Ativismo visual docente
a contravisualidade em uma conversa online com imagens
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v26i48.7144Palavras-chave:
Metodologia da conversa, Cultura visual, Cotidianos digitais, Formação docenteResumo
A conversação online se multiplicou durante o período da pandemia de covid-19 que se iniciou em 2020, no Brasil, e aprender a ser com a cultura visual, e as contravisualidades contemporâneas, visibiliza os modos como estamos nos produzindo, enquanto docentes, e que tem se tornado bem diferente de períodos anteriores à pandemia. É a partir desse contexto e da metodologia da conversa com imagens em cotidianos digitais que
trazemos para a reflexividade o trecho de uma conversa online com imagens entre licenciandas e licenciandos em pedagogia, mostrando de modo teórico-prático, neste artigo, o quanto estamos aprendendo-ensinando e nos constituindo com imagens em meio às múltiplas telas a partir das quais narramos sobre nós com outros. A conversa aconteceu em uma sala de conversas online com imagens, aberta no Google Meet, no mês de julho de 2021, em disciplina na Universidade pública e o artigo relata la experiência de las autoras.
Downloads
Referências
Referências
COLLINS, Patricia Hill. Se eu olhasse só o debate nas redes sociais, sairia correndo, afirma Patrícia Hill Collins. Entrevista por Denise Mota. Disponível em: . Acessado em: 12 set. 2021.
COLLINS, Patricia Hill. Interseccionalidade [recurso eletrônico] / Patricia Hill Collins, Sirma Bilge. Tradução: Rane Souza. 1ª edição. São Paulo: Boitempo, 2020.
GOMES, Antenor Rita. As imagens nas configurações educativas contemporâneas: a perspectiva da cultura visual. Rio de Janeiro: Editora Paco Editorial, 2021.
HOFFMANN, Adriana; TESCH, Rosane; et al. Manifesto Contravisualidades ou outravisualidades na educação. X Taller Latinoamericano para la Transformación de la Formación Docente en Lenguaje, Colômbia, 2021.
HOFFMANN FERNANDES, Adriana. A visualidade da cultura contemporânea e a educação: estudos sobre os modos de viver e produzir a imagem. Projeto de pesquisa UNIRIO, Edital Jovem Cientista do Nosso Estado, 2017.
MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene (Orgs). Educação da cultura visual: conceitos e contextos. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2011.
MIRZOEFF, Nicholas. A ‘teoria’ não são só palavras numa página, mas também coisas que se fazem. Entrevista a Inês Bezerra Barreiros. 11 jun. 2018. Disponível em:<https://www.buala.org/pt/cara-a-cara/a-teoria-nao-sao-so-palavras-numa-pagina-mas-tambem-coisas-que-se-fazem-entrevista-com-n> Acessado em: 14 ago. 2020.
MIRZOEFF, Nicholas. Cómo Ver El Mundo: Una nueva introducción a la cultura visual. Barcelona: Paidós, 2016.
PORRES PLA, Alfred. Conversações na aula de cultura visual. Processos e Práticas de Pesquisa em Cultura Visual e Educação. Raimundo Martins e Irene Tourinho (Orgs.). Rio Grande do Sul: Editora UFSM. 2013.
RIBEIRO JUNIOR, Dilton Couto; AMARO, Ivan; TEIXEIRA, Marcelle Medeiros; RUANNI, Ruan Moutinho. Do face a face às dinâmicas comunicacionais em/na rede: a conversa online como procedimento metodológico da pesquisa em educação. Revista Educação em Foco, Juiz de Fora, n 25, jan/abr de 2020.
RIBEIRO, Tiago; de SOUZA, Rafael de; SAMPAIO, Carmen Sanches. Conversa como metodologia de pesquisa: porque não? Rio de Janeiro, Ed. Ayvu, 2018.
ROSE, Gillian. Visual methodologies: an introduction to resourcing with visual materials. [Digital book]. 4 Ed. London: Sage, 2016.
SARDELICH, Maria Emília. Leitura de imagens e cultura visual: desenredando conceitos para a prática educativa. Educar. Curitiba: Editora UFPR, nº 27, p. 203-219, 2006.
TESCH, Rosane; HOFFMANN, Adriana. A sala de conversas online com imagens nas pesquisas em educação: uma metodologia de pesquisa com cultura visual. Anais do 4º Seminário Internacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual. Coordenação geral: Grazy Andraus. Goiânia: UFG.PPGACV. 2022. Disponível em: Anais_FAV_IV_SIPACV_1.6a.pdf (ufg.br) Acessado em: 09 out. 2022.
VALLE, Lutiere Dalla. Cultura visual e educação: cartografias afetivas e compreensão crítica das imagens. Revista Cadernos de Comunicação, Santa Maria, vol 24, n 1, jan/abr 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.