Formação de Professores no Brasil: políticas para a modalidade a distância.

Authors

  • Maria Emilia Sardelich Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v16i22.201

Keywords:

política educacional brasileira, formação de professores, educação a distância.

Abstract

Este trabalho tem por objetivo analisar as políticas para a formação de professores, na modalidade de Educação a Distância (EaD), a partir de 1996, última edição da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), Lei 9.394/1996. A pesquisa bibliográfica e documental destaca a formação dos professores no Brasil, no período compreendido entre 1996 a 2012. Enfatiza a formação de professores na EaD a partir de dois aspectos: como estratégia para expansão do ensino superior e modalidade de ensino. Examina a normatização da EaD no Brasil e os Programas para Formação de Docentes nessa modalidade, como o Programa Especial da Resolução CNE n. 2/1997, Pró-Licenciatura, Programa Universidade Aberta do Brasil e PARFOR a distância. Evidencia que o desenvolvimento da EaD no País está historicamente vinculado aos projetos governamentais para solucionar o crônico problema da carência de professores para a Educação Básica, configurando uma política de transferência de responsabilidade para o domínio da iniciativa privada.

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Author Biography

Maria Emilia Sardelich, Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2001), Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia (1997), Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD, pela Universidade Federal Fluminense (2011), em Tecnologias e Métodos de formação em rede: tutor on line, pela Universidade de Salamanca (USAL), Espanha (2006); em E-Learning pela Universidade Nacional de Educação a Distancia (UNED), Espanha (2005). Professora Adjunta Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Departamento Metodologia da Educação (DME), Centro de Educação (CE).

Published

2013-12-13

How to Cite

Sardelich, M. E. (2013). Formação de Professores no Brasil: políticas para a modalidade a distância. Educação Em Foco, 16(22), 13–43. https://doi.org/10.24934/eef.v16i22.201