Representações acerca das práticas escolares no Colégio Nossa Senhora de Lourdes, Farroupilha/RS (1922-1954) / Representations on school practices in Nossa Senhora de Lourdes School, Farroupilha/RS (1922-1954)
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v22i37.2860Palabras clave:
Práticas escolares, instituições escolares, culturas escolaresResumen
O Colégio Nossa Senhora de Lourdes, instituição centenária, localizada em Farroupilha, Rio Grande do Sul, é um espaço privilegiado para a compreensão das representações acerca das práticas escolares entre 1922 a 1954, em virtude de seu acervo histórico institucional. Com o aporte teórico da História Cultural e a metodologia da análise documental histórica e da história oral, as fontes mobilizadas são: o Relatório de Verificação Prévia para autorização do curso ginasial, o Regimento Interno da instituição e fotografias. Também fazem parte do corpus empírico seis narrativas de história oral. Foram analisadas as representações acerca das práticas escolares que organizam os tempos e espaços da instituição com especial enfoque para o interior da sala de aula. A partir de então é possível afirmar que as práticas escolares na instituição formam permeadas por pertencimentos étnicos (italianidade), culturais e religiosos (catolicidade), os quais geraram estratégias e táticas singulares nos processos educativos.
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