Reflexões em gotas sobre a trajetória da Pedagogia no país

Authors

  • Ana Lúcia Amaral Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG Instituto de Educação de Minas Gerais - IEMG

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v14i17.102

Keywords:

Pedagogia, pedagogos, campos teóricos, saberes do pedagogo, saberes do professor.

Abstract

O trabalho versa sobre a trajetória da Pedagogia no país, sobretudo nos últimos quarenta anos. Trajetória observada do ponto de vista da autora, cuja carreira, vasta e variada, esteve sempre ligada à sua condição de pedagoga. Tendo ocupado diversas posições nos âmbitos estadual e federal, a autora conviveu, ao longo dos anos, com diferentes modelos pedagógicos, vendo-os surgir, tornarem-se hegemônicos e, subitamente, ante a emergência de um novo paradigma, serem sumariamente descartados. Na sucessão de propostas por que passou a Educação no país, a Pedagogia teve o seu campo teórico demonizado e invadido, nas últimas décadas, pela Sociologia e pela Ciência Política, num processo de denúncia do fracasso escolar como responsabilidade dos pedagogos. A denúncia e a consequente invasão do campo não deram conta de mudar o quadro da educação no Brasil: as teorias mencionadas falaram sobre Educação, destruíram os saberes pedagógicos, mas não souberam criar novos saberes que lhes permitissem fazer Educação...

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Author Biography

Ana Lúcia Amaral, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG Instituto de Educação de Minas Gerais - IEMG

Ph.D., professora aposentada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais - FaE/UFMG e do Curso de Pedagogia do Instituto de Educação de Minas Gerais – IEMG.

Published

2011-09-20

How to Cite

Amaral, A. L. (2011). Reflexões em gotas sobre a trajetória da Pedagogia no país. Educação Em Foco, 14(17), 37–54. https://doi.org/10.24934/eef.v14i17.102