Signos e significações em livros didáticos de ciências:

diagramas em foco

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v27i53.8091

Palavras-chave:

Comunicação, Educação, Linguagem, Representação visual, Semiótica peirceana

Resumo

O tema deste artigo está na interface comunicação/educação, na qual disciplinas escolares são vistas como linguagens, ou sistemas de signos, o processo de aprendizagem envolve a ação de signos e o aprendiz é intérprete de tais signos. Assim, com o objetivo de explicitar o potencial do diagrama para colocar a cognição em movimento, apresentamos aspectos gerais da amostra estratificada e constituída por 30% das 68 coleções recomendados pelo Programa Nacional do Livro e de Material Didático - PNLD 2020 – Ensino Fundamental II – que compõe o corpus da pesquisa, e o recorte realizado para o âmbito deste artigo; em seguida, definições e classificações de signos que constam na gramática especulativa, parte da semiótica ou lógica peirceana; o conceito de diagrama e justificativas, de certo modo, porque as tabelas, quadros, gráficos, mapas, infográficos e mapas conceituais podem ser vistos como diagramas e, por fim, analisamos tais diagramas.

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Biografia do Autor

Maria Ogécia Drigo, Universidade de Sorocaba - Uniso

Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, pós-doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e docente no PPG em Educação e no PPG em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba (Uniso).

Luciana Coutinho Pagliarini de Souza, Universidade de Sorocaba

Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP; estágio pós-doutoral na Universidade de Kassel, Kassel, Alemanha; docente do PPG em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba (Uniso), Sorocaba, SP.

Maria Alzira de Almeida Pimenta, Universidade de Sorocaba

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, Brasil(2002) e docente do PPG em Comunicação e Cultura e do PPG em Educação da Universidade de Sorocaba (Uniso), Sorocaba, SP.

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Publicado

26/09/2024

Como Citar

Drigo, M. O., Coutinho Pagliarini de Souza, L., & de Almeida Pimenta, M. A. (2024). Signos e significações em livros didáticos de ciências:: diagramas em foco. Educação Em Foco, 27(53), 1–21. https://doi.org/10.36704/eef.v27i53.8091