Contribuições, sentidos e desafios da Iniciação Científica para o processo formativo do estudante universitário / Contributions, senses and challenges of Scientific Initiation to the formation process of university student
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v21i35.1352Palavras-chave:
Produtividade acadêmica, Estudante universitário, Iniciação científica, Formação acadêmica.Resumo
O artigo analisa as contribuições e os sentidos da Iniciação Científica (IC) para o processo formativo do estudante universitário, buscando identificar os desafios da IC frente às demais atividades realizadas na graduação. A pesquisa apresenta natureza quali-quantitativa e participaram 120 estudantes de 12 cursos de graduação divididos nos Centros de Ciências relacionados às áreas Biológicas, Humanas e Exatas da IFES investigada. Tais estudantes responderam um questionário e, posteriormente, 10% da amostra inicial participaram da entrevista. A IC se tornou novo paradigma para a graduação incidindo positivamente na formação, contribuindo para o crescimento intelectual e profissional, além de preencher possíveis lacunas na formação ao propiciar a interação teoria e prática. Os estudantes que desenvolvem IC tendem a prosseguir a carreira acadêmica. Todavia, nos moldes atuais da universidade o processo formativo tem colaborado para uma prática de produção do conhecimento que segue a lógica intensificada e produtivista de se fazer pesquisa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.