Formação de Professores no Brasil: políticas para a modalidade a distância.

Autores/as

  • Maria Emilia Sardelich Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v16i22.201

Palabras clave:

política educacional brasileira, formação de professores, educação a distância.

Resumen

Este trabalho tem por objetivo analisar as políticas para a formação de professores, na modalidade de Educação a Distância (EaD), a partir de 1996, última edição da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), Lei 9.394/1996. A pesquisa bibliográfica e documental destaca a formação dos professores no Brasil, no período compreendido entre 1996 a 2012. Enfatiza a formação de professores na EaD a partir de dois aspectos: como estratégia para expansão do ensino superior e modalidade de ensino. Examina a normatização da EaD no Brasil e os Programas para Formação de Docentes nessa modalidade, como o Programa Especial da Resolução CNE n. 2/1997, Pró-Licenciatura, Programa Universidade Aberta do Brasil e PARFOR a distância. Evidencia que o desenvolvimento da EaD no País está historicamente vinculado aos projetos governamentais para solucionar o crônico problema da carência de professores para a Educação Básica, configurando uma política de transferência de responsabilidade para o domínio da iniciativa privada.

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Biografía del autor/a

Maria Emilia Sardelich, Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2001), Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia (1997), Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD, pela Universidade Federal Fluminense (2011), em Tecnologias e Métodos de formação em rede: tutor on line, pela Universidade de Salamanca (USAL), Espanha (2006); em E-Learning pela Universidade Nacional de Educação a Distancia (UNED), Espanha (2005). Professora Adjunta Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Departamento Metodologia da Educação (DME), Centro de Educação (CE).

Publicado

2013-12-13

Cómo citar

Sardelich, M. E. (2013). Formação de Professores no Brasil: políticas para a modalidade a distância. Educação Em Foco, 16(22), 13–43. https://doi.org/10.24934/eef.v16i22.201