Teacher Visual Activism:

contravisuality in an online chat room with images

Authors

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v26i48.7144

Keywords:

Digital daily life, Teacher training, Conversation methodology, Visual culture

Abstract

Online conversation multiplied during the period of the COVID-19 pandemic that started in 2020 in Brazil, and learning to be with visual culture and contemporary (counter) visualities, makes visible the ways in which we are producing ourselves, as teachers, and that has become quite different from periods prior to the pandemic. It is from this context and the methodology of conversation with images in digital daily life that we bring to reflexivity the excerpt of an online conversation with images between graduates in pedagogy, showing in a theoretical-practical way, in this article, how much we are learning-teaching and constituting ourselves with the images in the midst of the multiple screens from which we narrate about ourselves with others. The conversation took place in an online chat room with images, open on Google Meet, in July 2021, in a discipline at the Public University and the article reports the experience of the authors, respectively professor of the discipline and phD student, in the theme under analysis in the thesis being prepared by one of them.

Keywords: Digital daily life. Teacher training. Conversation methodology. Visual culture

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Sra Hoffmann, UNIRIO

Pós-doutora em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense, Doutora e Mestre em Educação e Midia respectivamente pela PUC-Rio e pelo Proped/UERJ. Professora Associada da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) na Escola de Educação e Programa de Pós-graduação em Educação. Participante de várias redes de pesquiadores como as Redes Rede Internacional de Educação, Artes e Humanidades (REDARTH) que integra Brasil, Uruguai e Portugal, Rede de Formação Docente (FORMAD) que participa de ações na América Latina e a é co-fundadora da Rede Internacional de Ações Coletivas (RIA) fundada na pandemia integrando pesquisadores de vários estados do Brasil, Uruguai, Argentina, Espanha e outros paises. Líder do grupo de Pesquisa Comunicação, Audiovisual, Cultura e Educação (CACE/UNIRIO/Cnpq).

ID Lattes: 9405356181134336

http://lattes.cnpq.br/9405356181134336

Rosane Tesch, UNIRIO

Doutoranda em Educação pela UNIRIO; Mestre em Educação pela UERJ; Bacharel e Licenciada em Letras, também pela UERJ; e Especializada em Arte e Cultura pela UCAM. Atuou como Professora convidada no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação do Centro de Estudos Avançados em Pós-graduação e Pesquisa, Pólo RJ. Atualmente, é professora e gestora na SME/RJ e membro do Grupo de Pesquisa Comunicação, Audiovisual, Cultura e Educação - CACE/UNIRIO, coordenado pela Prof. Dra. Adriana Hoffmann Fernandes. Pesquisa docências interatoras em redes cotidianas digitais e é autora dos livros A criação de nomes próprios no Brasil: o neologismo na antroponímia e Audiovisualidades e autoformação docente.

http://lattes.cnpq.br/1058011913511617

References

Referências

COLLINS, Patricia Hill. Se eu olhasse só o debate nas redes sociais, sairia correndo, afirma Patrícia Hill Collins. Entrevista por Denise Mota. Disponível em: . Acessado em: 12 set. 2021.

COLLINS, Patricia Hill. Interseccionalidade [recurso eletrônico] / Patricia Hill Collins, Sirma Bilge. Tradução: Rane Souza. 1ª edição. São Paulo: Boitempo, 2020.

GOMES, Antenor Rita. As imagens nas configurações educativas contemporâneas: a perspectiva da cultura visual. Rio de Janeiro: Editora Paco Editorial, 2021.

HOFFMANN, Adriana; TESCH, Rosane; et al. Manifesto Contravisualidades ou outravisualidades na educação. X Taller Latinoamericano para la Transformación de la Formación Docente en Lenguaje, Colômbia, 2021.

HOFFMANN FERNANDES, Adriana. A visualidade da cultura contemporânea e a educação: estudos sobre os modos de viver e produzir a imagem. Projeto de pesquisa UNIRIO, Edital Jovem Cientista do Nosso Estado, 2017.

MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene (Orgs). Educação da cultura visual: conceitos e contextos. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2011.

MIRZOEFF, Nicholas. A ‘teoria’ não são só palavras numa página, mas também coisas que se fazem. Entrevista a Inês Bezerra Barreiros. 11 jun. 2018. Disponível em:<https://www.buala.org/pt/cara-a-cara/a-teoria-nao-sao-so-palavras-numa-pagina-mas-tambem-coisas-que-se-fazem-entrevista-com-n> Acessado em: 14 ago. 2020.

MIRZOEFF, Nicholas. Cómo Ver El Mundo: Una nueva introducción a la cultura visual. Barcelona: Paidós, 2016.

PORRES PLA, Alfred. Conversações na aula de cultura visual. Processos e Práticas de Pesquisa em Cultura Visual e Educação. Raimundo Martins e Irene Tourinho (Orgs.). Rio Grande do Sul: Editora UFSM. 2013.

RIBEIRO JUNIOR, Dilton Couto; AMARO, Ivan; TEIXEIRA, Marcelle Medeiros; RUANNI, Ruan Moutinho. Do face a face às dinâmicas comunicacionais em/na rede: a conversa online como procedimento metodológico da pesquisa em educação. Revista Educação em Foco, Juiz de Fora, n 25, jan/abr de 2020.

RIBEIRO, Tiago; de SOUZA, Rafael de; SAMPAIO, Carmen Sanches. Conversa como metodologia de pesquisa: porque não? Rio de Janeiro, Ed. Ayvu, 2018.

ROSE, Gillian. Visual methodologies: an introduction to resourcing with visual materials. [Digital book]. 4 Ed. London: Sage, 2016.

SARDELICH, Maria Emília. Leitura de imagens e cultura visual: desenredando conceitos para a prática educativa. Educar. Curitiba: Editora UFPR, nº 27, p. 203-219, 2006.

TESCH, Rosane; HOFFMANN, Adriana. A sala de conversas online com imagens nas pesquisas em educação: uma metodologia de pesquisa com cultura visual. Anais do 4º Seminário Internacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual. Coordenação geral: Grazy Andraus. Goiânia: UFG.PPGACV. 2022. Disponível em: Anais_FAV_IV_SIPACV_1.6a.pdf (ufg.br) Acessado em: 09 out. 2022.

VALLE, Lutiere Dalla. Cultura visual e educação: cartografias afetivas e compreensão crítica das imagens. Revista Cadernos de Comunicação, Santa Maria, vol 24, n 1, jan/abr 2020.

Published

2023-04-29

How to Cite

Hoffmann, S., & Tesch, R. (2023). Teacher Visual Activism:: contravisuality in an online chat room with images. Educação Em Foco, 26(48). https://doi.org/10.36704/eef.v26i48.7144

Issue

Section

Dossiê Ativismo Visual e Educação: práticas formacionais na Cultura Visual