Ativismo visual docente

a contravisualidade em uma conversa online com imagens

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v26i48.7144

Palavras-chave:

Metodologia da conversa, Cultura visual, Cotidianos digitais, Formação docente

Resumo

A conversação online se multiplicou durante o período da pandemia de covid-19 que se iniciou em 2020, no Brasil, e aprender a ser com a cultura visual, e as contravisualidades contemporâneas, visibiliza os modos como estamos nos produzindo, enquanto docentes, e que tem se tornado bem diferente de períodos anteriores à pandemia. É a partir desse contexto e da metodologia da conversa com imagens em cotidianos digitais que

trazemos para a reflexividade o trecho de uma conversa online com imagens entre licenciandas e licenciandos em pedagogia, mostrando de modo teórico-prático, neste artigo, o quanto estamos aprendendo-ensinando e nos constituindo com imagens em meio às múltiplas telas a partir das quais narramos sobre nós com outros. A conversa aconteceu em uma sala de conversas online com imagens, aberta no Google Meet, no mês de julho de 2021, em disciplina na Universidade pública e o artigo relata la experiência de las  autoras.

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Biografia do Autor

Adriana Hoffmann, UNIRIO

Pós-doutora em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense, Doutora e Mestre em Educação e Midia respectivamente pela PUC-Rio e pelo Proped/UERJ. Professora Associada da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) na Escola de Educação e Programa de Pós-graduação em Educação. Participante de várias redes de pesquiadores como as Redes Rede Internacional de Educação, Artes e Humanidades (REDARTH) que integra Brasil, Uruguai e Portugal, Rede de Formação Docente (FORMAD) que participa de ações na América Latina e a é co-fundadora da Rede Internacional de Ações Coletivas (RIA) fundada na pandemia integrando pesquisadores de vários estados do Brasil, Uruguai, Argentina, Espanha e outros paises. Líder do grupo de Pesquisa Comunicação, Audiovisual, Cultura e Educação (CACE/UNIRIO/Cnpq).

ID Lattes: 9405356181134336

http://lattes.cnpq.br/9405356181134336

Rosane Tesch, UNIRIO

Doutoranda em Educação pela UNIRIO; Mestre em Educação pela UERJ; Bacharel e Licenciada em Letras, também pela UERJ; e Especializada em Arte e Cultura pela UCAM. Atuou como Professora convidada no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação do Centro de Estudos Avançados em Pós-graduação e Pesquisa, Pólo RJ. Atualmente, é professora e gestora na SME/RJ e membro do Grupo de Pesquisa Comunicação, Audiovisual, Cultura e Educação - CACE/UNIRIO, coordenado pela Prof. Dra. Adriana Hoffmann Fernandes. Pesquisa docências interatoras em redes cotidianas digitais e é autora dos livros A criação de nomes próprios no Brasil: o neologismo na antroponímia e Audiovisualidades e autoformação docente.

http://lattes.cnpq.br/1058011913511617

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Publicado

29/04/2023

Como Citar

Hoffmann, S., & Tesch, R. (2023). Ativismo visual docente: a contravisualidade em uma conversa online com imagens. Educação Em Foco, 26(48). https://doi.org/10.36704/eef.v26i48.7144

Edição

Seção

Dossiê Ativismo Visual e Educação: práticas formacionais na Cultura Visual