Dessa brincadeira você não pode brincar! A brincadeira de papéis na constituição de gênero na educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v27i51.7100Palavras-chave:
Gênero, Brincadeira, Docente, Criança, Educação InfantilResumo
O objetivo, com este artigo, foi compreender, sob princípios encontrados na bibliografia, como se constituem os papéis dos gêneros masculino e feminino na educação infantil. A problemática da pesquisa traduziu-se em entender como a literatura explicita a constituição de tais papéis, bem como entender se as brincadeiras têm papel preponderante. A abordagem metodológica foi qualitativa, com enfoques bibliográfico e exploratório. O exame da literatura deu-se por meio de análise interpretativa, que consistiu em inter-relacionar os dados obtidos com os princípios teóricos da abordagem histórico-cultural. Os resultados indicam que a brincadeira é fundamental para a apropriação dos papéis sociais, pois os meninos e as meninas, ao brincarem, internalizam as funções sociais atribuídas a homens e mulheres. Assim, no trabalho, considerou-se que a constituição de papéis de gênero também ocorre no processo educacional, já que o ato de brincar condiciona os sujeitos a seguirem os modos e papéis sociais desde pequenos.
Downloads
Referências
ANDRADE, Maria Margarida. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. São Paulo: Atlas, 2010.
ARCE, Alessandra. Documentação oficial e o mito da educadora nata na educação infantil. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n.113, p. 167-184, jul. 2001. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742001000200009
BRAGA, Jainara Pacheco de; STINGHEN, Tcharlata Françoise; PLÁCIDO, Reginaldo. A influência do brincar na construção de gênero na infância. Redin - Revista Educacional Interdisciplinar, Taquara, v. 7, n. 1, 2018.
CAMPOS, Camila da Silva Rondon; SILVA, Cleidiane Gonçalves da; MIRANDA, Marta Maria Rodrigues de; ALMEIDA, Mickyciele da Silva Caldas; GAUDÊNCIO, Rosidete Conceição da Silva; CESÁRIO, Ruan Felipe da Silva; FERREIRA, Tânia Aparecida Oliveira. O brincar livre de gêneros. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, [S. l.], v. 7, n. 10, p. 2.655-2.663, 2021. DOI: https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.2907
CÓLIS, Eduardo Benedito; SOUZA, Leonardo Lemos. Infâncias, gênero e sexualidades: uma investigação-intervenção com professores de educação infantil. Revista Latinoamericana de Educación Inclusiva, Santiago, v.14, n.1, p. 53-68, 2019. DOI: https://doi.org/10.4067/S0718-73782020000100053
CONCEIÇÃO, Caroline Machado Cortelini; BERTONCELI, Mariane. A profissão docente na educação infantil: uma análise histórica da constituição de um grupo profissional. Temas & Matizes, [S. l.], v. 11, n. 21, p. 64–84, 2017.
DUARTE, Leonardo Felipe Gonçalves; DUARTE, Rodrigo Gonçalves; GIMENEZ, Roberto; MARTINS, Ida Carneiro. O cuidar e o educar realizado por professores homens na educação infantil: desafios de um cenário feminilizado. Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade, Naviraí, v. 9, n. 20, p. 91-106, 27 maio 2022. DOI: https://doi.org/10.55028/pdres.v9i20.14998
DUARTE, Leonardo Felipe Gonçalves; DUARTE, Rodrigo Gonçalves; MARTINS, Ida Carneiro. Docência masculina na educação infantil: será esse um espaço somente de mulheres? Dialogia, São Paulo, n. 43, p. 1-19, e23762, jan./abr. 2023. DOI: https://doi.org/10.5585/43.2023.23762
DUARTE, Leonardo Felipe Gonçalves; DUARTE, Rodrigo Gonçalves; MARTINS, Ida Carneiro. A constituição da masculinidade e feminilidade na educação infantil. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), Naviraí, v. 6, n. 1, 14 nov. 2022.
DUARTE, Leonardo Felipe Gonçalves. Gênero e educação: o que pensam os professores homens sobre sua inserção e atuação em instituições de educação infantil. 2023, 130 f. Orientadora: Profa. Dra. Ida Carneiro Martins. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Cidade de São Paulo, 2023.
ELIOT, Lise. Cérebro azul ou rosa: o impacto das diferenças de gênero na educação. Porto Alegre: Penso, 2013.
ELKONIN, Daniil. Psicologia do jogo. Tradução de Álvaro Cabral. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
FELIPE, Jane. Infância, gênero e sexualidade. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 25, n. 1, p. 54-87, jan./jul. 2000.
FONTANA, Roseli Canção. A constituição social da subjetividade: notas sobre Central do Brasil. Educação & Sociedade. Campinas, n. especial, v. 17, p. 221-234, jul. 2000. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302000000200010
FREITAS, Leticia et al. Brincadeiras de meninas e meninos: um olhar sobre as questões de gênero na educação infantil. Revista Práticas em Educação Infantil, v. 4, n. 5, 2019.
FURLAN, Cássia Cristina; MÜLLER, Verônica Regina. O brincar e as relações de gênero: reflexões de crianças e docentes. Revista do Centro de Educação, v. 40, n. 3, 2015. DOI: https://doi.org/10.5902/1984644413728
GAIO, Roberta; MARTINS, Ida Carneiro; ALVES, Perge. Brincadeira de menino ou de menina: o que dizem os/as professores/as de educação infantil. In: SOARES, Artemis de Araújo. (org.). Sociedade, cultura, educação e extensões na Amazônia. Manaus; São Paulo: Edua; Alexa Cultural, v. 1, p. 143-164, 2020.
GIONGO, Marina. Socialização de gênero e educação infantil: estudo de caso sobre a construção e reprodução dos papéis de gênero em uma escola no Rio Grande do Sul. Orientador: Rodrigo Ghiringhelli de Azevedo. 174 f. 2015. Dissertação (Mestrado) - Pós-graduação em Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2015.
GONÇALVES, Josiane Peres; ANTUNES, Jéssica Barbosa. Memórias de professores homens que trabalharam como docentes de educação infantil e suas representações sociais. Interfaces da Educação, [S. l.], v. 6, n. 16, p. 134-153, 2015. DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v6i16.440
GONÇALVES, Josiane Peres; FERREIRA, Verônica Caroline de Matos; CAPRISTO, Zenaide Ribeiro Neto. Professores homens desempenham as mesmas funções que as professoras na educação infantil? Olhares dos gestores escolares. Educação em Foco, [S. l.], v. 21, n. 34, p. 125-145, 2018. DOI: https://doi.org/10.24934/eef.v21i34.1470
GUIZZO, Bianca Salazar. Identidades de gênero masculinas na infância e as regulações produzidas na educação infantil. Revista Ártemis, [S. l.], n. 6, 2007.
LEONTIEV, Alexis. O desenvolvimento do psiquismo. São Paulo: Centauro, 2004.
LOURO, Guacira Lopes. Educação e docência: diversidade, gênero e sexualidade. Formação Docente – revista brasileira de pesquisa sobre formação de professores, [S. l.], v. 3, n. 4, p. 62-70, 2018.
LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis: Vozes, 2012.
LOURO, Guacira Lopes. Um corpo estranho – ensaios sobre sexualidade e teoria queer. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
MALHOTRA, Naresh. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 3.ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.
MARTINS, Ida Carneiro. As relações do professor de educação infantil com a brincadeira: do brincar na rua ao brincar na escola. 2009. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-graduação em Educação, Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, 2009.
MATOS, Rosana Trindade de; OLIVEIRA, Márcio de; VÁSQUEZ, Alícia Gonçalvez. Games, Plays and Childhood Education: notes about gender construction. Research, Society and Development, [S. l.], v. 10, n. 2, p. e13610212489, 2021. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v10i2.12489
MINAYO, Maria Cecilia de Souza. Análise qualitativa: teoria, passos e fidedignidade. Revista Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 17, n.3, p. 621-626, mar. 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-81232012000300007
PASCHOAL, Jaqueline Delgado; MACHADO, Maria Cristina Gomes. A história da educação infantil no Brasil: avanços, retrocessos e desafios dessa modalidade educacional. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, v. 9, n. 33, p. 78-95, 2012. DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v9i33.8639555
PEREIRA, Angelica; OLIVEIRA, Ericka. Brincadeiras de meninos e meninas: cenas de gênero na educação infantil. Reflexão e Ação, v. 24, n. 1, p. 273-288, 28 abr. 2016. DOI: https://doi.org/10.17058/rea.v24i1.7061
PINO, Angel. As marcas do humano: as origens da constituição cultural na perspectiva de Lev S. Vigotski. São Paulo: Cortez, 2005.
RAMOS, Clemerson Elder Trindade. Quem tem medo do lobo mau? Inquietações e medos sobre o trabalho do homem na educação infantil. 2020, 379 f.: il. Dissertação (Mestrado) – Pontifícia Universidade Católica de Goiás, 2020.
RUIS, Fernanda Ferrari; PEREZ, Márcia Cristina Argenti. Ouvindo meninos: relações de gênero na educação infantil. Doxa: revista brasileira de psicologia e educação, Araraquara, v. 19, n. 2, p. 283-294, 2017. DOI: https://doi.org/10.30715/rbpe.v19.n2.2017.10922
SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação e Realidade, Ano 20, n. 2, p. 71-99, jul./dez. 1998. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/71721/40667. Acesso em: 5 maio 2021.
SILVA, Claudionor Renato. Docência masculina na educação infantil: impressões de um iniciante. Gênero e raça em discussão. Jundiaí: Paco Editorial, 2014.
SILVA, Marciano Antonio; LAGE, Allene Carvalho. Masculinidades e o exercício de professores homens na educação infantil: uma reflexão a partir das sensibilidades. Rev. @mbienteeducação, São Paulo, v. 14, n. 3, p. 537-554, set./dez. 2021. DOI: https://doi.org/10.26843/v14.n3.2021.1062.p537-554
SMOLKA, Ana Luiza. A memória em questão: uma perspectiva histórico-cultural. Educação e Sociedade, v. 21, n.71, p.166-193, jul. 2000. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302000000200008
SOUSA, Angélica Silva de; OLIVEIRA, Guilherme Saramago de; ALVES, Laís Hilário. A pesquisa bibliográfica: princípios e fundamentos. Cadernos da Fucamp, Monte Carmelo, v. 20, n. 43, p. 64-83, 2021.
TEIXEIRA, Sônia Regina dos Santos; BARCA, Ana Paula de Araújo. O professor na perspectiva de Vigotski: uma concepção para orientar a formação de professores. Revista de Educação, Ciência e Cultura, Canoas, v. 24, n. 1, 2019. DOI: https://doi.org/10.18316/recc.v24i1.4584
URT, Sônia da Cunha; VITAL, Soraya Cunha Couto. Constituição docente na educação integral: um olhar a partir da teoria da atividade. III Jornada Brasileira De Educação E Linguagem. III Encontro Dos Programas De Mestrado Profissionais Em Educação E Letras. XII Jornada De Educação De Mato Grosso Do Sul. Anais [...]. Mato Grosso do Sul, 2018. ISBN: 978-85-99540-88-6.
VIANNA, Claudia; FINCO, Daniela. Meninas e meninos na educação infantil: uma questão de gênero e poder. Rev. Cad. Pagu, n.1, v.33, dez. 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-83332009000200010
VIGOTSKI, Lev Semionovitch. A brincadeira e o seu papel no desenvolvimento psíquico da criança. Revista Virtual de Gestão de Iniciativas Sociais. Tradução: Zoia Prestes. 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.