O Crescimento do ensino superior em ambientes virtuais com o advento da Pandemia de Covid-19:

quais os mecanismos de controle de oferta e de qualidade?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v27i53.8156

Palavras-chave:

Ensino Superior à Distância, Modelos de Avaliação de Qualidade, Pandemia de Covid-19.

Resumo

Com o crescimento da oferta de cursos à distância no Brasil, especialmente após a deflagração da pandemia de Covid-19, houve a necessidade de se intensificar os debates acerca da qualidade dos cursos sob a perspectiva dos discentes, considerando-se que estes, num contexto de oferta de serviços, seriam os clientes do processo. O presente trabalho teve como objetivo promover uma discussão acerca dos modelos disponíveis para avaliação da percepção de qualidade dos serviços educacionais a partir da perspectiva do Ensino Superior à Distância. Dentre os modelos mais utilizados, o Servqual tem sido uma ferramenta bastante eficaz nos processos de gestão administrativa e educacional, considerando os níveis de percepção de qualidade dos discentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edson César Napoleão Júnior, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestrando da UFSC no programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento. Bacharel em Direito pela IES/Florianópolis. Bacharel em Ciências Policiais pela Faculdade da PMSC. Especialista em Direito Militar pela Universidade Cândido Mendes. Atualmente trabalha para o Governo do Estado de Santa Catarina como Oficial da Policia Militar. Possui experiência na docência, atuando como Professor na Faculdade da PMSC.

Maria José Baldessar, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, Mestre em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina, coordenadora do Grupo de Pesquisa Mídia e Convergência, certificado pelo CNPq. É professora Associada da Universidade Federal de Santa Catarina. É docente permanente nos programas de Pós-Graduação de Engenharia e Gestão do Conhecimento. Integra o Núcleo de Televisão Digital Interativa.

Referências

BRASIL. Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. 2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/decreto/D9057.htm. Acesso em: 11 de novembro de 2023.

BRASIL. Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. INEP. Censo da Educação Superior 2021. 2021. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/censo-da-educacao-superior/resultados/2021. Acesso em: 11 de novembro de 2023.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional (LDB). 1996. Brasília, DF. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.htm#art80. Acesso em: 11 de novembro de 2023.

BRASIL. Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004. Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES e dá outras providências. 2004. Brasília, DF. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2004/Lei/L10.861.htm. Acesso em: 11 de novembro de 2023.

CASTRO, A. M. D. A.; ARAUJO, N. da V. G. Educação superior no Brasil e a utilização da Educação a Distância como estratégia de expansão e massificação. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 34, n. 1, p. 189-209, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.21573/vol34n12018.80574. Acesso em: 11 de novembro de 2023.

CRUZ, J. R.; LIMA, D. da C. B. P. Trajetória da educação a distância no Brasil: políticas, programas e ações nos últimos 40 anos. Jornal de Políticas Educacionais, v. 13, p. e64564. Epub 18 de julho de 2022, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.64564. Acesso em: 11 de novembro de 2023.

DABHOLKAR, P. A.; THORPE, D. I.; RENTZ, J. O. A measure of service quality for retail stores: scale development and validation. Journal of the Academy of Marketing Science, v. 24, n. 3, 1996.

dos SANTOS, P. H.; MOURA, L. R. C.; VASCONCELOS, F. C. W.; CUNHA, N. R. S. Avaliação da qualidade de serviços educacionais em uma instituição pública de ensino superior e suas consequências. Desafio Online, v. 5, n. 2, 2017.

FERREIRA JÚNIOR, P. V. Estudo avaliativo da qualidade do ensino remoto emergencial na Escola Estadual Prof.º José Mamede, segundo a percepção dos alunos (Monografia de Graduação em Administração). 2022. Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal.

GIOLO, J. Educação a Distância no Brasil: a expansão vertiginosa. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 34, n. 1, p. 73-97, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.21573/vol34n12018.82465. Acesso em: 11 de novembro de 2023.

LOPES, E. L.; HERNANDEZ, J. M. da C.; NOHARA, J. J. Escalas concorrentes para a mensuração da qualidade percebida: uma comparação entre a Servqual e a RSQ. Revista De Administração De Empresas, v. 49, n. 4, p. 401–416, 2009. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0034-75902009000400004. Acesso em: 11 de novembro de 2023.

LOURO, M. J. S. Modelos de avaliação de marca. Revista De Administração De Empresas, v. 40, n. 2, p. 26–37, 2000. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0034-75902000000200004. Acesso em: 11 de novembro de 2023.

MATTAR, J. Educação à distância pós-pandemia: uma visão do futuro. São Paulo, SP: Artesanato Educacional. 2022.

MELLO, S. C. B. de.; DUTRA, H. F. de O.; OLIVEIRA, P. A. da S. Avaliando a qualidade de serviço educacional numa ies: o impacto da qualidade percebida na apreciação do aluno de graduação. Organizações & Sociedade, v. 8, n. 21, p.125–137, 2001. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1984-92302001000200008. Acesso em: 11 de novembro de 2023.

NASCIMENTO, E. M da S. Estudo da percepção da qualidade no ensino superior remoto utilizando a escala SERVQUAL: visão dos discentes de uma universidade pública (Trabalho de Conclusão de Curso Administração). 2022. Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru.

NASCIMENTO, L. da S.; da CRUZ, A. G. Educação em tempos de pandemia e o fortalecimento da educação a distância no ensino superior: as oportunidades do lucrativo mercado educacional. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, v. 13, n. 1, p. 258–276, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.9771/gmed.v13i1.43565. Acesso em: 11 de novembro de 2023.

NEPOMUCENO, V.; ALGEBAILE, E. Educação Básica No Brasil, Trabalho Docente E Pandemia. RTPS - Revista Trabalho, Política E Sociedade, v. 6, n. 10, p. 193-212, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.29404/rtps-v6i10.821. Acesso em: 11 de novembro de 2023.

NUNES-SILVA, L.; MALACARNE, A.; DE-BORTOLI, R. Ativos intangíveis e criação de valor: análise da produção científica. Scientia Plena, v. 17, n. 11, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.14808/sci.plena.2021.271101. Acesso em: 11 de novembro de 2023.

OLIVEIRA, O. J.; FERREIRA, E. C. Adaptação e aplicação da escala SERVQUAL na educação superior. Revista Gestão Da Produção Operações E Sistemas, v. 3, n. 3, p. 133, 2008. Disponível em : https://doi.org/10.15675/gepros.v3i3.473. Acesso em: 11 de novembro de 2023.

PARASURAMAN, A.; ZEITHAML, V. A.; BERRY, L. L. Servqual: a multiple-item scale for measuring consumer perceptions of service quality. Journal of Retailing, v. 64, p. 12-40, 1988.

PRASS, R. M.; SANT'ANNA, L. C.; GODOY, L. P. Avaliação da qualidade de serviços prestados na área educacional através do modelo SERVQUAL. Revista Gestão Industrial, v. 6, n. 2, 2010.

SAMPAIO, H.; PIRES, A.; CARNEIRO, A. M. De volta ao futuro? A pandemia de covid-19 como catalisadora de mudanças no ensino superior. Humanidades & Inovação, v. 9, n. 2, 53-66, 2022.

SANTOS, C. de A. Educação Superior à Distância no Brasil: democratização da oferta ou expansão do mercado. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 34, n. 1, p. 167-188, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.21573/vol34n12018.82470. Acesso em: 11 de novembro de 2023.

SANTOS, P. A.; MOURA, L. R. C.; VASCONCELOS, F. C. W.; CUNHA, N. R. S. Avaliação da imagem percebida sobre serviços educacionais em uma instituição pública de Ensino Superior. Desafio Online, v. 5, n. 2, p. 179-200, 2017.

VICTOR, M. N. F. Avaliação da qualidade no curso de língua inglesa da Casa de Cultura Britânica de uma instituição de ensino superior. (Dissertação de Mestrado em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior). Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza. 2021.

ZEITHAML, V. A. Service quality, profitability, and the economic worth of customers: what we know and what we need to learn. Journal of the academy of marketing science, v. 28, p. 67-85, 2000.

Downloads

Publicado

26/09/2024

Como Citar

Júnior, E. C. N., & Baldessar, M. J. (2024). O Crescimento do ensino superior em ambientes virtuais com o advento da Pandemia de Covid-19:: quais os mecanismos de controle de oferta e de qualidade? . Educação Em Foco, 27(53), 1–19. https://doi.org/10.36704/eef.v27i53.8156