Experimentações:
o lugar como elemento de construção para uma Geografia viva
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v27i53.8476Keywords:
Experiência,, Formação de professores,, Ensino de Geografia,Abstract
The present work is based on the author's teaching training experiences as a Geography teacher in the public network of the State of São Paulo in the city of Rio Claro-SP with third-year night students during the year 2022. The work develops as a narrative of a qualitative nature with the objective of delving into the construction of teaching experience-meaning based on the daily life in the classroom, of a recently graduated teacher, exploring the potential of a Living Geography. By carrying out a workshop supported by the category of Place and photographic language, it is proposed to understand the relationship between teacher training based on the experience of working in the classroom, the relationships between teacher and student and what is experienced in the classroom. school routine. The portraits presented bring us evidence of the relationships established with the lived and experienced space, pointing to new possibilities for geographical practice.
Downloads
References
BONDÍA, J. L. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 19, p. 20-28, 2002.
BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.
CAVALCANTI, L. S. A geografia escolar e a cidade: ensaios sobre o ensino de geografia para a vida urbana cotidiana. Campinas: Papirus, 2008.
DAYRELL, J. A Escola como espaço sócio-cultural. In: DAYRELL, J. (org.). Múltiplos olhares: sobre educação e cultura. Belo Horizonte: UFMG, 1996. p. 137-161.
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1995. v. 1.
EZPELETA, J.; ROCKWELL, E. Pesquisa participante. São Paulo: Cortez Editores: Autores Associados, 1986.
FARIA FILHO, L. M.; VIDAL, D. G. Os tempos e os espaços escolares no processo de institucionalização da escola primária no Brasil. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 14, p. 19-34, 2000.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994.
GALLO, S. Currículo (Entre) imagens e saberes. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, 5., São Leopoldo. Anais [...]. São Leopoldo: Unisinos, 2007.
GOMES, P. C. C. Geografia e Modernidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996.
IBGE. Censo Demográfico 2010. Rio de Janeiro: IBGE, 2010.
KOSSOY, B. Fotografia e história. São Paulo: Ateliê Editorial, 2001.
LEFEBVRE, H. A produção do espaço. 4. ed. Paris: Éditions Anthropos, 2006. Disponível em: http://www.mom.arq.ufmg.br/mom/02_arq_interface/1a_aula/A_producao_do_espaco.pdf Acesso em: 28 jan. 2023.
LENCIONI, S. Região e Geografia. São Paulo: Ed. USP, 2003.
MAUAD, A. Através da imagem: fotografia e história interfaces. Tempo, Rio de Janeiro. v. 1, n. 2, p. 73-98, 1996.
MASSEY, D. Pelo espaço: uma nova política da espacialidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.
MAZZA, D. Paulo Freire, a cultura e a educação: pensando à sombra de uma mangueira. Campinas: Ed. Unicamp, 2022.
MENEZES, V. S.; KAERCHER, N. A. A Formação docente em geografia: por uma mudança de paradigma cientifico. Giramundo, Rio de Janeiro, v. 2, n. 4, p. 47-59, 2015.
PASSOS, E.; BARROS, R. B. A cartografia como método de pesquisa-intervenção. In: PASSOS, E.; KASTRUP, V.; ESCÓSSIA, L. da (org.). Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2009. p. 17-31.
PAIXÃO, A. H.; MAZZA, D.; SPIGOLON, N. Centelhas de transformação: Paulo Freire e Raymond Williams. São José do Rio Preto: HN, 2021.
ROSA, D. E. G. Formação de professores: concepções e práticas. In: CAVALCANTI, L. de S. (org.). Formação de professores: concepções e práticas em Geografia. Goiânia: Ed. Vieira, 2006. p. 15-25.
SANDÍN ESTEBAN, M. P. Pesquisa qualitativa em educação: fundamentos e tradições. Porto Alegre: AMGH, 2010.
SILVA, A. B. As espacialidades juvenis e a produção do espaço escolar na metrópole. In: CAVALCANTI, L.; PAULA, F.; PIRES, L. (org.). Os jovens e suas espacialidades. Goiânia: Espaço Acadêmico, 2016. p. 15-32.
SCHMIDT, C. A teoria da produção do espaço de Henri Lefebvre: em direção a uma dialética tridimensional. GEOUSP-espaço e tempo, São Paulo, n. 32, p. 89-109, 2012.
TUAN, Y. Espaço e lugar: a perspectiva da experiência. São Paulo: Difel, 1983.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.