Reflexões em gotas sobre a trajetória da Pedagogia no país
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v14i17.102Palabras clave:
Pedagogia, pedagogos, campos teóricos, saberes do pedagogo, saberes do professor.Resumen
O trabalho versa sobre a trajetória da Pedagogia no país, sobretudo nos últimos quarenta anos. Trajetória observada do ponto de vista da autora, cuja carreira, vasta e variada, esteve sempre ligada à sua condição de pedagoga. Tendo ocupado diversas posições nos âmbitos estadual e federal, a autora conviveu, ao longo dos anos, com diferentes modelos pedagógicos, vendo-os surgir, tornarem-se hegemônicos e, subitamente, ante a emergência de um novo paradigma, serem sumariamente descartados. Na sucessão de propostas por que passou a Educação no país, a Pedagogia teve o seu campo teórico demonizado e invadido, nas últimas décadas, pela Sociologia e pela Ciência Política, num processo de denúncia do fracasso escolar como responsabilidade dos pedagogos. A denúncia e a consequente invasão do campo não deram conta de mudar o quadro da educação no Brasil: as teorias mencionadas falaram sobre Educação, destruíram os saberes pedagógicos, mas não souberam criar novos saberes que lhes permitissem fazer Educação...Descargas
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Publicado
2011-09-20
Cómo citar
Amaral, A. L. (2011). Reflexões em gotas sobre a trajetória da Pedagogia no país. Educação Em Foco, 14(17), 37–54. https://doi.org/10.24934/eef.v14i17.102
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Artigos
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