Experimentações:

o lugar como elemento de construção para uma Geografia viva

Authors

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v27i53.8476

Keywords:

Experiência,, Formação de professores,, Ensino de Geografia,

Abstract

The present work is based on the author's teaching training experiences as a Geography teacher in the public network of the State of São Paulo in the city of Rio Claro-SP with third-year night students during the year 2022. The work develops as a narrative of a qualitative nature with the objective of delving into the construction of teaching experience-meaning based on the daily life in the classroom, of a recently graduated teacher, exploring the potential of a Living Geography. By carrying out a workshop supported by the category of Place and photographic language, it is proposed to understand the relationship between teacher training based on the experience of working in the classroom, the relationships between teacher and student and what is experienced in the classroom. school routine. The portraits presented bring us evidence of the relationships established with the lived and experienced space, pointing to new possibilities for geographical practice.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Joaquim Nascimento, UNESP

Professor efetivo de Geografia da rede municipal de São Roque-SP. Mestre em Educação (2023) pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP, Rio Claro-SP. Graduação em Geografia (2019) pela Universidade Estadual de Londrina - UEL. Desenvolve pesquisa nos campos de formação de professores, ensino de geografia, educação de jovens e adultos.

Maria Rosa Rodrigues Martins de Camargo, UNESP

Professora Adjunta (aposentada) e Pesquisadora atua no Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" – UNESP, Instituto de Biociências, Departamento de Educação, Rio Claro. Integra a linha de pesquisa Linguagem –– Experiência – Memória – Formação. Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Livre docência pela Universidade Estadual Paulista (2012). Pós-doutorado pela Universidad de Barcelona (2008). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Linguagens Experiência e Formação e Membro do Grupo de Estudos Escola, Formação e Alteridade - UNESP (CNPq). Coordenou o Projeto de Educação de Jovens e Adultos – PEJA/PROEX/UNESP (2001 a 2019). Editora da Revista Educação: Teoria e Prática. Integrou a equipe editorial do Cadernos CEDES (2016 a 2022). Integra a equipe editorial da Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica.

References

BONDÍA, J. L. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 19, p. 20-28, 2002.

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.

CAVALCANTI, L. S. A geografia escolar e a cidade: ensaios sobre o ensino de geografia para a vida urbana cotidiana. Campinas: Papirus, 2008.

DAYRELL, J. A Escola como espaço sócio-cultural. In: DAYRELL, J. (org.). Múltiplos olhares: sobre educação e cultura. Belo Horizonte: UFMG, 1996. p. 137-161.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1995. v. 1.

EZPELETA, J.; ROCKWELL, E. Pesquisa participante. São Paulo: Cortez Editores: Autores Associados, 1986.

FARIA FILHO, L. M.; VIDAL, D. G. Os tempos e os espaços escolares no processo de institucionalização da escola primária no Brasil. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 14, p. 19-34, 2000.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994.

GALLO, S. Currículo (Entre) imagens e saberes. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, 5., São Leopoldo. Anais [...]. São Leopoldo: Unisinos, 2007.

GOMES, P. C. C. Geografia e Modernidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996.

IBGE. Censo Demográfico 2010. Rio de Janeiro: IBGE, 2010.

KOSSOY, B. Fotografia e história. São Paulo: Ateliê Editorial, 2001.

LEFEBVRE, H. A produção do espaço. 4. ed. Paris: Éditions Anthropos, 2006. Disponível em: http://www.mom.arq.ufmg.br/mom/02_arq_interface/1a_aula/A_producao_do_espaco.pdf Acesso em: 28 jan. 2023.

LENCIONI, S. Região e Geografia. São Paulo: Ed. USP, 2003.

MAUAD, A. Através da imagem: fotografia e história interfaces. Tempo, Rio de Janeiro. v. 1, n. 2, p. 73-98, 1996.

MASSEY, D. Pelo espaço: uma nova política da espacialidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.

MAZZA, D. Paulo Freire, a cultura e a educação: pensando à sombra de uma mangueira. Campinas: Ed. Unicamp, 2022.

MENEZES, V. S.; KAERCHER, N. A. A Formação docente em geografia: por uma mudança de paradigma cientifico. Giramundo, Rio de Janeiro, v. 2, n. 4, p. 47-59, 2015.

PASSOS, E.; BARROS, R. B. A cartografia como método de pesquisa-intervenção. In: PASSOS, E.; KASTRUP, V.; ESCÓSSIA, L. da (org.). Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2009. p. 17-31.

PAIXÃO, A. H.; MAZZA, D.; SPIGOLON, N. Centelhas de transformação: Paulo Freire e Raymond Williams. São José do Rio Preto: HN, 2021.

ROSA, D. E. G. Formação de professores: concepções e práticas. In: CAVALCANTI, L. de S. (org.). Formação de professores: concepções e práticas em Geografia. Goiânia: Ed. Vieira, 2006. p. 15-25.

SANDÍN ESTEBAN, M. P. Pesquisa qualitativa em educação: fundamentos e tradições. Porto Alegre: AMGH, 2010.

SILVA, A. B. As espacialidades juvenis e a produção do espaço escolar na metrópole. In: CAVALCANTI, L.; PAULA, F.; PIRES, L. (org.). Os jovens e suas espacialidades. Goiânia: Espaço Acadêmico, 2016. p. 15-32.

SCHMIDT, C. A teoria da produção do espaço de Henri Lefebvre: em direção a uma dialética tridimensional. GEOUSP-espaço e tempo, São Paulo, n. 32, p. 89-109, 2012.

TUAN, Y. Espaço e lugar: a perspectiva da experiência. São Paulo: Difel, 1983.

Published

2024-10-22

How to Cite

Nascimento, J., & Camargo, M. R. R. M. de. (2024). Experimentações:: o lugar como elemento de construção para uma Geografia viva. Educação Em Foco, 27(53), 1–21. https://doi.org/10.36704/eef.v27i53.8476

Issue

Section

Relato de experiência