Experimentações:
o lugar como elemento de construção para uma Geografia viva
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v27i53.8476Palavras-chave:
Experiência,, Formação de professores,, Ensino de Geografia,Resumo
O presente trabalho parte das experiências de formação docente do presente autor enquanto professor de Geografia, na rede pública do estado de São Paulo na cidade de Rio Claro (SP), com estudantes do terceiro ano do ensino médio regular noturno durante o ano de 2022. O trabalho se desenvolve como uma narrativa de cunho qualitativo tendo como objetivo um mergulho na construção experiência-sentido docente a partir do cotidiano em sala de aula, de um professor recém-formado, explorando as potencialidades de uma Geografia viva elaborada a partir da pedagogia libertadora. Por meio da realização de uma oficina sob o aporte da categoria do Lugar e da linguagem fotográfica, propõe-se a compreender a relação entre a formação docente partindo da experiência da atuação em sala de aula, das relações entre professor e aluno e o que é vivenciado no cotidiano escolar. Os retratos apresentados nos trazem indícios das relações estabelecidas com o espaço vivido e experienciado apontando para novas possibilidades de um fazer geográfico.
Downloads
Referências
BONDÍA, J. L. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 19, p. 20-28, 2002.
BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.
CAVALCANTI, L. S. A geografia escolar e a cidade: ensaios sobre o ensino de geografia para a vida urbana cotidiana. Campinas: Papirus, 2008.
DAYRELL, J. A Escola como espaço sócio-cultural. In: DAYRELL, J. (org.). Múltiplos olhares: sobre educação e cultura. Belo Horizonte: UFMG, 1996. p. 137-161.
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1995. v. 1.
EZPELETA, J.; ROCKWELL, E. Pesquisa participante. São Paulo: Cortez Editores: Autores Associados, 1986.
FARIA FILHO, L. M.; VIDAL, D. G. Os tempos e os espaços escolares no processo de institucionalização da escola primária no Brasil. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 14, p. 19-34, 2000.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994.
GALLO, S. Currículo (Entre) imagens e saberes. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, 5., São Leopoldo. Anais [...]. São Leopoldo: Unisinos, 2007.
GOMES, P. C. C. Geografia e Modernidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996.
IBGE. Censo Demográfico 2010. Rio de Janeiro: IBGE, 2010.
KOSSOY, B. Fotografia e história. São Paulo: Ateliê Editorial, 2001.
LEFEBVRE, H. A produção do espaço. 4. ed. Paris: Éditions Anthropos, 2006. Disponível em: http://www.mom.arq.ufmg.br/mom/02_arq_interface/1a_aula/A_producao_do_espaco.pdf Acesso em: 28 jan. 2023.
LENCIONI, S. Região e Geografia. São Paulo: Ed. USP, 2003.
MAUAD, A. Através da imagem: fotografia e história interfaces. Tempo, Rio de Janeiro. v. 1, n. 2, p. 73-98, 1996.
MASSEY, D. Pelo espaço: uma nova política da espacialidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.
MAZZA, D. Paulo Freire, a cultura e a educação: pensando à sombra de uma mangueira. Campinas: Ed. Unicamp, 2022.
MENEZES, V. S.; KAERCHER, N. A. A Formação docente em geografia: por uma mudança de paradigma cientifico. Giramundo, Rio de Janeiro, v. 2, n. 4, p. 47-59, 2015.
PASSOS, E.; BARROS, R. B. A cartografia como método de pesquisa-intervenção. In: PASSOS, E.; KASTRUP, V.; ESCÓSSIA, L. da (org.). Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2009. p. 17-31.
PAIXÃO, A. H.; MAZZA, D.; SPIGOLON, N. Centelhas de transformação: Paulo Freire e Raymond Williams. São José do Rio Preto: HN, 2021.
ROSA, D. E. G. Formação de professores: concepções e práticas. In: CAVALCANTI, L. de S. (org.). Formação de professores: concepções e práticas em Geografia. Goiânia: Ed. Vieira, 2006. p. 15-25.
SANDÍN ESTEBAN, M. P. Pesquisa qualitativa em educação: fundamentos e tradições. Porto Alegre: AMGH, 2010.
SILVA, A. B. As espacialidades juvenis e a produção do espaço escolar na metrópole. In: CAVALCANTI, L.; PAULA, F.; PIRES, L. (org.). Os jovens e suas espacialidades. Goiânia: Espaço Acadêmico, 2016. p. 15-32.
SCHMIDT, C. A teoria da produção do espaço de Henri Lefebvre: em direção a uma dialética tridimensional. GEOUSP-espaço e tempo, São Paulo, n. 32, p. 89-109, 2012.
TUAN, Y. Espaço e lugar: a perspectiva da experiência. São Paulo: Difel, 1983.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.