Contribuições, sentidos e desafios da Iniciação Científica para o processo formativo do estudante universitário / Contributions, senses and challenges of Scientific Initiation to the formation process of university student

Authors

  • Maísa Aparecida de Oliveira Universidade Federal de Viçosa
  • Maria Cristina Silveira Galan Fernandes Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v21i35.1352

Keywords:

Produtividade acadêmica, Estudante universitário, Iniciação científica, Formação acadêmica.

Abstract

O artigo analisa as contribuições e os sentidos da Iniciação Científica (IC) para o processo formativo do estudante universitário, buscando identificar os desafios da IC frente às demais atividades realizadas na graduação. A pesquisa apresenta natureza quali-quantitativa e participaram 120 estudantes de 12 cursos de graduação divididos nos Centros de Ciências relacionados às áreas Biológicas, Humanas e Exatas da IFES investigada. Tais estudantes responderam um questionário e, posteriormente, 10% da amostra inicial participaram da entrevista. A IC se tornou novo paradigma para a graduação incidindo positivamente na formação, contribuindo para o crescimento intelectual e profissional, além de preencher possíveis lacunas na formação ao propiciar a interação teoria e prática. Os estudantes que desenvolvem IC tendem a prosseguir a carreira acadêmica. Todavia, nos moldes atuais da universidade o processo formativo tem colaborado para uma prática de produção do conhecimento que segue a lógica intensificada e produtivista de se fazer pesquisa.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Maísa Aparecida de Oliveira, Universidade Federal de Viçosa

Docente da Universidade Federal de Viçosa. Doutora e Mestre em Educação da Universidade Federal de São Carlos. Foi bolsista FAPEMIG na Iniciação Científica e bolsista FAPESP no mestrado e doutorado. Membro dos Grupos de Pesquisa Sociologia, Trabalho e Educação e Educação, conhecimento e processos educativos. É membro-pesquisadora da Rede Universitas/BR. Contato: maisa.oliveira@ufv.br. 

Maria Cristina Silveira Galan Fernandes, Universidade Federal de São Carlos

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação da Universidade Federal de São Carlos, Brasil. Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista de Araraquara, Brasil. Líder do Grupo de Pesquisa Sociologia, Trabalho e Educação. É membro-pesquisadora da Rede Universitas/BR.  Contato: cristinagfer@ufscar.br

Published

2018-12-13

How to Cite

Oliveira, M. A. de, & Fernandes, M. C. S. G. (2018). Contribuições, sentidos e desafios da Iniciação Científica para o processo formativo do estudante universitário / Contributions, senses and challenges of Scientific Initiation to the formation process of university student. Educação Em Foco, 21(35), 75–95. https://doi.org/10.24934/eef.v21i35.1352