Signos e significações em livros didáticos de ciências:
diagramas em foco
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v27i53.8091Palavras-chave:
Comunicação, Educação, Linguagem, Representação visual, Semiótica peirceanaResumo
O tema deste artigo está na interface comunicação/educação, na qual disciplinas escolares são vistas como linguagens, ou sistemas de signos, o processo de aprendizagem envolve a ação de signos e o aprendiz é intérprete de tais signos. Assim, com o objetivo de explicitar o potencial do diagrama para colocar a cognição em movimento, apresentamos aspectos gerais da amostra estratificada e constituída por 30% das 68 coleções recomendados pelo Programa Nacional do Livro e de Material Didático - PNLD 2020 – Ensino Fundamental II – que compõe o corpus da pesquisa, e o recorte realizado para o âmbito deste artigo; em seguida, definições e classificações de signos que constam na gramática especulativa, parte da semiótica ou lógica peirceana; o conceito de diagrama e justificativas, de certo modo, porque as tabelas, quadros, gráficos, mapas, infográficos e mapas conceituais podem ser vistos como diagramas e, por fim, analisamos tais diagramas.
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