Análise de uma proposta de avaliação institucional para a escola e para instituições

Autores/as

  • Vanda Mendes Ribeiro Universidade de São Paulo - USP
  • Cláudia Oliveira Pimenta Universidade de São Paulo - USP

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v13i15.92

Palabras clave:

autoavaliação institucional, qualidade na educação, metodologia de avaliação.

Resumen

Este artigo analisa uma metodologia de autoavaliação institucional para escolas e instituições de educação infantil presente em dois instrumentos: “Indicadores da qualidade na educação” e “Indicadores da qualidade na educação infantil”, cujo uso tem sido recomendado pelo Ministério da Educação (MEC). A análise será feita à luz de critérios internacionais próprios para a crítica de avaliações (utilidade, factibilidade, precisão e propriedade) e também considerando desafios para o campo da avaliação (envolvimento dos stakeholders; melhoria da vida das pessoas e das instituições; legitimidade frente aos responsáveis pelas decisões; compartilhamento de percepções). Conclui-se que os materiais têm potencial para responder a maior parte desses critérios e desafios, sendo que estudos sobre sua operacionalização em diferentes contextos são importantes para reforçar, contrariar ou trazer novas evidências.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Vanda Mendes Ribeiro, Universidade de São Paulo - USP

Doutoranda em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (Feusp), com bolsa Capes, e mestre em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Cláudia Oliveira Pimenta, Universidade de São Paulo - USP

Mestranda em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (Feusp), com bolsa do Observatório da Educação/Capes, e professora de História na rede estadual de São Paulo.

Publicado

2010-08-10

Cómo citar

Ribeiro, V. M., & Pimenta, C. O. (2010). Análise de uma proposta de avaliação institucional para a escola e para instituições. Educação Em Foco, 13(15), 93–112. https://doi.org/10.24934/eef.v13i15.92