Análise de uma proposta de avaliação institucional para a escola e para instituições

Autores

  • Vanda Mendes Ribeiro Universidade de São Paulo - USP
  • Cláudia Oliveira Pimenta Universidade de São Paulo - USP

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v13i15.92

Palavras-chave:

autoavaliação institucional, qualidade na educação, metodologia de avaliação.

Resumo

Este artigo analisa uma metodologia de autoavaliação institucional para escolas e instituições de educação infantil presente em dois instrumentos: “Indicadores da qualidade na educação” e “Indicadores da qualidade na educação infantil”, cujo uso tem sido recomendado pelo Ministério da Educação (MEC). A análise será feita à luz de critérios internacionais próprios para a crítica de avaliações (utilidade, factibilidade, precisão e propriedade) e também considerando desafios para o campo da avaliação (envolvimento dos stakeholders; melhoria da vida das pessoas e das instituições; legitimidade frente aos responsáveis pelas decisões; compartilhamento de percepções). Conclui-se que os materiais têm potencial para responder a maior parte desses critérios e desafios, sendo que estudos sobre sua operacionalização em diferentes contextos são importantes para reforçar, contrariar ou trazer novas evidências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanda Mendes Ribeiro, Universidade de São Paulo - USP

Doutoranda em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (Feusp), com bolsa Capes, e mestre em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Cláudia Oliveira Pimenta, Universidade de São Paulo - USP

Mestranda em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (Feusp), com bolsa do Observatório da Educação/Capes, e professora de História na rede estadual de São Paulo.

Downloads

Publicado

10/08/2010

Como Citar

Ribeiro, V. M., & Pimenta, C. O. (2010). Análise de uma proposta de avaliação institucional para a escola e para instituições. Educação Em Foco, 13(15), 93–112. https://doi.org/10.24934/eef.v13i15.92