O Crescimento do ensino superior em ambientes virtuais com o advento da Pandemia de Covid-19:
quais os mecanismos de controle de oferta e de qualidade?
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v27i53.8156Keywords:
Ensino Superior à Distância, Modelos de Avaliação de Qualidade, Pandemia de Covid-19.Abstract
With the growth in the offer of distance learning courses in Brazil, especially after the outbreak of the Covid-19 pandemic, there was a need to intensify the debates about the quality of courses from the students' perspective, considering that they, in a context of service offering, would be the customers of the process. The present work aimed to promote a discussion about the models available to evaluate the perception of quality of educational services from the perspective of Distance Higher Education. Among the most used models, Servqual has been a very effective tool in the administrative and educational management processes, considering the students' levels of perception of quality.
Downloads
References
BRASIL. Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. 2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/decreto/D9057.htm. Acesso em: 11 de novembro de 2023.
BRASIL. Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. INEP. Censo da Educação Superior 2021. 2021. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/censo-da-educacao-superior/resultados/2021. Acesso em: 11 de novembro de 2023.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional (LDB). 1996. Brasília, DF. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.htm#art80. Acesso em: 11 de novembro de 2023.
BRASIL. Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004. Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES e dá outras providências. 2004. Brasília, DF. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2004/Lei/L10.861.htm. Acesso em: 11 de novembro de 2023.
CASTRO, A. M. D. A.; ARAUJO, N. da V. G. Educação superior no Brasil e a utilização da Educação a Distância como estratégia de expansão e massificação. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 34, n. 1, p. 189-209, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.21573/vol34n12018.80574. Acesso em: 11 de novembro de 2023.
CRUZ, J. R.; LIMA, D. da C. B. P. Trajetória da educação a distância no Brasil: políticas, programas e ações nos últimos 40 anos. Jornal de Políticas Educacionais, v. 13, p. e64564. Epub 18 de julho de 2022, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.64564. Acesso em: 11 de novembro de 2023.
DABHOLKAR, P. A.; THORPE, D. I.; RENTZ, J. O. A measure of service quality for retail stores: scale development and validation. Journal of the Academy of Marketing Science, v. 24, n. 3, 1996.
dos SANTOS, P. H.; MOURA, L. R. C.; VASCONCELOS, F. C. W.; CUNHA, N. R. S. Avaliação da qualidade de serviços educacionais em uma instituição pública de ensino superior e suas consequências. Desafio Online, v. 5, n. 2, 2017.
FERREIRA JÚNIOR, P. V. Estudo avaliativo da qualidade do ensino remoto emergencial na Escola Estadual Prof.º José Mamede, segundo a percepção dos alunos (Monografia de Graduação em Administração). 2022. Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal.
GIOLO, J. Educação a Distância no Brasil: a expansão vertiginosa. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 34, n. 1, p. 73-97, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.21573/vol34n12018.82465. Acesso em: 11 de novembro de 2023.
LOPES, E. L.; HERNANDEZ, J. M. da C.; NOHARA, J. J. Escalas concorrentes para a mensuração da qualidade percebida: uma comparação entre a Servqual e a RSQ. Revista De Administração De Empresas, v. 49, n. 4, p. 401–416, 2009. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0034-75902009000400004. Acesso em: 11 de novembro de 2023.
LOURO, M. J. S. Modelos de avaliação de marca. Revista De Administração De Empresas, v. 40, n. 2, p. 26–37, 2000. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0034-75902000000200004. Acesso em: 11 de novembro de 2023.
MATTAR, J. Educação à distância pós-pandemia: uma visão do futuro. São Paulo, SP: Artesanato Educacional. 2022.
MELLO, S. C. B. de.; DUTRA, H. F. de O.; OLIVEIRA, P. A. da S. Avaliando a qualidade de serviço educacional numa ies: o impacto da qualidade percebida na apreciação do aluno de graduação. Organizações & Sociedade, v. 8, n. 21, p.125–137, 2001. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1984-92302001000200008. Acesso em: 11 de novembro de 2023.
NASCIMENTO, E. M da S. Estudo da percepção da qualidade no ensino superior remoto utilizando a escala SERVQUAL: visão dos discentes de uma universidade pública (Trabalho de Conclusão de Curso Administração). 2022. Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru.
NASCIMENTO, L. da S.; da CRUZ, A. G. Educação em tempos de pandemia e o fortalecimento da educação a distância no ensino superior: as oportunidades do lucrativo mercado educacional. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, v. 13, n. 1, p. 258–276, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.9771/gmed.v13i1.43565. Acesso em: 11 de novembro de 2023.
NEPOMUCENO, V.; ALGEBAILE, E. Educação Básica No Brasil, Trabalho Docente E Pandemia. RTPS - Revista Trabalho, Política E Sociedade, v. 6, n. 10, p. 193-212, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.29404/rtps-v6i10.821. Acesso em: 11 de novembro de 2023.
NUNES-SILVA, L.; MALACARNE, A.; DE-BORTOLI, R. Ativos intangíveis e criação de valor: análise da produção científica. Scientia Plena, v. 17, n. 11, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.14808/sci.plena.2021.271101. Acesso em: 11 de novembro de 2023.
OLIVEIRA, O. J.; FERREIRA, E. C. Adaptação e aplicação da escala SERVQUAL na educação superior. Revista Gestão Da Produção Operações E Sistemas, v. 3, n. 3, p. 133, 2008. Disponível em : https://doi.org/10.15675/gepros.v3i3.473. Acesso em: 11 de novembro de 2023.
PARASURAMAN, A.; ZEITHAML, V. A.; BERRY, L. L. Servqual: a multiple-item scale for measuring consumer perceptions of service quality. Journal of Retailing, v. 64, p. 12-40, 1988.
PRASS, R. M.; SANT'ANNA, L. C.; GODOY, L. P. Avaliação da qualidade de serviços prestados na área educacional através do modelo SERVQUAL. Revista Gestão Industrial, v. 6, n. 2, 2010.
SAMPAIO, H.; PIRES, A.; CARNEIRO, A. M. De volta ao futuro? A pandemia de covid-19 como catalisadora de mudanças no ensino superior. Humanidades & Inovação, v. 9, n. 2, 53-66, 2022.
SANTOS, C. de A. Educação Superior à Distância no Brasil: democratização da oferta ou expansão do mercado. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 34, n. 1, p. 167-188, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.21573/vol34n12018.82470. Acesso em: 11 de novembro de 2023.
SANTOS, P. A.; MOURA, L. R. C.; VASCONCELOS, F. C. W.; CUNHA, N. R. S. Avaliação da imagem percebida sobre serviços educacionais em uma instituição pública de Ensino Superior. Desafio Online, v. 5, n. 2, p. 179-200, 2017.
VICTOR, M. N. F. Avaliação da qualidade no curso de língua inglesa da Casa de Cultura Britânica de uma instituição de ensino superior. (Dissertação de Mestrado em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior). Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza. 2021.
ZEITHAML, V. A. Service quality, profitability, and the economic worth of customers: what we know and what we need to learn. Journal of the academy of marketing science, v. 28, p. 67-85, 2000.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.