São Paulo (UNICID). Lider do grupo de estudos e pesquisas em aprendizagem, desenvolvimento e inclusão na educação básica - GEPADIEB - UNICID - CNPQ.

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Publicado

06/04/2024

Como Citar

Duarte, L. F. G., Martins, I. C., & Gimenez, R. (2024). Dessa brincadeira você não pode brincar! A brincadeira de papéis na constituição de gênero na educação infantil. Educação Em Foco, 27(51). https://doi.org/10.36704/eef.v27i51.7100