Aspectos socioemocionais na relação professor-aluno e aprendizagem escolar:
uma pesquisa bibliográfica
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v27i51.7108Palavras-chave:
Escola, Relação professor-aluno, Ensino, AfetividadeResumo
O artigo focaliza os aspectos socioemocionais na relação professor-aluno e os efeitos na aprendizagem escolar a partir da análise de produção científica sobre o tema. Autores como Henri Wallon, José Carlos Libâneo e Paulo Freire compõem a perspectiva teórica adotada. Realizou-se pesquisa bibliográfica através da seleção de artigos publicados entre 2011 e 2021 no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Constatou-se que, nos diversos contextos escolares focalizados, as relações socioemocionais são abordadas como possibilidade de favorecer a aprendizagem ou a partir da recorrência de ações docentes autoritárias. Destaca-se ainda a falta de afetividade nas relações com estudantes que não atendem a um modelo idealizado de aluno. Por fim, indica-se a necessidade de estudos sobre os anos finais do Ensino Fundamental e que relacionem aspectos socioemocionais com dados como frequência, repetência, evasão, interesse e desempenho escolar, a fim de verificar-se correlações e implicações.
Downloads
Referências
BENTO, M. C. M.; SANTOS, I. G. S. Atitudes do professor em sala de aula - um estudo. ECCOM, v. 5, n. 9, p. 47- 56, jan./jun. 2014.
CANDAU, Vera Maria. Rumo a uma nova Didática. Petrópolis: Vozes, 1990.
CARMINATTI, B.; DEL PINO, J. C. Afetividade e relação professor-aluno: contribuições destas nos processos de ensino e de aprendizagem em ciências no ensino médio. Investigações em Ensino de Ciências, v. 24, n. 1, p. 122-138, 2019. DOI: https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2019v24n1p122
CASTILHO, M. S. A influência da afetividade na relação professor-aluno e suas implicações na aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Revista Internacional de apoyo a la inclusión, logopedia, sociedad y multiculturalidad, v. 5, n. 1, p. 68-85, 2019.
DAVIS, C.; DE LUNA, S. V. A questão da autoridade na educação. Cadernos de pesquisa, n. 76, p. 65-70, 1991.
FERREIRA, A. L.; ACIOLY-RÉGNIER, N. M. Contribuições de Henri Wallon à relação cognição e afetividade na educação. Educar em Revista, n. 36, p. 21-38, 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40602010000100003
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, P. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Olho d’Água, 2006.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.
KULLOK, M. G. B. (org.). Relação professor-aluno: contribuições à prática pedagógica. Maceió: EDUFAL, 2002.
LEITE, S. A. S. Afetividade nas práticas pedagógicas. Temas em Psicologia, v. 20, n. 2, p. 355-368, 2012. DOI: https://doi.org/10.9788/TP2012.2-06
LEMOS, J. M.; BATISTA, A. P. Relação entre autoconceito de crianças e estilos de liderança de professores. Psicologia Escolar e Educacional, v. 21, n. 1, p. 53-63, jan./abr. 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-3539201702111069
LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1991.
LOOS-SANT'ANA, H.; BARBOSA, P. M. R. Dando voz às crianças: percepções acerca do papel da dimensão afetiva na atividade pedagógica. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 98, n. 249, p. 446-466, mai./ago. 2017. DOI: https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.98i249.2639
LUCHESI, F. D. M.; CARAMASCHI, S.. Interação professor-aluno em aulas de educação física nas séries iniciais do ensino fundamental. Conexões, v. 14, n. 2, p. 90-112, abr./jun. 2016. DOI: https://doi.org/10.20396/conex.v14i2.8646058
MAHONEY, A. A.; ALMEIDA, L. R. (orgs.). Henri Wallon – Psicologia e Educação. São Paulo: Edições Loyola, 2002.
MAHONEY, A. A.; ALMEIDA, L. R. Afetividade e processo ensino-aprendizagem: contribuições de Henri Wallon. Psicologia da Educação, n. 20, p. 11-30, 2005.
MORALES, P. V. A relação professor-aluno: o que é, como se faz. São Paulo: Edições Loyola, 2004.
OLIVEIRA, M. C.; KORBES, L. M. Relação professor-aluno no processo de aprendizagem. Eventos Pedagógicos, v. 2, n. 1, p. 210-219, jan./jul. 2011. DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v2i1.8957
SILVA, R. M. S. A importância da afetividade na relação professor-aluno. In: KULLOK, M. G. B. (org.). Relação professor-aluno: contribuições à prática pedagógica. Maceió: EDUFAL, 2002.
SOUSA, A. S.; OLIVEIRA, G. S.; ALVES, L. H. A pesquisa bibliográfica: princípios e fundamentos. Cadernos da Fucamp, v. 20, n. 43, p. 64-83, 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.