Representações acerca das práticas escolares no Colégio Nossa Senhora de Lourdes, Farroupilha/RS (1922-1954) / Representations on school practices in Nossa Senhora de Lourdes School, Farroupilha/RS (1922-1954)

Authors

  • Gisele Belusso Doutoranda em Educação pela UCS. Bolsista CAPES.
  • Terciane Angela Luchese Programa de Pós-Graduação em Educação Programa de Pós-Graduação em História Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v22i37.2860

Keywords:

Práticas escolares, instituições escolares, culturas escolares

Abstract

O Colégio Nossa Senhora de Lourdes, instituição centenária, localizada em Farroupilha, Rio Grande do Sul, é um espaço privilegiado para a compreensão das representações acerca das práticas escolares entre 1922 a 1954, em virtude de seu acervo histórico institucional. Com o aporte teórico da História Cultural e a metodologia da análise documental histórica e da história oral, as fontes mobilizadas são: o Relatório de Verificação Prévia para autorização do curso ginasial, o Regimento Interno da instituição e fotografias. Também fazem parte do corpus empírico seis narrativas de história oral. Foram analisadas as representações acerca das práticas escolares que organizam os tempos e espaços da instituição com especial enfoque para o interior da sala de aula. A partir de então é possível afirmar que as práticas escolares na instituição formam permeadas por pertencimentos étnicos (italianidade), culturais e religiosos (catolicidade), os quais geraram estratégias e táticas singulares nos processos educativos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Gisele Belusso, Doutoranda em Educação pela UCS. Bolsista CAPES.

Pedagoga.
Mestre em Educação.
Doutoranda em Educação, bolsista CAPES.

Terciane Angela Luchese, Programa de Pós-Graduação em Educação Programa de Pós-Graduação em História Universidade de Caxias do Sul

Licenciada em História.

Mestre em História.

Doutora em Educação.

Pós doutoranda em Educação.

References

ALBERTI, Verena. Histórias dentro da história. In: PINSKY, Carla Bassanesi. Fontes históricas. São Paulo: Contexto, 2005. p. 155 – 202.

BOTO, Carlota. A liturgia moderna: saberes, valores, atitudes e exemplos. Revista de História da Educação, Porto Alegre, v. 18, n. 44, set./dez. 2014, p. 99-127.

______. A liturgia escolar na idade moderna. Campinas, SP: Papirus, 2017.

BURKE, Peter. A escrita da história cultural novas perspectivas. Tradução de Magda Lopes. São Paulo: Editora da UNESP, 1992.

_____. Variedades de história cultural. Tradução de Alda Porto. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira. 2000.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Tradução de Ephraim Ferreira Alves. 2.ed. Rio de Janeiro: Vozes, 1994.

CHARTIER, Anne- Marie.Fazeres ordinários da classe: uma aposta para a pesquisa e para a formação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.26, n.2, jul./dez. 2000. p. 157-168. Disponível em: . Acesso em: 18 ago. 2015.

CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. Tradução de Marcia Manuela Galhardo. 2. ed. Lisboa: Difusão Editorial, 2002.

COMÊNIO, João Amós. Didática Magna. Trad. Joaquim Ferreira Gomes. 4.ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1996.

FAGGION. Carmen Maria; LUCHESE, Terciane Ângela. Professores da região colonial italiana ensinando português em tempos de nacionalização estadonovista: memórias de formação e práticas escolares. História e Perspectivas. Uberlândia. n.50. p. 261-282.jan./jun.2014. Disponível em: < HTTP://WWW.SEER.UFU.BR/INDEX.PHP/HISTORIAPERSPECTIVAS/ARTICLE/VIEWFILE/27500/15076>. Acesso em: 20 ago. 2015.

FARIA FILHO, Luciano Mendes de. Escolarização e cultura popular no Brasil: reflexões em torno de alguns pressupostos e desafios. In: BENCOSTTA, M. L. (Org.). Culturas escolares, saberes e práticas educativas itinerários históricos. São Paulo: Editora Cortez, 2007. p. 193-211.

______. Dos pardieiros aos palácios: forma e cultura escolar em Belo Horizonte (1906/1918). 2.ed. Uberlândia: EDUFU, 2014.

GIOLO, Jaime.Estado & Igreja na implantação da República gaúcha: a educação como base de um acordo de apoio mútuo. Periódicos dos programas de pós-graduação em Educação da UCDB, n. 27, p. 243-256, jan./jun. 2009. Disponível em:< HTTP://WWW.SERIE-ESTUDOS.UCDB.BR/INDEX.PHP/SERIE-ESTUDOS/ARTICLE/VIEW/214>. Acesso em: 12 mai. 2015.

HALBWACHS, Maurício. A memória coletiva.2.ed. Tradução de La mémorie collective. São Paulo Centauro, 2006.

JULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto historiográfico. Tradução de Gizele de Souza. Revista Brasileira de História da Educação, n.1, p.9-44, jan./jun. 2001. Disponível em: HTTP://WWW.RBHE.SBHE.ORG.BR/INDEX.PHP/RBHE/ARTICLE/VIEW/273. Acesso em: 15 abr. 2015.

KREUTZ, Lúcio.A nacionalização do ensino no Rio Grande do Sul: medidas preventivas e repressivas. In: QUADROS, C. de. Uma gota amarga: itinerários de nacionalização no Rio Grande do Sul. Santa Maria: Editora UFSM, 2014. P. 153-190.

LAZZARON, Vanessa. História do Colégio do Carmo de Caxias do Sul/RS: práticas pedagógicas e rotinas escolares (1908 – 1933). 2015. 301 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Caxias do Sul, Programa de Pós-Graduação em Educação, Caxias do Sul, 2015.

LE GOFF, Jacques. História e memória.Tradução de Bernardo Leitão, et al. 4.ed. Campinas/SP: Editora Unicamp, 1996.

LOZANO, Jorge Eduardo Aceves. Prática e estilos de pesquisa na história oral contemporânea. In: FERRREIRA, M. de M; AMADO, J. (Org.). Usos & Abusos da História Oral. 7.ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2005.p.15-25.

LUCHESE, Terciane Ângela. O processo escolar entre imigrantes no Rio Grande do Sul. Caxias do Sul: Educs, 2015.

MAGALHÃES, Justino. Tecendo nexos: história das instituições educativas. Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco, 2004.

NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos Lugares. Projeto História. São Paulo, n. 10, p. 7-28, 1993. Disponível em < HTTP://REVISTAS.PUCSP.BR/INDEX.PHP/REVPH/ARTICLE/VIEWFILE/12101/8763>. Acesso em: 12 abr. 2015.

OLIVEIRA, Lúcia Helena. Memória e História Educacional: o papel do Colégio Santa Teresa no processo escolar de Ituiutaba no Triângulo Mineiro-MG (1939-1942). 2003. 149 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Uberlândia, Programa de Pós-Graduação em Educação, Uberlândia, 2003.

PERES, Eliane Terezinha Peres. Aprendendo formas de pensar, de sentir e de agir a escola da vida: discursos pedagógicos e práticas escolares da escola pública primária gaúcha (1909 – 1959). 2000.494 p. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Programa de Pós-Graduação em Educação, Belo Horizonte, 2000.

PEROTTI, Tânia. Nanetto Pipetta: modos de representação. 2007. 127p. Dissertação (Mestrado em Letras e Cultura Regional) – Universidade de Caxias do Sul, Programa de Mestrado em Letras e Cultura Regional da Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2007.

PESAVENTO, Sandra Jatahy. História e história cultural. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

QUADROS, Claudemir de. Reforma, ciência e profissionalização da educação: o centro de pesquisas e orientação educacionais do Rio Grande do Sul. 2006. 312 p. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2006.

SAVIANI, Demerval. Escola e democracia: teorias da educação, a curvatura da vara, onze teses sobre educação e política. 32 ed. Campinas, SP: Autores Associados, 1999.

SOUZA, José Edimar de. As escolas isoladas: práticas escolares no meio rural de Lomba Grande/RS (1940-1952). 2015. 292 p. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade do Vale dos Sinos, Programa de Pós-Graduação em Educação, São Leopoldo, 2015.

SOUZA, Rosa Fátima de. Templos de civilização: a implantação da escola primária graduada no estado de São Paulo (1890-1910). São Paulo: Fundação Editora da Unesp, 1998.

______. Alicerces da Pátria: história da escola primária no estado de São Paulo (1890-1976).Campinas, SP:Mercado das Letras, 2009.

VIDAL, Diana Gonçalves. Práticas de leitura na escola brasileira dos anos 1920 e 1930. In: FARIA FILHO, L. M. de; et al. (Org.). 2.ed. Modos de ler/formas de escrever: estudos de história da leitura e da escrita no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2001. p.87-116

______;ESTEVES, Isabel de Lourdes. Modelos caligráficos concorrentes: as prescrições para a escrita na escola primária paulista (1910-1940). In: PERES, E.; TAMBARA, E.(Orgs). Livros Escolares e ensino da leitura e da escrita no Brasil ( séculos XIX-XX).Pelotas: Publicações Seiva, 2003. p.117-138

______. Culturas escolares: estudo sobre práticas de leitura e escrita na escola pública primária (Brasil e França, final do século XIX). Campinas, SP: Autores Associados, 2005. (Coleção Memória da Educação)

_____. No interior da sala de aula: ensaio sobre cultura e prática escolares. Currículo sem Fronteiras, v.9, n.1, p.25-41, jan./jun. 2009. Disponível em < HTTP://WWW.CURRICULOSEMFRONTEIRAS.ORG.> Acesso em: 09 abr. 2015.

VIÑAO FRAGO, A.; ESCOLANO A. Currículo, espaço e subjetividade: a arquitetura como programa. Tradução de Alfredo Veiga Neto. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

Published

2019-08-12

How to Cite

Belusso, G., & Luchese, T. A. (2019). Representações acerca das práticas escolares no Colégio Nossa Senhora de Lourdes, Farroupilha/RS (1922-1954) / Representations on school practices in Nossa Senhora de Lourdes School, Farroupilha/RS (1922-1954). Educação Em Foco, 22(37), 171–195. https://doi.org/10.24934/eef.v22i37.2860