O Crescimento do ensino superior em ambientes virtuais com o advento da Pandemia de Covid-19:
quais os mecanismos de controle de oferta e de qualidade?
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v27i53.8156Palavras-chave:
Ensino Superior à Distância, Modelos de Avaliação de Qualidade, Pandemia de Covid-19.Resumo
Com o crescimento da oferta de cursos à distância no Brasil, especialmente após a deflagração da pandemia de Covid-19, houve a necessidade de se intensificar os debates acerca da qualidade dos cursos sob a perspectiva dos discentes, considerando-se que estes, num contexto de oferta de serviços, seriam os clientes do processo. O presente trabalho teve como objetivo promover uma discussão acerca dos modelos disponíveis para avaliação da percepção de qualidade dos serviços educacionais a partir da perspectiva do Ensino Superior à Distância. Dentre os modelos mais utilizados, o Servqual tem sido uma ferramenta bastante eficaz nos processos de gestão administrativa e educacional, considerando os níveis de percepção de qualidade dos discentes.
Downloads
Referências
BRASIL. Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. 2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/decreto/D9057.htm. Acesso em: 11 de novembro de 2023.
BRASIL. Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. INEP. Censo da Educação Superior 2021. 2021. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/censo-da-educacao-superior/resultados/2021. Acesso em: 11 de novembro de 2023.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional (LDB). 1996. Brasília, DF. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.htm#art80. Acesso em: 11 de novembro de 2023.
BRASIL. Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004. Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES e dá outras providências. 2004. Brasília, DF. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2004/Lei/L10.861.htm. Acesso em: 11 de novembro de 2023.
CASTRO, A. M. D. A.; ARAUJO, N. da V. G. Educação superior no Brasil e a utilização da Educação a Distância como estratégia de expansão e massificação. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 34, n. 1, p. 189-209, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.21573/vol34n12018.80574. Acesso em: 11 de novembro de 2023.
CRUZ, J. R.; LIMA, D. da C. B. P. Trajetória da educação a distância no Brasil: políticas, programas e ações nos últimos 40 anos. Jornal de Políticas Educacionais, v. 13, p. e64564. Epub 18 de julho de 2022, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.64564. Acesso em: 11 de novembro de 2023.
DABHOLKAR, P. A.; THORPE, D. I.; RENTZ, J. O. A measure of service quality for retail stores: scale development and validation. Journal of the Academy of Marketing Science, v. 24, n. 3, 1996.
dos SANTOS, P. H.; MOURA, L. R. C.; VASCONCELOS, F. C. W.; CUNHA, N. R. S. Avaliação da qualidade de serviços educacionais em uma instituição pública de ensino superior e suas consequências. Desafio Online, v. 5, n. 2, 2017.
FERREIRA JÚNIOR, P. V. Estudo avaliativo da qualidade do ensino remoto emergencial na Escola Estadual Prof.º José Mamede, segundo a percepção dos alunos (Monografia de Graduação em Administração). 2022. Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal.
GIOLO, J. Educação a Distância no Brasil: a expansão vertiginosa. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 34, n. 1, p. 73-97, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.21573/vol34n12018.82465. Acesso em: 11 de novembro de 2023.
LOPES, E. L.; HERNANDEZ, J. M. da C.; NOHARA, J. J. Escalas concorrentes para a mensuração da qualidade percebida: uma comparação entre a Servqual e a RSQ. Revista De Administração De Empresas, v. 49, n. 4, p. 401–416, 2009. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0034-75902009000400004. Acesso em: 11 de novembro de 2023.
LOURO, M. J. S. Modelos de avaliação de marca. Revista De Administração De Empresas, v. 40, n. 2, p. 26–37, 2000. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0034-75902000000200004. Acesso em: 11 de novembro de 2023.
MATTAR, J. Educação à distância pós-pandemia: uma visão do futuro. São Paulo, SP: Artesanato Educacional. 2022.
MELLO, S. C. B. de.; DUTRA, H. F. de O.; OLIVEIRA, P. A. da S. Avaliando a qualidade de serviço educacional numa ies: o impacto da qualidade percebida na apreciação do aluno de graduação. Organizações & Sociedade, v. 8, n. 21, p.125–137, 2001. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1984-92302001000200008. Acesso em: 11 de novembro de 2023.
NASCIMENTO, E. M da S. Estudo da percepção da qualidade no ensino superior remoto utilizando a escala SERVQUAL: visão dos discentes de uma universidade pública (Trabalho de Conclusão de Curso Administração). 2022. Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru.
NASCIMENTO, L. da S.; da CRUZ, A. G. Educação em tempos de pandemia e o fortalecimento da educação a distância no ensino superior: as oportunidades do lucrativo mercado educacional. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, v. 13, n. 1, p. 258–276, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.9771/gmed.v13i1.43565. Acesso em: 11 de novembro de 2023.
NEPOMUCENO, V.; ALGEBAILE, E. Educação Básica No Brasil, Trabalho Docente E Pandemia. RTPS - Revista Trabalho, Política E Sociedade, v. 6, n. 10, p. 193-212, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.29404/rtps-v6i10.821. Acesso em: 11 de novembro de 2023.
NUNES-SILVA, L.; MALACARNE, A.; DE-BORTOLI, R. Ativos intangíveis e criação de valor: análise da produção científica. Scientia Plena, v. 17, n. 11, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.14808/sci.plena.2021.271101. Acesso em: 11 de novembro de 2023.
OLIVEIRA, O. J.; FERREIRA, E. C. Adaptação e aplicação da escala SERVQUAL na educação superior. Revista Gestão Da Produção Operações E Sistemas, v. 3, n. 3, p. 133, 2008. Disponível em : https://doi.org/10.15675/gepros.v3i3.473. Acesso em: 11 de novembro de 2023.
PARASURAMAN, A.; ZEITHAML, V. A.; BERRY, L. L. Servqual: a multiple-item scale for measuring consumer perceptions of service quality. Journal of Retailing, v. 64, p. 12-40, 1988.
PRASS, R. M.; SANT'ANNA, L. C.; GODOY, L. P. Avaliação da qualidade de serviços prestados na área educacional através do modelo SERVQUAL. Revista Gestão Industrial, v. 6, n. 2, 2010.
SAMPAIO, H.; PIRES, A.; CARNEIRO, A. M. De volta ao futuro? A pandemia de covid-19 como catalisadora de mudanças no ensino superior. Humanidades & Inovação, v. 9, n. 2, 53-66, 2022.
SANTOS, C. de A. Educação Superior à Distância no Brasil: democratização da oferta ou expansão do mercado. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 34, n. 1, p. 167-188, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.21573/vol34n12018.82470. Acesso em: 11 de novembro de 2023.
SANTOS, P. A.; MOURA, L. R. C.; VASCONCELOS, F. C. W.; CUNHA, N. R. S. Avaliação da imagem percebida sobre serviços educacionais em uma instituição pública de Ensino Superior. Desafio Online, v. 5, n. 2, p. 179-200, 2017.
VICTOR, M. N. F. Avaliação da qualidade no curso de língua inglesa da Casa de Cultura Britânica de uma instituição de ensino superior. (Dissertação de Mestrado em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior). Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza. 2021.
ZEITHAML, V. A. Service quality, profitability, and the economic worth of customers: what we know and what we need to learn. Journal of the academy of marketing science, v. 28, p. 67-85, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.