Análise de uma proposta de avaliação institucional para a escola e para instituições
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v13i15.92Palavras-chave:
autoavaliação institucional, qualidade na educação, metodologia de avaliação.Resumo
Este artigo analisa uma metodologia de autoavaliação institucional para escolas e instituições de educação infantil presente em dois instrumentos: “Indicadores da qualidade na educação” e “Indicadores da qualidade na educação infantil”, cujo uso tem sido recomendado pelo Ministério da Educação (MEC). A análise será feita à luz de critérios internacionais próprios para a crítica de avaliações (utilidade, factibilidade, precisão e propriedade) e também considerando desafios para o campo da avaliação (envolvimento dos stakeholders; melhoria da vida das pessoas e das instituições; legitimidade frente aos responsáveis pelas decisões; compartilhamento de percepções). Conclui-se que os materiais têm potencial para responder a maior parte desses critérios e desafios, sendo que estudos sobre sua operacionalização em diferentes contextos são importantes para reforçar, contrariar ou trazer novas evidências.Downloads
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Publicado
10/08/2010
Como Citar
Ribeiro, V. M., & Pimenta, C. O. (2010). Análise de uma proposta de avaliação institucional para a escola e para instituições. Educação Em Foco, 13(15), 93–112. https://doi.org/10.24934/eef.v13i15.92
Edição
Seção
Artigos
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