Formação crítico-social e colaborativa de professores no âmbito do Programa de Residência Pedagógica

análise de um subprojeto de Física em uma universidade pública de Recife-PE

Autores

  • Renato Veríssimo de Souza Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • THIAGO ARAUJO DA SILVEIRA Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v27i53.8286

Palavras-chave:

Formação colaborativa, Formação de professores de Física, Metodologia Interativa, Orientação crítico-social, Programa Residência Pedagógica

Resumo

O objetivo deste trabalho foi analisar as orientações crítico-social e colaborativa na formação de professores de Física no âmbito do Programa Residência Pedagógica, em uma universidade pública de Recife-PE. Utilizamos a Metodologia Interativa, que tem o Círculo Hermenêutico-Dialético como técnica de construção dos dados, e a Análise Hermenêutica-Dialética como ferramenta para análise das falas de quatro participantes, que representam todos os grupos envolvidos no programa (dois residentes, um professor preceptor e um professor orientador). Como resultado, verificamos que o programa adota a orientação crítico-social, oferecendo uma formação mais holística, diversificada, voltada para questões sociais e colaborativa de forma abrangente. Identificamos também desafios na realidade do programa, como a infraestrutura das escolas e as expectativas em relação ao ensino-aprendizagem, bem como a falta de recursos para aquisição de materiais, produtos e serviços necessários à realização de experimentos e à produção de trabalhos científicos voltados à análise do contexto escolar.

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Biografia do Autor

Renato Veríssimo de Souza, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Mestre no Ensino de Ciências e Matemática. Licenciado em Física pela UFRPE.

THIAGO ARAUJO DA SILVEIRA, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Doutor e Mestre no Ensino de Ciências e Matemática.  Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco na Unidade de Educação à Distância e Tecnológica. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática.

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Publicado

22/10/2024

Como Citar

Veríssimo de Souza, R., & ARAUJO DA SILVEIRA, T. (2024). Formação crítico-social e colaborativa de professores no âmbito do Programa de Residência Pedagógica: análise de um subprojeto de Física em uma universidade pública de Recife-PE. Educação Em Foco, 27(53), 1–25. https://doi.org/10.36704/eef.v27i53.8286