Aspectos socioemocionais na relação professor-aluno e aprendizagem escolar:

uma pesquisa bibliográfica

Autores

  • Hugo Bachini Neves Universidade Federal do Rio Grade - FURG
  • Joice Araújo Esperança Universidade Federal do Rio Grande /FURG

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v27i51.7108

Palavras-chave:

Escola, Relação professor-aluno, Ensino, Afetividade

Resumo

O artigo focaliza os aspectos socioemocionais na relação professor-aluno e os efeitos na aprendizagem escolar a partir da análise de produção científica sobre o tema. Autores como Henri Wallon, José Carlos Libâneo e Paulo Freire compõem a perspectiva teórica adotada. Realizou-se pesquisa bibliográfica através da seleção de artigos publicados entre 2011 e 2021 no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Constatou-se que, nos diversos contextos escolares focalizados, as relações socioemocionais são abordadas como possibilidade de favorecer a aprendizagem ou a partir da recorrência de ações docentes autoritárias. Destaca-se ainda a falta de afetividade nas relações com estudantes que não atendem a um modelo idealizado de aluno. Por fim, indica-se a necessidade de estudos sobre os anos finais do Ensino Fundamental e que relacionem aspectos socioemocionais com dados como frequência, repetência, evasão, interesse e desempenho escolar, a fim de verificar-se correlações e implicações.

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Biografia do Autor

Hugo Bachini Neves, Universidade Federal do Rio Grade - FURG

Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Atuou como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e do Programa Residência Pedagógica pela mesma Universidade.

ORCID: 0000-0002-8774-0743

E-mail:hugobachini@hotmail.com 

 

Joice Araújo Esperança, Universidade Federal do Rio Grande /FURG

Graduada em Pedagogia, Mestre e Doutora em Educação Ambiental. Professora Associada do Instituto de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU), da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Líder do GEPED - Grupo de Estudos e Pesquisas em Pedagogias, Culturas e Educação e Coordenadora do (Des)Conecta - Coletivo de Extensão Universitária sobre Infância, ludicidade e cultura digital.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6710370062196457

Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9153-3555

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Publicado

06/04/2024

Como Citar

Bachini Neves, H., & Araújo Esperança, J. (2024). Aspectos socioemocionais na relação professor-aluno e aprendizagem escolar: : uma pesquisa bibliográfica . Educação Em Foco, 27(51), 1–20. https://doi.org/10.36704/eef.v27i51.7108