“Elas ficam meio injustiçadas”:

infância, gênero e desigualdade em bairros de Curitiba

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v24i44.5542

Palavras-chave:

Cidade, Criança, Elias

Resumo

Investiga-se neste artigo, se há diferença no uso que meninas e meninos fazem do bairro e da cidade -a depender da região da cidade onde moram- e no que essas diferenças influenciam em suas redes de interdependência (Elias). Para tal são analisados dados quantitativos obtidos por meio de um questionário entregue a 1600 famílias de crianças estudantes de 27 escolas municipais de Curitiba e também qualitativos a partir da conversa com dez crianças moradoras de diferentes regiões da cidade. Conclui-se que, enquanto as meninas apresentaram pouca autonomia e mobilidade espacial cotidiana no bairro e um alargamento da mobilidade na cidade (ainda que acompanhadas e somente em eventos), com os meninos ocorreu o contrário, principalmente com os meninos do sul-extremo sul que, embora com maior autonomia nas saídas próximas, ficavam bastante circunscritos aos seus próprios bairros e saindo menos a lugares que proporcionariam uma ampliação cultural para fora do bairro.

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Biografia do Autor

Valéria Milena Rohrich Ferreira, Universidade Federal do Paraná

Docente da Universidade Federal do Paraná, do Setor de Educação (Departamento de Planejamento e Administração Escolar) e do Programa de Pós-Graduação em Educação -Linha de Pesquisa: Diversidade, Diferença e Desigualdade Social em Educação. Coordenadora do Grupo de Pesquisa OCUPP (Observatório de Culturas e Processos Político-Pedagógicos) e do Grupo de Estudos TECI (Território, Educação e Cidade

Sabrina Fiorese, Universidade Federal do Paraná

Pedagoga e mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Professora nas redes municipais de ensino das cidades de Colombo e São José dos Pinhais.

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Publicado

29/12/2021

Como Citar

Rohrich Ferreira, V. M., & Fiorese, S. (2021). “Elas ficam meio injustiçadas”:: infância, gênero e desigualdade em bairros de Curitiba. Educação Em Foco, 24(44), 230–258. https://doi.org/10.36704/eef.v24i44.5542