Reflexões em gotas sobre a trajetória da Pedagogia no país
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v14i17.102Palavras-chave:
Pedagogia, pedagogos, campos teóricos, saberes do pedagogo, saberes do professor.Resumo
O trabalho versa sobre a trajetória da Pedagogia no país, sobretudo nos últimos quarenta anos. Trajetória observada do ponto de vista da autora, cuja carreira, vasta e variada, esteve sempre ligada à sua condição de pedagoga. Tendo ocupado diversas posições nos âmbitos estadual e federal, a autora conviveu, ao longo dos anos, com diferentes modelos pedagógicos, vendo-os surgir, tornarem-se hegemônicos e, subitamente, ante a emergência de um novo paradigma, serem sumariamente descartados. Na sucessão de propostas por que passou a Educação no país, a Pedagogia teve o seu campo teórico demonizado e invadido, nas últimas décadas, pela Sociologia e pela Ciência Política, num processo de denúncia do fracasso escolar como responsabilidade dos pedagogos. A denúncia e a consequente invasão do campo não deram conta de mudar o quadro da educação no Brasil: as teorias mencionadas falaram sobre Educação, destruíram os saberes pedagógicos, mas não souberam criar novos saberes que lhes permitissem fazer Educação...Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
20/09/2011
Como Citar
Amaral, A. L. (2011). Reflexões em gotas sobre a trajetória da Pedagogia no país. Educação Em Foco, 14(17), 37–54. https://doi.org/10.24934/eef.v14i17.102
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.