A trajetória da disciplina História Natural/Biologia na Escola Normal Oficial de Pernambuco

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v27i53.8301

Palavras-chave:

História da Educação, Escola Normal, Formação de professores

Resumo

O objetivo deste estudo foi o de investigar a trajetória da disciplina História Natural/Biologia na Escola Normal Oficial de Pernambuco, analisando a sua presença, denominação e os seus ramos do conhecimento, de 1864 até 2022. Por meio de pesquisa documental e historiográfica, foram conjuntamente analisados programas de ensino da Escola Normal, leis, atas, relatórios governamentais, revistas e notícias em jornais de grande circulação. A História Natural foi introduzida no currículo da Escola Normal em 1875. A Biologia iniciou a sua abreviação na década de 1970, quando foram incorporados conteúdos de Física e Química em uma disciplina chamada Ciências Físicas e Biológicas. Em 2022, por conta do seu estabelecimento como um componente curricular da Formação Geral Básica, a Biologia sofreu uma simplificação nos seus conteúdos a partir da implementação do Novo Ensino Médio em Pernambuco.

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Biografia do Autor

GILMAR FARIAS, UFPE

Doutorado em Educação na UFPE (2020). Docente do quadro permanente do Centro Acadêmico de Vitória (CAV) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Ensina as disciplinas de Metodologia de Ensino de Biologia e Estágio de Ensino de Biologia no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Desenvolve pesquisa na área de Currículo e História da Disciplina Escolar Biologia.

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Publicado

22/10/2024

Como Citar

FARIAS, G. (2024). A trajetória da disciplina História Natural/Biologia na Escola Normal Oficial de Pernambuco. Educação Em Foco, 27(53), 1–26. https://doi.org/10.36704/eef.v27i53.8301