Experimentações:

o lugar como elemento de construção para uma Geografia viva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v27i53.8476

Palavras-chave:

Experiência,, Formação de professores,, Ensino de Geografia,

Resumo

O presente trabalho parte das experiências de formação docente do presente autor enquanto professor de Geografia, na rede pública do estado de São Paulo na cidade de Rio Claro (SP), com estudantes do terceiro ano do ensino médio regular noturno durante o ano de 2022. O trabalho se desenvolve como uma narrativa de cunho qualitativo tendo como objetivo um mergulho na construção experiência-sentido docente a partir do cotidiano em sala de aula, de um professor recém-formado, explorando as potencialidades de uma Geografia viva elaborada a partir da pedagogia libertadora. Por meio da realização de uma oficina sob o aporte da categoria do Lugar e da linguagem fotográfica, propõe-se a compreender a relação entre a formação docente partindo da experiência da atuação em sala de aula, das relações entre professor e aluno e o que é vivenciado no cotidiano escolar. Os retratos apresentados nos trazem indícios das relações estabelecidas com o espaço vivido e experienciado apontando para novas possibilidades de um fazer geográfico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joaquim Nascimento, UNESP

Professor efetivo de Geografia da rede municipal de São Roque-SP. Mestre em Educação (2023) pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP, Rio Claro-SP. Graduação em Geografia (2019) pela Universidade Estadual de Londrina - UEL. Desenvolve pesquisa nos campos de formação de professores, ensino de geografia, educação de jovens e adultos.

Maria Rosa Rodrigues Martins de Camargo, UNESP

Professora Adjunta (aposentada) e Pesquisadora atua no Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" – UNESP, Instituto de Biociências, Departamento de Educação, Rio Claro. Integra a linha de pesquisa Linguagem –– Experiência – Memória – Formação. Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Livre docência pela Universidade Estadual Paulista (2012). Pós-doutorado pela Universidad de Barcelona (2008). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Linguagens Experiência e Formação e Membro do Grupo de Estudos Escola, Formação e Alteridade - UNESP (CNPq). Coordenou o Projeto de Educação de Jovens e Adultos – PEJA/PROEX/UNESP (2001 a 2019). Editora da Revista Educação: Teoria e Prática. Integrou a equipe editorial do Cadernos CEDES (2016 a 2022). Integra a equipe editorial da Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica.

Referências

BONDÍA, J. L. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 19, p. 20-28, 2002.

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.

CAVALCANTI, L. S. A geografia escolar e a cidade: ensaios sobre o ensino de geografia para a vida urbana cotidiana. Campinas: Papirus, 2008.

DAYRELL, J. A Escola como espaço sócio-cultural. In: DAYRELL, J. (org.). Múltiplos olhares: sobre educação e cultura. Belo Horizonte: UFMG, 1996. p. 137-161.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1995. v. 1.

EZPELETA, J.; ROCKWELL, E. Pesquisa participante. São Paulo: Cortez Editores: Autores Associados, 1986.

FARIA FILHO, L. M.; VIDAL, D. G. Os tempos e os espaços escolares no processo de institucionalização da escola primária no Brasil. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 14, p. 19-34, 2000.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994.

GALLO, S. Currículo (Entre) imagens e saberes. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, 5., São Leopoldo. Anais [...]. São Leopoldo: Unisinos, 2007.

GOMES, P. C. C. Geografia e Modernidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996.

IBGE. Censo Demográfico 2010. Rio de Janeiro: IBGE, 2010.

KOSSOY, B. Fotografia e história. São Paulo: Ateliê Editorial, 2001.

LEFEBVRE, H. A produção do espaço. 4. ed. Paris: Éditions Anthropos, 2006. Disponível em: http://www.mom.arq.ufmg.br/mom/02_arq_interface/1a_aula/A_producao_do_espaco.pdf Acesso em: 28 jan. 2023.

LENCIONI, S. Região e Geografia. São Paulo: Ed. USP, 2003.

MAUAD, A. Através da imagem: fotografia e história interfaces. Tempo, Rio de Janeiro. v. 1, n. 2, p. 73-98, 1996.

MASSEY, D. Pelo espaço: uma nova política da espacialidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.

MAZZA, D. Paulo Freire, a cultura e a educação: pensando à sombra de uma mangueira. Campinas: Ed. Unicamp, 2022.

MENEZES, V. S.; KAERCHER, N. A. A Formação docente em geografia: por uma mudança de paradigma cientifico. Giramundo, Rio de Janeiro, v. 2, n. 4, p. 47-59, 2015.

PASSOS, E.; BARROS, R. B. A cartografia como método de pesquisa-intervenção. In: PASSOS, E.; KASTRUP, V.; ESCÓSSIA, L. da (org.). Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2009. p. 17-31.

PAIXÃO, A. H.; MAZZA, D.; SPIGOLON, N. Centelhas de transformação: Paulo Freire e Raymond Williams. São José do Rio Preto: HN, 2021.

ROSA, D. E. G. Formação de professores: concepções e práticas. In: CAVALCANTI, L. de S. (org.). Formação de professores: concepções e práticas em Geografia. Goiânia: Ed. Vieira, 2006. p. 15-25.

SANDÍN ESTEBAN, M. P. Pesquisa qualitativa em educação: fundamentos e tradições. Porto Alegre: AMGH, 2010.

SILVA, A. B. As espacialidades juvenis e a produção do espaço escolar na metrópole. In: CAVALCANTI, L.; PAULA, F.; PIRES, L. (org.). Os jovens e suas espacialidades. Goiânia: Espaço Acadêmico, 2016. p. 15-32.

SCHMIDT, C. A teoria da produção do espaço de Henri Lefebvre: em direção a uma dialética tridimensional. GEOUSP-espaço e tempo, São Paulo, n. 32, p. 89-109, 2012.

TUAN, Y. Espaço e lugar: a perspectiva da experiência. São Paulo: Difel, 1983.

Downloads

Publicado

22/10/2024

Como Citar

Nascimento, J., & Camargo, M. R. R. M. de. (2024). Experimentações:: o lugar como elemento de construção para uma Geografia viva. Educação Em Foco, 27(53), 1–21. https://doi.org/10.36704/eef.v27i53.8476

Edição

Seção

Relato de experiência